Armazenar, retirar a carga do estoque, transportar e entregar na porta do cliente. Os passos fazem parte da realidade de um galpão industrial ou do setor de logística em geral. Entre outras ações, esse ramo é responsável pela infraestrutura que coordena a movimentação de produtos e insumos pelo país. Nos dois últimos anos, o setor logístico vem apresentando crescimento significativo, principalmente, diante do aumento do e-commerce. 

Dessa forma, para atender a demanda de envios e entregas em forte ascensão, o galpão, seja ele industrial, logístico, de estoque e de maquinário, além dos espaços como estacionamentos e docas, precisam estar bem equipados e dispor de uma iluminação eficiente e estratégica. Ademais, devem ser capazes de funcionar com a eficiência necessária, dia e noite, e integrando inteligência e economia

Por isso, vamos apresentar aqui as soluções de projetos luminotécnicos personalizados para as estruturas específicas de galpões, que necessitam de pontos viáveis e bem articulados para um funcionamento contínuo e com baixa manutenção

Então, vamos saber mais sobre iluminação para galpões e espaços de logística? 


Setor logístico em alta na pandemia 

Antes de tudo, vamos contextualizar o setor de logística que, assim como muitas áreas, foi sacudido pelo impacto mundial da pandemia causada pelo novo coronavírus. De acordo com o indicador Mastercard SpendingPulse, o crescimento do e-commerce no Brasil foi de 75% em 2020, em relação ao ano anterior. 

O faturamento foi de R$ 87,4 milhões e o salto aconteceu, principalmente, após o início das medidas de isolamento social como forma de contenção da pandemia. O voo das compras online é sentido diretamente no setor de logística que, como vimos, é responsável pelo armazenamento e transporte das mercadorias. 

Diante desse cenário e para atender ao ritmo acelerado dos envios e entregas, galpões, docas, estacionamentos, entre outros espaços que funcionam como pontes de maquinários, insumos e produtos, precisam se adaptar e aprimorar suas estruturas. Estas incluem, sobretudo, uma iluminação estratégica

Com projetos luminotécnicos eficazes e luminárias inteligentes, as operações são flexíveis e realizadas a qualquer horário, com melhor desempenho e segurança


Iluminação e sua importância para logística

Agora que vimos um pouco do atual momento da logística, vamos entender melhor como um sistema inteligente de iluminação pode gerar benefícios aos galpões, áreas de docas, porta pallets e estacionamentos

Uma boa fonte de luz artificial em um espaço logístico é responsável por influenciar, diretamente, na segurança e na produtividade dos operadores e das operadoras. 

Por isso, o projeto luminotécnico deve ser pensado, estudado e implantado dentro de uma perspectiva de responsabilidade social – com foco na segurança de quem trabalha ali –  e econômica. 

Quando há um projeto de iluminação de qualidade, a equipe trabalha com mais conforto visual e é capaz de visualizar dados, etiquetas, telas e outros equipamentos eletrônicos com mais tranquilidade. Além disso, podem realizar a movimentação dos materiais com maior agilidade e menor risco de acidentes.

Entre os galpões e espaços que podem fazer parte de um sistema logístico e que devem receber iluminação adequada e estratégica, estão: 

Galpão industrial: construção, geralmente, feita em aço e que conta com um único pavimento na maior parte dos casos. Trata-se de um espaço que permite abrigar desde pequenas fábricas e quadras poliesportivas até complexos industriais de grande porte. 

Galpão logístico: um espaço destinado para realização das operações logísticas como o recebimento, armazenamento, separação e distribuição de mercadorias. 

Barracão de estoque ou armazenamento: local de onde saem as mercadorias produzidas e para onde os novos produtos são destinados.

Barracão de maquinários: são espaços usados como depósito de materiais ou maquinários. No caso de galpões agrícolas, por exemplo, servem para guardar tratores, trados, carros, produtos fertilizantes, etc.

Porta pallets: são dispositivos versáteis, que se adaptam facilmente ao estoque e são capazes de armazenar praticamente todo tipo de carga.

Docas: áreas que compõem, junto ao estoque, uma etapa da logística. Esses espaços escoam os produtos armazenados nos estoques para as transportadoras de uma loja. 


