Por possuir uma cadeia de produção extensa e ininterrupta, a contaminação de comidas e bebidas é uma preocupação constante na indústria de alimentos. Desde o momento em que os itens são selecionados, até o momento de lacrá-los, é preciso estar atento à qualidade e à segurança de cada etapa realizada.

E um dos elementos necessários para fazer esse “checklist”, é a iluminação do local. Afinal, o projeto luminotécnico da sua indústria está, de fato, de acordo com as necessidades de cada área dela?

No artigo de hoje, vamos abordar alguns pontos importantes a considerar para a eficiência dessas indústrias e, além disso, mostraremos os tipos de luminárias adequados para cada ambiente. Boa leitura!

Peculiaridades da indústria de alimentos

Garantir que os produtos tenham boa qualidade e que sejam feitos com os melhores equipamentos, são apenas algumas das várias preocupações enfrentadas nesse tipo de empreendimento. 

No que diz respeito à iluminação destes locais, é mandatório que o projeto luminotécnico cumpra uma série de requisitos. De fato, são fundamentais para assegurar não só o sucesso da produção, como também o bem-estar dos colaboradores envolvidos. Assim, entre os requisitos do sistema de luz, estão: ausência de vidro na composição, resistência a impactos e vibração, além de baixo acúmulo de substâncias.

Sendo assim, a luminária que melhor atende a essas exigências é a luminária hermética Innova. Afinal, ela é indicada para áreas internas, onde há o processamento de alimentos e bebidas – local em que a iluminação com grau de proteção IP69K é fundamental.

E além de se preocupar com o ambiente da produção, é importante também se preocupar com outras áreas de uma indústria de alimentos. Veja a seguir!

Escolhendo as luminárias adequadas para cada área da empresa

Escritórios

Para áreas comerciais e corporativas, que não vivenciam rotinas complexas, a Luminária de sobrepor Brenna é uma alternativa bastante utilizada na indústria de alimentos. Isso se deve ao seu fluxo luminoso útil de até 4200 lumens e potência de 19W até 38W. Ou seja, que resultam em um consumo médio inferior aos equipamentos convencionais. Sendo assim, a Brenna é indicada para áreas comerciais, como instalações prediais e supermercados.

Vestiários 

O vestiário de uma indústria de alimentos é um local que demanda lavagens constantes e eficientes, já que conta, diariamente, com a presença de elementos resultantes dos processos produtivos. Para ambientes assim, o Projetor Extreme LED IP65 é a opção ideal, já que possui não só um alto rendimento, como também resistência térmica alta de cerca de -40°C a 40°C.

Estacionamentos

Com LEDs High Power altamente eficazes, o projetor Matrix Solar é ideal para áreas remotas como, por exemplo, estacionamentos. Além de ter garantia de performance de 5 anos, ela possui uma maior eficiência térmica e de iluminação.

Projeto luminotécnico personalizado para sua indústria

Conte com a nossa equipe especializada para atender suas especificações e necessidades, em um projeto sustentável para o seu empreendimento. Somamos mais de 20 anos de atuação no mercado industrial, proporcionando eficiência e qualidade energética, luminárias de alta performance e baixo custo de manutenção para grandes indústrias e empresas brasileiras.