“A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola, eu vejo o Sol
Está rolando agora é uma partida de futebol”
É uma partida de futebol – Skank

Medidas exatas, grama devidamente aparada, craques a postos para disputar a bola com sede de vitória. Na arquibancada, pessoas vibrando, batuques e bandeiras. Que beleza pode ser uma partida de futebol, não é mesmo? Mas já parou para pensar que existe um fator essencial para que o espetáculo em campo aconteça quando a bola rolando não conta com a luz do sol? Em jogos noturnos, a iluminação correta é a grande responsável por acender a experiência de jogadores, jogadoras, torcedores e telespectadores. É por isso que estádios no mundo inteiro, como do Guarani Futebol Clube, buscam atingir os mais altos níveis de qualidade, inovação, conforto visual e sustentabilidade em suas estruturas, proporcionando um show à parte aos dribles, gols e olés.

Não à toa, entre as muitas melhorias feitas no estádio do Guarani está um novo conceito em projeto luminotécnico com estrutura de ponta. Mas o que isso significa? Bom, para começar, precisamos entender o que ilumina estádios de futebol. Além disso, quais parâmetros e normas devem ser atendidos. E claro, quais os impactos que a iluminação tem não só para as partidas, mas também para além das quatro linhas. 

Em seguida, vamos conhecer o caso brilhante do Guarani Futebol Clube e como o modelo ideal de refletor para campo de futebol com alta tecnologia já estão fazendo a diferença no placar do estádio bugrino! Acompanhe.

Luz, passe, ação: o que ilumina os estádios de futebol?

Desde a década de 1920, quando os jogos começaram a ser realizados à noite, artigos de iluminação se tornaram indispensáveis para a visibilidade dentro e fora de campo. Sendo assim, holofotes, faróis, lâmpadas e até mesmo velas constam nos registros das primeiras partidas, de acordo com pesquisas relacionadas à história do esporte que se tornou paixão nacional. Para se ter uma ideia de como a iluminação interfere na experiência do jogo, há relatos curiosos coletados pelo pesquisador Rubens Ribeiro. A história diz que em um dos jogos da Sociedade Esportiva Linhas e Cabos, em 1923, o presidente do clube resolveu pintar a bola de branco para agregar à luz fraca disponível naquela ocasião. Até então, as bolas eram de couro e mais escuras – para agregar à luz fraca disponível naquela ocasião.

Com o passar do tempo, novas tecnologias, recursos e equipamentos foram surgindo para que a iluminação ganhasse corpo e brilho. Refletores conquistaram protagonismo e se tornaram o principal artigo para garantir mais estabilidade, segurança e conforto visual aos atletas e ao público, que assiste ávido os lances mais emocionantes! 

Como planejar um projeto luminotécnico eficiente para estádios de futebol?

Quem ama futebol sabe que todo jogo tem um significado para a história do time e para o coração dos torcedores. Por isso, quando pensamos em um projeto luminotécnico para estádios é preciso pensar em uma experiência imersiva, segura e contagiante.

Uma experiência positiva envolve a segurança dos atletas, a visibilidade e o conforto visual dos diferentes públicos: de quem está com os pés na grama, de quem está em qualquer nível da arquibancada e de quem está no sofá de casa. Para alcançar esses objetivos, um projeto luminotécnico moderno e bem planejado deve considerar a integração da iluminação com a proposta do estádio e a relação com o entorno. Quer um exemplo?

Existem estádios que são preparados somente para a realização de treinos, enquanto outros são construídos para receber competições e ter jogos televisionados. Saber para qual função o espaço foi projetado tem tudo a ver com a iluminação adequada, pois responde quais variáveis devem entrar no cálculos luminotécnicos. No caso de partidas serem transmitidas pela TV, é necessário saber onde as câmeras serão posicionadas para que seja possível aplicar a iluminância vertical correta e atender às exigências de captação dos aparelhos.

