A eficiência energética consiste na otimização do uso das fontes de energia pensando em sua produtividade mas através de recursos naturais, ou seja, é a busca pela redução do consumo de energia e da emissão de poluentes. 

Pensar na eficiência energética, além de ser uma ação sustentável para o meio ambiente, é uma ação benéfica economicamente falando. Por isso é imprescindível que, independente do porte, as empresas e indústrias pensem na eficiência energética ao projetarem sua estrutura, não só no que diz respeito à iluminação, como também aos demais aparelhos que demandam o uso de energia

No entanto, neste momento nos deteremos à eficiência energética na iluminação. Nesse sentido, este conceito pode ser definido a partir da relação entre a quantidade de energia necessária para que uma lâmpada emita luz, levando em conta a quantidade de calor que é perdida para o ambiente.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Eletrobrás em 2001, 24% da energia consumida pelos prédios públicos é utilizada para a iluminação. Em contrapartida, 48%  do consumo é derivado do uso de aparelhos de ar condicionado, 15% com demais equipamentos de escritório, seguido de 13% dos elevadores e bombas. Ou seja, a iluminação é responsável por grande parte do consumo em uma edificação, o que torna ainda mais importante pensar de forma racional no uso das luminárias em um projeto para que seja possível a redução de gastos

Mas como obter a maior eficiência energética possível? É simples! Pesquisando pelos equipamentos com menor consumo de energia, e claro, optando por um profissional para a realização de um projeto luminotécnico eficiente e que seja capaz de atender às necessidades da edificação. 

A tecnologia LED

Um boa solução, principalmente quando falamos de projetos industriais ou corporativos, é a utilização de luminárias com tecnologia LED. Isso porque, quando comparadas com as demais luminárias disponíveis no mercado, as lâmpadas LED podem proporcionar uma redução de consumo de até 40%. Quando integradas a sistemas inteligentes, este número pode alcançar de 60 a 70%. Além disso, são sustentáveis, poluem menos o ambiente e possuem uma vida útil que pode chegar até a 11 anos. Você pode conferir outras vantagens de optar pelo LED neste post

Certificação PROCEL

O Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética desenvolveu o selo PROCEL que, basicamente, indica se o produto em questão possui um bom nível de eficiência energética. Assim, além de contribuir para que o consumidor faça uma boa escolha, o selo PROCEL também estimula as empresas a cada vez mais otimizarem a eficiência energética de seus equipamentos e tornarem-se cada vez mais sustentáveis.

No caso das lâmpadas LED, há critérios específicos levados em conta para que o selo PROCEL seja concedido.  Esses critérios são o regulamento técnico da qualidade (RTQ), a potência elétrica da lâmpada, o fluxo luminoso inicial, o fator de potência, a vida nominal da lâmpada e claro, a eficiência energética. Maiores detalhes sobre essa certificação podem ser conferidos no documento oficial emitido pela PROCEL. 

Mais economia

Com este artigo, esperamos que você tenha compreendido a importância da análise da eficiência energética na hora de elaborar um projeto luminotécnico. Ainda que a princípio possa parecer apenas um mero detalhe do planejamento, este fator não só fará como já está fazendo muita diferença para as empresas. Afinal, pensar e agir de maneira sustentável demonstra não só a racionalidade em relação às questões econômicas do negócio, mas uma responsabilidade em relação às questões ambientais. 

Conheça a Novvalight

A Novvalight é uma empresa especializada no desenvolvimento de luminárias industriais e projetos de iluminação para indústrias de todos os portes, bem como para ambientes corporativos. Isso levando em conta a sustentabilidade, economia e eficiência energética. Para isso, há mais de 20 anos desenvolvemos nossos próprios produtos pensando também na segurança e no retorno financeiro para cada cliente atendido. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas.