A prática de um esporte requer atenção, disciplina e um espaço seguro. O corpo e os sentidos se movimentam durante uma partida e é preciso que haja estrutura capaz de oferecer os recursos necessários a cada esporte. No caso da infra estrutura e da iluminação para quadra de tênis, deve ter o piso adequado e a rede bem fixa. Além disso, claro, deve ter uma luz que atenda às características do jogo, pois a luminosidade, no tênis, é um fator que influencia diretamente na qualidade e no desempenho do atleta.
Por isso, a iluminação para quadras de tênis deve seguir especificações de instalações esportivas e funcionar de acordo com itens como índice de reprodução de cor, iluminância, ofuscamento e temperatura da cor, responsáveis por tornar as partidas agradáveis visualmente, seguras e com alto nível de rendimento e visibilidade. Outro benefício de uma iluminação de quadra de tênis adequada é a economia, a redução na manutenção e o incentivo ao uso do espaço e à prática esportiva.
Para que você conheça as soluções em projetos luminotécnicos esportivos, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e veja como é possível levar novas tecnologias em iluminação para o jogo.
O tênis e o beach tênis no Brasil: esportes sob holofotes
De início, faremos um breve passeio pelo momento do tênis no Brasil. De acordo como relatório da Federação Internacional de Tênis (ITF), o Brasil tem 2,6% dos praticantes mundiais. Então, no país, há cerca de 2,2 milhões de praticantes com certa assiduidade.
Além das informações sobre praticantes, a ITF também levantou dados sobre o número de clubes, de quadras e de técnicos e o Brasil.
Veja alguns dos números abaixo:
- 2,6% dos 87 milhões de tenistas do mundo (10º lugar no geral)
- 6,3% dos 71.263 clubes no mundo (5º)
- 1% das 489.135 quadras do mundo (20º)
- 4,4% dos 163.548 técnicos (8º)
- 2,1% dos 3.873 profissionais – 2.348 homens e 1.525 mulheres (15º)
O tênis tem seu espaço no Brasil, mas uma modalidade que deriva do tênis e que vem ganhando mais e mais adeptos e o coração de muitas pessoas, especialmente durante a pandemia, é o beach tennis.
Não é preciso mais estar em uma cidade do litoral para praticar. As quadras de areia invadiram clubes, bares e condomínios e têm levado um público diverso para jogar o beach tennis e confraternizar entre amigos.
Em alguns espaços que oferecem a modalidade, a procura cresceu entre 150% e 200%, após o fechamento das academias e as atividades físicas ao ar livre se tornaram a opção mais segura e atrativa.
Mesmo com a retomada e a reabertura das academias, o beach tennis parece ter ganhado lugar cativo e as quadras para a prática pipocam cada vez mais pelas cidades.
Assim, diante desse cenário que impulsiona tanto o tênis convencional quanto o na areia, as quadras esportivas precisam contar com iluminação específica, capaz de garantir visibilidade e segurança.
Iluminação para quadra de tênis: requisitos para instalações de qualidade
Vamos agora para as questões que influenciam, diretamente, nas condições de iluminação das quadras de tênis. No Brasil, os projetos luminotécnicos – quando estão inseridos em um contexto esportivo – devem seguir as especificações européias, descritas na norma EN 12193, também chamada de Light and Lighting. Sports Lighting.
A norma trata da iluminação para os eventos esportivos internos e externos e, por certo, fornece valores de iluminação para o projeto e controle de instalações de iluminação esportiva em termos de iluminâncias, uniformidade, restrição de brilho e propriedades de cor das fontes de luz. Entenda a seguir o que significa cada termo:
-
Índice de reprodução de cor
O índice se refere à medida de correspondência entre a cor real de um objeto e sua aparência diante de uma determinada fonte de luz. Aqui, podemos perceber a importância de uma iluminação adequada para quadra de tênis para que a bolinha possa ser percebida em sua trajetória no ar, sem que sua cor seja perdida ou confundida com outro objeto.