Poluição luminosa e human centric lighting (HCL)

Além disso, é importante lembrar que o estádio está inserido em um determinado espaço urbano, geralmente, cercado por outros estabelecimentos e residências que não podem ser prejudicados pelo excesso de luminosidade. Sendo assim, o projeto luminotécnico de qualidade abarca também a relação que a iluminação terá com a vizinhança. No sentido mais amplo, ainda, é imprescindível contemplar no projeto fatores como sustentabilidade e eficiência energética – logo mais, veremos como isso é possível e fundamental. 

Por fim, vale destacar que para não perder nenhum detalhe dos jogos e dos movimentos dos grandes ídolos, os projetos precisam de refletores potentes, eficientes, inovadores e capazes de garantir homogeneidade na distribuição de luz, sem que haja ofuscamento, sombras ou objetos que bloqueiem a visão dos jogadores e impeçam jogadas que podem ser decisivas!  

Qual o melhor refletor para iluminar campo de futebol?

As decisões sobre quais materiais e soluções serão utilizados na implementação do projeto luminotécnico de campo de futebol vão ditar o resultado final. No quesito refletor, a tecnologia LED é, seguramente, a melhor opção para iluminar campos de futebol. E motivos para isso não faltam, quer ver?  

  • Mais econômicos
  • Altamente duráveis e resistentes, especialmente aqueles que têm Índice de Proteção 66, ou IP66. Esta classificação assegura total proteção contra partículas de poeira, chuvas e jatos potentes
  • Permitem maior conforto visual, sem que haja ofuscamento
  • Mais sustentáveis não só pela durabilidade, mas porque são livres de metais pesados na composição

E falando em tomar boas decisões, para escolher os melhores refletores LED para um projeto luminotécnico de ponta, não se esqueça de considerar:

  • lux:  fique atento às especificações técnicas. A intensidade luminosa (iluminância) por unidade de área (m²), lux, permite medir o iluminamento adequado para espaços e superfícies. Para campos de futebol, existem normas que determinam o valor de lux correto, como veremos mais adiante.
  • cor da luz: dê preferência para a cor branca fria para favorecer a visibilidade durante toda a partida.
  • segurança: certifique-se de que os refletores LED seguem normas requisitadas e atendem exigências de órgãos reguladores.

Quantos watts para iluminar um campo de futebol?

Luminosidade uniforme e potente. Quando pensamos em refletores LED para acender a paixão nos estádios de futebol, pode surgir também a dúvida sobre quantos watts são necessários para alcançar a melhor visibilidade e experiência possíveis. A boa notícia é que temos recomendações oficiais para não deixar passar nenhum lance importante! 

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sua  Portaria nº 001/2016, campos de futebol e estádios projetados para competições oficiais devem cumprir a seguinte especificação: ter, pelo menos, quatro torres de iluminação, cada uma com, no mínimo, seis projetores de 2.000 watts. Essa composição alcança a potência mínima de 48.000 watts

Chamem o VAR: quais as normas para iluminação de campo de futebol?

O passe foi dado para falarmos melhor sobre as normas que regulam as instalações luminosas em estádios e campos de futebol. Afinal, a segurança de torcedores, jogadores, comissão e imprensa não pode correr o risco de levar um cartão vermelho, não é mesmo? Além disso, os parâmetros estabelecidos são essenciais para que projetos atendam a qualidade ideal de visibilidade e de conforto. Confira a seguir quais as principais normas para iluminação de campo de futebol. 

EN 12193: norma Light and Lighting 

Ainda que seja uma norma europeia, no Brasil, eventos esportivos, internos e externos, devem corresponder às especificações da EN 12193. Entre seus requisitos, estão descritos valores de iluminação para o projeto luminotécnico e controle das instalações, no que se refere à iluminância, à uniformidade, ao brilho e às propriedades de cor das fontes de luz.

É esta norma também que traz uma definição importante: as classificações de espaços onde acontecem os eventos esportivos e, a partir disso, indica o tipo de iluminação necessária. 

