Na arquitetura de um espaço corporativo ou de manufatura, é importante pensarmos para além do mobiliário e equipamentos que são indispensáveis. Nestas situações, a iluminação é extremamente importante para transformar ambientes de trabalho em espaços mais produtivos, confortáveis e diferenciados. Assim, a NR17 trata a iluminação e determina padrões de ventilação e de iluminação natural para serem seguidos a fim de garantir a ergonomia destes locais.  

Então, neste artigo de hoje, você vai conferir nossos principais diferenciais e conhecer mais sobre a norma. 

NR17 X Luminárias Novvalight

Presente em escritórios, condomínios e indústrias, a NR17 iluminação engloba um conjunto de técnicas eficientes para o desempenho de atividades laborais. Além disso, determina níveis mínimos de iluminação que devem estar presentes em locais de trabalho.

Assim, os projetos luminotécnicos que levam as luminárias produzidas na Novvalight estão em conformidade com a norma e, além do mais, são pensados para garantir a sustentabilidade, economia, o conforto e bem-estar visual de colaboradores, assim como de ambientes limpos, seguros e visualmente eficazes. 

Critérios da NR17 na iluminação

Contudo, tão importante quanto os requisitos de iluminação da NR17, o cálculo das curvas fotométricas está diretamente ligado à eficiência da iluminação e produtividade. Com ela é possível garantir o bom desenvolvimento das atividades, saúde e segurança do trabalho

Para isso, portanto, a norma regulamentadora exige os seguintes parâmetros:

Item 17.5.3 – Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.

Item 17.5.3.1 – A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.

Item 17.5.3.2 –A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

Item 17.5.3.3 – Os níveis mínimos de iluminação a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.

Item 17.5.3.4 – A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.

Item 17.5.3.5 – Quando não puder ser definido o campo de trabalho previsto no subitem 17.5.3.4, este será um plano horizontal a 0,75m (setenta e cinco centímetros) do piso.

Faça uma consultoria para adequar seu projeto luminotécnico

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a Novvalight oferece projetos luminotécnicos que estão de acordo com a NR17, que possuem projeção de tempo para ROI estimado e garantem a eficiência energética com redução nas manutenções.

Contamos com um time de profissionais capacitados para adequação de projetos de grande porte para diversos segmentos. Entre em contato conosco e invista em eficiência, afinal produtividade e segurança são parte do sucesso do seu empreendimento.