Um ambiente industrial, seja ele de qualquer segmento, demanda procedimentos e regras específicas para seu funcionamento. Por este motivo, prestar atenção no grau de proteção existente na luminária é importante para garantir a eficiência sustentável dos negócios. Pare para pensar: toda luminária LED IP66 é igual? Já ouviu falar sobre a abrangência do IP69k? 

Em uma rotina completamente diferente do que a de um local comercial, por exemplo, seus sistemas de segurança, higiene e até de iluminação são mais complexos e exigem atenção com destaque. Acompanhe o post a seguir para entender mais sobre qual opção é a mais apropriada para sua necessidade.

Grau de proteção (IP)

Antes de mais nada, então, vamos falar sobre o grau IP. A sigla, que é uma abreviação do termo inglês ‘Ingress Protection’, determina o nível de proteção fornecido pela carcaça de equipamentos elétricos para a entrada de substâncias sólidas e líquidas. 

Isto é, a partir dela, é possível identificar se um produto pode ser alocado em ambientes externos ou internos, se suporta variações de temperatura, umidade, ruído ou vapores.

Como interpretar as avaliações de proteção? 

O código que define o IP é composto por 3 dígitos, sendo que os dois primeiros correspondem a duas letras e o último a um número. Em alguns casos, o código pode conter 4 dígitos para atestar uma proteção superior. Já quando não é possível identificar o grau de proteção, o dígito é substituído pela letra X. 

Assim, na prática, o primeiro dígito refere-se às partículas sólidas e o segundo ao meio líquido. Mas, o terceiro existe apenas quando o nível de proteção contra líquidos é excepcionalmente alto. 

Sabendo disso, agora, podemos abordar as diferenças entre uma luminária LED IP66 e uma luminária hermética IP69k.

Luminária LED IP66 e luminária hermética IP69k

Se pensarmos em uma empresa fictícia, como um centro logístico, por exemplo, que tipo de demandas ele tem? Recebimento e conferência de mercadorias, estocagem, separação e embalagem dos pedidos… E, apesar de serem tarefas totalmente distintas, todas elas só poderão ser bem executadas se houver uma iluminação apropriada para o ambiente em questão.

Para locais não críticos como este, a luminária LED IP66 desempenha um papel satisfatório. Entre as opções do portfolio Novvalight, o modelo NEXT ON é projetado para galpões, centros logísticos e de distribuição, já que é resistente ao gás e ao enxofre, atende a pé-direito de 3 a 10 metros, possui alimentação on board (DOB), resistência a -20 a 40°C, módulos compostos por LED mid power (smd) e predisposição para IOT. 

Já a Innova, luminária hermética LED IP69K é indicada para ambientes críticos, como indústria alimentícia em geral, têxtil, madeira e papeleira. Tudo graças à resistência IP69K, que é capaz de suportar até 100 Bars, lavagem de até 50º de pressão e altas temperaturas. Portanto, seu uso deve ser considerado para rotinas extremamente pesadas. 

Agora que você sabe identificar o grau de proteção adequado para cada uso, preencha o formulário e faça uma consulta detalhada sobre performance, garantia e redução de manutenções direto com nossa equipe!