  • I: competição de nível superior (internacional, nacional, treino de nível superior)
  • II: competição de nível médio (regional, local, treino de alto nível) 
  • III: competição de baixo nível (local, clube, treino, prática escolar)

De acordo com essa categorização, são indicados quantos lux para um iluminar um campo de futebol. Confira:

  • Classe I: a iluminância média deve ser de 500 LX;
  • Classe II: a iluminância média deve ser de 300 LX;
  • Classe III: a iluminância média deve ser de 200 LX.

Vamos adiante, porque existem outras normas para conhecer.

Diretrizes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Como citamos acima, estádios de futebol devem ter uma iluminação adequada para garantir conforto visual, segurança e visibilidade ao grande público e aos times. Por isso, se um clube ou federação deseja receber jogos oficiais, as normas técnicas da Portaria nº 001/2016 estabelecida pela CBF precisam estar em campo. 

Vamos relembrar uma das mais importantes recomendações da CBF para iluminação de estádios de futebol? A estrutura deve totalizar, ao menos, 48.000 watts, sendo distribuídos em, no mínimo, quatro torres. Em cada torre, devem haver, pelo menos, seis projetores com potência individual de 2.000 watts.

Além disso, existem outras normas técnicas presente na Portaria nº 001/2016:

  • no plano horizontal, a média exigida é de 800 LUX no plano horizontal; no plano vertical, são 500 LUX; 
  • a iluminação no campo deve alcançar o mínimo de 0,7 no índice de uniformidade;
  • a temperatura de cor deve ser entre 4.000 e 6.000 Kelvin;
  • o sistema deve oferecer permissão para ajuste de intensidade luminosa.

Diretrizes da FIFA para a iluminação de campo de futebol 

Imagine uma final de Copa do Mundo. Brasil em campo com grandes ídolos prontos para dar um show de futebol. Mas fica difícil enxergar os passes, uma sombra atrapalha a visão e os jogadores parecem não conseguir localizar a bola com facilidade. Falta grave! O padrão FIFA para estádios de futebol é essencial para que experiências de tamanha relevância e audiência como essa sejam seguras, confortáveis e acessíveis. Afinal, estamos falando de iluminação de estádios de alto rendimento! 

Como se trata de uma das especificações mais importantes, além da iluminação, vamos conhecer outras indicações apontadas pela organização, pois a medida oficial do campo de futebol padrão FIFA e a capacidade de público também se relacionam com o projeto luminotécnico adequado. Siga com a gente! 

  • medida oficial do campo de futebol padrão FIFA

O gramado de um estádio de futebol no padrão FIFA deve ter 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. 

  • capacidade de público

A diretriz da FIFA exige que os estádios projetados para partidas internacionais tenham capacidade mínima de 30 mil lugares sentados; pelo menos, 50 mil lugares para receber uma final da Copa das Confederações; e mínimo de 60 mil assentos para uma emocionante final de Copa do Mundo! 

Considerando as dimensões do campo e público, já dá para imaginar que a iluminação de estádios de futebol deve ser bem potente, não é mesmo? Então, vamos ver como ficam essas exigências.

  • iluminação de campo de futebol padrão FIFA

O projeto luminotécnico e a iluminação para estádios internacionais são tão importantes que a FIFA criou um documento chamado Guia de iluminação, com requisitos reconhecidos em todo o mundo. O objetivo é alcançar níveis de excelência em segurança, visibilidade e conforto visual, por isso, de forma geral, estabelece como premissas:

  1. conforto e desempenho como prioridade para evitar impedimentos de jogadores e oficiais; 
  2. o projeto deve permitir  integração de tecnologias de linha de gol, VAR, entre outras; 
  3. o foco deve ser melhorar a experiência dos espectadores no local;
  4. garantir que emissoras possam transmitir conteúdo de classe mundial, sem restrições de produção; 
  5. o projeto deve ser eficiente e sustentável, reduzindo o desperdício.

Em termos técnicos, o padrão FIFA de iluminação determina que os refletores devem ter uma altura entre 25º e 45º sobre a linha horizontal do campo. Para garantir boa visibilidade no momento de um escanteio –  afinal, esse momento pode mudar os rumos da partida – os refletores não podem ser instalados em uma área de 15º para dentro ou fora da linha de fundo. A partir das linhas laterais e da linha do horizonte, os refletores precisam ficar fora do ângulo de 20º, para evitar sombras. 