-
Iluminância
Trata-se da quantidade de luz que cai e ilumina uma determinada superfície ou área.
A iluminância pode ser confundida com brilho, no entanto, a iluminância faz referência a um tipo específico de medição de luz, já o brilho está associado às percepções das pessoas a luz.
-
Ofuscamento
Efeito causado, geralmente, pelo excesso de brilho de fontes ou por elevados contrastes no campo visual. Uma iluminação de qualidade e, além disso, ajustada corretamente não gera ofuscamento, evitando acidentes e outros danos durante a prática esportiva.
-
Temperatura da cor
Trata-se, basicamente, da característica da luz visível e que a classifica em quente, neutra ou fria. O critério segue a tonalidade de cor da luz emitida por uma fonte luminosa e, além disso, está relacionado também ao calor gerado no material metálico.
-
Fator manutenção
É o método utilizado para prever a manutenção a longo prazo do fluxo luminoso e fala das propriedades iniciais presentes no projeto luminotécnico para a quadra de tênis.
Então, por meio desse fator, é possível também prever o melhor momento para substituição das luminárias, mantendo constantemente a luminosidade ideal.
Classes de quadras esportivas e iluminação
Além disso, outra questão presente nas especificações de iluminação esportiva está a divisão em classes de espaços para as práticas. Cada finalidade demanda um tipo de projeto luminotécnico. Assim, temos:
- Classe I: competição de nível superior (internacional, nacional, treino de nível superior)
- Classe II: competição de nível médio (regional, local, treino de alto nível)
- Classe III: competição de baixo nível (local, clube, treino, prática escolar)
Por certo, entender como e para qual tipo de partida é destinada a quadra de tênis é de fundamental importância para se estabelecer um projeto luminotécnico eficiente.
Novvalight: kit esportivo para iluminação de quadras de tênis
Atenta às demandas esportivas atuais, a Novvalight oferece o kit esportivo, com projeto luminotécnico embutido, com o nível de iluminamento conforme a classe selecionada.
Assim, o kit é composto por projetores Nextled, que atendem às demandas de todas as classes de quadras de tênis – profissional, universitária ou recreativa -, e possibilita jogos diurnos ou noturnos, indoor ou outdoor.
Os refletores do kit esportivo são compactos, versáteis, resistentes às ações do tempo, gás, vapores e pós e, além disso, têm baixo custo de energia e manutenção, sem deixar de garantir a segurança e a visibilidade ideal.
As soluções oferecidas pela Novvalight são certificadas com selo de qualidade ISO9001 e, de fato, voltadas para uma prática esportiva segura e especializada, capaz de impulsionar e incentivar cada vez mais a prática do tênis.
Conheça as vantagens dos projetores Nextled nas quadras de tênis
- economia de energia de até 60% de redução em custos
- agilidade na entrega (em até 10 dias)
- instalação rápida e facilitada com indicação do nível de iluminamento de acordo com a classe selecionada
- alto rendimento (redução de custos com menos manutenção e maior aproveitamento através de estrutura altamente funcional e eficiente)
- redução de custos com menos manutenção e maior aproveitamento através de estrutura altamente funcional e eficiente.
- máxima visibilidade
- iluminação LED direcionada, uniforme e, por certo, de alta qualidade, sem sobras ou zonas escuras
- padrão internacional (ou seja, adequação aos requisitos das normas nacionais e internacionais com baixa poluição luminosa e distúrbio à vizinhança).
Conteúdo extra sobre projetos de iluminação para quadras de tênis
Para integrar seu projeto esportivo e, assim, proporcionar uma prática de tênis mais segura e de qualidade, você ainda pode ter acesso a um conteúdo exclusivo sobre instalações e possibilidades de implantação do kit para quadra de tênis.
Acesse, preencha o formulário e, então, desfrute de um material preparado pelo time de especialistas da Novvalight para iluminar, gerar economia e possibilitar novas partidas!
Até o próximo!
Fontes: FPT, Manual de Iluminação Eficiente – PROCEL