Expertise Novvalight em projetos luminotécnicos para galpões 

Então, para atender às necessidades de iluminação específicas e sustentáveis dos variados tipos de galpões e dos espaços que compõem a logística de uma empresa, a Novvalight possui toda expertise em projetos luminotécnicos personalizados e sob medida

Para chegar aos melhores padrões – e resultados – em iluminação industrial e logística, a Novvalight analisa diversos fatores. Entre eles: metragem, necessidades do espaço, pontos de maior e menor movimentação, quantidade de funcionários e funções realizadas no espaço. Para complementar, o cálculo de payback também é realizado.

O estudo de payback considera o tempo necessário para que um investimento seja pago. Ou seja, ao calcular o payback, a Novvalight mostra ao cliente, de forma clara e real, o tempo que ele levará para alcançar e estabelecer uma economia contínua após o investimento

Quando se trata de iluminação industrial e comercial, a economia imediata pode parecer mais atraente à primeira vista, no entanto, as manutenções frequentes, a baixa produtividade e a falta de eficiência vão compor o cenário e a empresa terá mais gastos do que ganhos. A conta não vai fechar. 

A Novvalight conta ainda com luminárias do tipo high bay, que são ideais para espaços amplos, com pé direito alto, e que precisam ser bem iluminados. As luminárias high bays em LED possuem estrutura, sistemas e projetores capazes de gerar mais eficiência energética e economia para os setores comerciais e industriais


Linhas para iluminação geral e específica de galpões, docas e estacionamentos 

Por fim, veja quais as linhas de luminárias industriais da Novvalight e conheça o portfólio especial voltado ao setor de galpões.

Luminária para galpão industrial Discovery, a high bay light nacional da Novvalight

Menor quantidade de luminárias com entrega de maior quantidade de luz: versátil e sustentável, a high bay light Discovery economiza e se incorpora ao ambientes com as mais adequadas e uniformes curvas para iluminar com qualidade, independente dos obstáculos. 

Com desenvolvimento e fabricação totalmente nacional, a Discovery é uma luminária para galpão feita de forma íntegra para garantir menos adaptações, fragilidades e dificuldade de reposição, o que resulta em um duradouro efeito de longevidade, elevada performance e custo benefício. Ou seja: maior segurança, conforto, bem-estar e impacto sustentável positivo, até mesmo em manutenções ou projetos de retrofit. 

Através de um design sagaz e conveniente, as opções de instalação da high bay light Discovery são inúmeras para a iluminação alcançar até entre porta-paletes, corredores e estantes, em pé-direito alto ou baixo. De maneira rápida e descomplicada, é possível optar pela versão pendente, em eletrocalha ou eletroduto e, também, com alça orientável. 

Aplicações da high bay light Discovery: galpões logísticos e industriais, pequenas instalações esportivas, em áreas internas com pé-direito alto, estoques, lojas, supermercados, áreas fabris e externas.

Produtos Go

Um produto Go inclui luminárias em estoque limitado que atendem diversas aplicações. Todas em condições exclusivas e com prazo de entrega em até 30 dias. Nesse sentido, pensando nas necessidades específicas de ambientes como galpões e docas, oferecemos modelos tanto de embutir quanto de sobrepor, ambos com a tecnologia do tipo high bay

Entre as opções, está a NEXTLED HB, luminária LED high bay aliada dos negócios, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável da empresa. Uma luminária que agrega resistência e eficiência energética de forma prática e econômica

Produtos Expert

Um produto Expert atende aos projetos luminotécnicos de galpões com luminárias inteligentes, rápido payback e ideais para a sustentabilidade do negócio e do planeta. 

Entre as luminárias, está a INTERA, lançamento da Novvalight. Uma solução assertiva e personalizável para a evolução de seus resultados. Com design linear, funcional e elegante, é também disponibilizada em uma proposta de sistema de iluminação sob medida.

Produto Tech

Um produto Tech eleva os resultados de seus negócios com luminárias capazes de atender os mais diversos desafios do mercado, seja em galpões ou em estacionamentos, passarelas, ciclovias, correias transportadoras e outros espaços.  

Trata-se de um grupo de produtos que oferecem iluminação de alta qualidade, com maior produtividade, segurança e performance não só para a empresa, mas também para a equipe. 

Entre as opções, está a luminária do tipo high bay EVERLED HB. Com característica modular e industrial, por certo, este aparelho gera redução de custos, menor necessidade de manutenção e maior robustez ao projeto.

Assim, se você tem uma necessidade em iluminação industrial personalizada, inteligente, eficaz e que gere economia, clique aqui e solicite o contato de um especialista da Novvalight. Será um prazer te atender! 

Fontes: A Tarde/UOL , ABOL