Evasão de luminosidade permitida em LUX, padrão FIFA

E lembra que comentamos que um projeto luminotécnico de qualidade também leva em conta o bem-estar do entorno do estádio? Pois é, pensando nisso, a FIFA também aponta qual a evasão de luminosidade permitida, medida em LUX, para a região ao redor do campo. A tabela a seguir mostra os valores.

Tabela padrão fifa sobre iluminação em estádio de futebol

Tabela padrão fifa especifica níveis de iluminamento em diferentes ângulos estádio de futebol

Fique de olho no próximo lance! Depois de entender a importância da iluminação para estádios de futebol, as bases para um projeto luminotécnico de qualidade, as normas e padrões de excelência que regem as instalações, chegou a hora do jogo real oficial: a revitalização da iluminação no estádio do Guarani Futebol Clube. Começa a partida! 

Como o estádio do Guarani evoluiu a iluminação do Brinco de Ouro?

Agora que você cruzou o meio de campo deste artigo, vamos falar sobre o despertar luminoso que aconteceu no Estádio do Guarani Campinas. A casa do maior time do interior do estado de São Paulo encarou uma verdadeira repaginação para se adequar às normas da Confederação Brasileira de Futebol, e  parte fundamental para isso foi um projeto luminotécnico inovador, que contemplou os principais pontos que citamos acima – e você está craque de saber. 

Com um resultado surpreendente e emocionante, muitas notícias do Guarani de Campinas circularam na internet, destacando a novidade que abrilhanta a experiência de jogadores e torcedores. Na escalação para essa goleada estava em campo a nova patrocinadora do time bugrino: a Novvalight! 

Como especialista em luminárias industriais de alto desempenho e ótimo rendimento, criadas a partir de protótipos e certificadas pelos testes de eficiência compatíveis com as mais atuais soluções em LED, a Novvalight vestiu a camisa e desenhou um projeto totalmente personalizado com tecnologia brasileira, trabalhando como um verdadeiro time para o sucesso da iluminação do estádio de futebol Brinco de Ouro.

“Ao desenvolver o projeto luminotécnico do Guarani Futebol Clube, tivemos a premissa em prezar pelos projetores para a iluminação do campo com ganhos de eficiência, facilidade de manutenção e projeção calculada sem impactos negativos no meio ambiente, já que o segmento dos esportes é um dos que mais causam impactos em poluição luminosa”. —  Roberto Payaro, CEO da Novvalight

Treino

A fase inicial do projeto contou com uma avaliação rigorosamente técnica da estrutura, para determinação de pontos críticos, nível de cumprimento das normas esportivas e de segurança vigentes, além do mapeamento de oportunidades de melhoria que alavancariam os resultados finais. 

Aquecimento

Com os laudos em mãos e visibilidade das condições do estádio do Guarani de Campinas, a equipe se dedicou a integrar o novo projeto à estrutura anterior, visando o reaproveitando de espaços e edificações. Foi o caso, por exemplo, do uso das torres já instaladas, que passaram por acréscimos para atender níveis de iluminamento CBF e Conmebol.

Treino é treino, jogo é jogo 

Plano e integração concluídos com sucesso. O próximo passo foi, então, implementar as mudanças propostas no projeto luminotécnico. Na etapa de execução, aconteceram a substituição das lâmpadas de vapor por projetores LED; posicionamento instalação e testes de luminárias; e a adequação elétrica às normas de segurança, especificamente à ABNT NBR 5410, ABNT NBR 9513, NR-35 e NR-10.

Placar final 

Eficiência, economia, sustentabilidade, conforto visual e muita, muita, emoção para os corações apaixonados por futebol! Com o novo projeto luminotécnico e projetores da Novvalight, o estádio do Guarani Campinas conquistou um novo patamar de iluminação, com pleno atendimento aos padrões de eventos esportivos, além de 56% mais economia e 900% mais luz

E como tudo isso foi possível? Temos um artilheiro em campo. Conheça o projetor de led EVERLED G3.

EVERLED G3: foco e potência ao mesmo tempo para iluminar as partidas do Guarani

O refletor Everled G3 faz parte dos mais recentes lançamentos da Novvalight em soluções de iluminação de alta performance. Inspirado no cume mais alto do mundo, o Everest, seu design e atributos foram cuidadosamente projetados para alcançar o topo quando o assunto é iluminação em projetos grandiosos, como aeroportos, túneis, praças e, claro, estádios de futebol.

Altíssimo fluxo luminoso, precisão e resistência são palavras que definem toda a robustez e diferenciam os refletores EVERLED 3 das alternativas do mercado, fazendo com que seja um produto inovador! Ficou interessado em saber mais sobre as qualidades técnicas e os efeitos dessa novidade no Brinco de Ouro, em Campinas? A gente te conta tudo.

Ao total, foram instalados 112 unidades do EVERLED G3, a inovação em forma de refletor LED, no estádio do Guarani Campinas. O drible no estilo chapéu foi direto no consumo de energia, que apresentou redução de 56%, e o toque de letra foi para a luminosidade: 10x mais luz

Melhor experiência dentro e fora do gramado

Aos jogadores, o EVERLED 3 proporciona excelente condição visual e segurança em campo, sem risco de ofuscamento, independentemente do ângulo ou da posição. Para quem está com o coração a mil nas arquibancadas, oferece visibilidade limpa e uniforme e faz com que torcedores se sintam ainda mais próximos dos lances e dos seus grandes ídolos! Já para quem vibra do sofá de casa, os refletores são ideais para transmissão em Full HD e capturas slow-motion. Ou seja, show de bola! 

Alta precisão nas curvas fotométricas

De acordo com as necessidades de cada projeto, os refletores EVERLED G3 permitem curvas fotométricas precisas e personalizadas, com possibilidade de criar fachos fechados ou aberturas cirúrgicas. Com isso, grandes espaços minimizam a perda de luz e têm a garantia de níveis de uniformidade e iluminamento ideais!

Adequação às normas

Gol de placa! Os refletores EVERLED G3 atendem rigorosamente às normas de iluminação esportiva da EN 12193 e aos padrões FIFA e CBF, assegurando à estrutura e ao público excelência na luminosidade, visibilidade e conforto. Adicionalmente, o produto também cumpre normas técnicas de segurança em áreas de trabalho estabelecidas pela DIN EN 12464-2 e IEC 60598-2-5.

Controle térmico

Refletores EVERLED G3 contam com dissipadores de alumínio para permitir troca de calor, aumentar a durabilidade e reduzir custos de consumo de energia e manutenção do sistema.

Economia de energia

Por falar em economia de energia, este tópico merece destaque! Ao substituir projetores antigos por refletores EVERLED G3, foi mensurada economia de 56% no consumo de energia e melhora de 900% nos níveis de iluminação

Impactos além das quatro linhas: sustentabilidade na iluminação do estádio do Guarani Campinas

Conforto visual, segurança e condições visuais adequadas? O EVERLED G3 dá check em tudo. Mas ainda há um diferencial que torna esse produto mais impressionante: o impacto sustentável. 

Afinal, a crise climática se intensifica e o consumo de energia elétrica faz parte desse cenário desafiador. Por isso, cada vez mais, fala-se em eficiência energética! Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), tornar sistemas mais eficientes pode evitar 40% do aumento das emissões globais até 2040.

Retrofit e inovação: é hora de abandonar tecnologias ultrapassadas, como lâmpadas de vapor metálico e lâmpadas florescentes

Voltando ao projeto: a estrutura anterior de iluminação no estádio do Guarani Campinas contava com lâmpadas de vapor metálico, as quais são compostas por metais pesados que prejudicam o meio ambiente e podem afetar a saúde humana, quando há descarte inadequado. 

Além disso, com 20% de uso, lâmpadas de vapor metálico perdem 30% do fluxo luminoso, reduzindo consideravelmente seu tempo de vida útil e, portanto, gerando mais custo e mais descarte.

O retrofit da iluminação no estádio bugrino, ou seja,  a atualização de lâmpadas e luminárias de tecnologia ultrapassada por produtos com mais eficientes e sustentáveis, como o LED, proporciona muito mais eficiência energética e menos impacto ambiental. Foi o que aconteceu com a instalação dos refletores EVERLED G3! Outro fator determinante para contribuir com a sustentabilidade é o tempo de acendimento e desligamento dos refletores EVERLED G3, que acontece de forma muito mais ágil.

“A tecnologia LED permite fazer isso de maneira muito mais curta e, se tem queda de energia, é possível ter esse reacendimento instantâneo. Antes demorava pelo menos uns 15 minutos”. — como explica Filippo Centemero, engenheiro da Novvalight

Payback de energia

Com alta performance e economia, os refletores EVERLED G3 favorecem um payback muito mais interessante. Ou seja, significam uma decisão muito mais inteligente a  médio e longo prazo, já que a economia de energia e redução de custos de manutenção compensam o investimento em um curto período de tempo. 

Para concluir o impacto sustentável do EVERLED G3, deixamos a palavra com o CEO da Novvalight, Roberto Payaro:

Com o novo projeto, haverá uma redução de consumo de energia elétrica pela metade, além do acréscimo dos níveis de iluminamento em até 10 vezes do que o anterior, que não priorizava a tecnologia LED. Também modernizamos a instalação dos circuitos e cabeamentos, prezando pela proteção e custos de manutenção, o que aumenta a vida útil dos produtos e, consequentemente, impacta na sustentabilidade como um todo”.

Highlights do despertar luminoso no estádio do Guarani Campinas

Com todas as vantagens técnicas e benefícios na experiência e para o meio ambiente, com certeza, o projeto luminotécnico desenvolvido especialmente para o estádio Brinco de Ouro da Princesa elevou os níveis de iluminação e vai contribuir para partidas ainda mais eletrizantes! Para resumir todo o impacto positivo, confira o placar entre o sistema de iluminação antigo e o novo despertar luminoso do bugre!

Tabela comparativa com antes e depois do estádio do Guarani Campinas

Efeito Novvalight na comparação antes e depois do projeto luminotécnico personalizado do estádio do Guarani Campinas

Viva a intensidade Novvalight com o documentário “Iluminação que transforma: o caso Brinco de Ouro da Princesa e instalações esportivas de alto padrão” 

Futebol é emoção. É energia. É potência. Em breve documentário, revelamos detalhes por trás da história do grandioso e exclusivo projeto Novvalight, responsável por renovar toda a iluminação do estádio oficial do Guarani Futebol Clube, em Campinas. Assista agora!

Refletor de led para campo de futebol Everled G3 e o caso Brinco de Ouro da Princesa

Documentário exclusivo Novvalight mostra bastidores da instalação do refletor de led para campo de futebol, EVERLED G3, em estádio do Guarani FC

Que beleza esta partida de futebol com o case do estádio do Guarani Campinas e EVERLED G3! Com esse bate bola, você pode entender melhor sobre como a iluminação adequada em estádios de futebol tem o poder de transformar a experiência de craques, torcedores, imprensa e telespectadores, fazendo com que nesse jogo, todo mundo saia ganhando – até o meio ambiente.

Quer saber mais sobre projetos luminotécnicos para campos de futebol?  Aproveite para conferir o e-book completo que preparamos para você se aprofundar no tema e conhecer mais detalhes sobre as soluções da Novvalight para iluminação de estádios. Uma coisa nós garantimos: conteúdo certo para ampliar o placar dos seus projetos! E aproveite, pois ainda tem acesso prévio exclusivo ao documentário “Iluminação que transforma: o caso Brinco de Ouro da Princesa e instalações esportivas de alto padrão”.

Até a próxima!

Fonte: AECWEB