Refletor para quadra esportiva: mais visibilidade, durabilidade e economia para quadras recreativas e profissionais

Refletor para quadra esportiva: mais visibilidade, durabilidade e economia para quadras recreativas e profissionais

O 12º jogador em uma partida de futebol. A iluminação esportiva pode ser vista como um jogador extra que entra em campo para decidir a partida. Sim, a capacidade luminotécnica de uma quadra poliesportiva, de um campo de futebol ou de um ginásio de esportes pode interferir diretamente na qualidade do jogo ou do treino ao garantir mais ou menos segurança aos atletas e ao público, dependendo do seu desempenho em iluminar o espaço.

Por isso, quando se trata de iluminação para prática de esportes, voltada tanto para a recreação – como em casas particulares ou em condomínios residenciais – como para disputas profissionais, um projeto luminotécnico bem estudado e bem implantado, que faça uso de refletores para quadras esportivas, é fundamental para que os momentos de lazer ou de competição sejam mais seguros, com alta visibilidade e ofereçam mais conforto visual. 

O investimento em refletores esportivos – modernos e de qualidade – é um investimento que agrega valor ao espaço, reflete em mais segurança e desempenho aos atletas e frequentadores e maior capacidade de uso de quadras de tênis, estádios e ginásios, já que estes espaços poderão ser utilizados tanto de dia como de noite. 

Os sistemas de refletores para quadras esportivas também são capazes de oferecer mais economia, por meio da eficiência energética, durabilidade e suporte técnico desde a escolha passando pela instalação e, enfim, até a manutenção. 

Então, pensando na importância de uma iluminação eficiente e capaz de atender a demanda de diferentes níveis de práticas esportivas, preparamos este artigo que destaca as vantagens de refletores esportivos em casas de alto padrão e condomínios residenciais e fala da soluções em projetos luminotécnicos que fazem um belo jogo entre tecnologia e responsabilidade ambiental.

Acompanhe!

Norma de iluminação esportiva

Então, de início, vamos explicar um pouco sobre como acontece a regulamentação da iluminação esportiva no Brasil. Por aqui, os projetos luminotécnicos – quando estão inseridos em um contexto esportivo – fazem referência às especificações européias, descritas na norma EN 12193, também chamada de Light and Lighting. Sports Lighting

O documento trata da especificação da iluminação para os eventos esportivos internos e externos mais praticados no continente europeu e, por certo, fornece valores de iluminação para o projeto e controle de instalações de iluminação esportiva em termos de iluminâncias, uniformidade, restrição de brilho e propriedades de cor das fontes de luz. Por fim, o documento também discorre sobre os métodos pelos quais os valores são medidos. 

Assim, seu principal objetivo é possibilitar uma iluminação esportiva de boa qualidade por meio de recomendações e requisitos. E, entre as definições que traz, estão as classes de espaços de práticas:

Definição de Classe:

  • Classe I: competição de nível superior (internacional, nacional, treino de nível superior)
  • Classe II: competição de nível médio (regional, local, treino de alto nível) 
  • Classe III: competição de baixo nível (local, clube, treino, prática escolar)

Projetos luminotécnicos esportivos 

Bem, diante das necessidades de iluminação específicas de quadras de tênis, campos de futebol, quadras e ginásios poliesportivos e pensando em atender às especificações para garantir mais visibilidade, segurança e conforto visual, é preciso, antes de tudo, realizar um estudo dos espaços para conhecer as características físicas. 

É preciso olhar para as dimensões da área de jogo, ou seja, compreender a finalidade daquele espaço – recreação, profissional, transmissão pela televisão, etc -, presença de arquibancadas, saídas, vestiários, entre outras questões de estrutura. 

O fundamental é garantir uma visibilidade sem obstrução visual dos jogadores e dos objetos do jogo. No caso de arquibancadas, por exemplo, é preciso avaliar os possíveis locais para instalação de postes ou estruturas para fixação dos protetores esportivos. 

Em relação às atividades que serão desenvolvidas na quadra ou ginásio – treinamento ou competição -, são elas que vão determinar as variáveis que entram nos cálculos luminotécnicos para que as necessidades de iluminação das finalidades sejam atendidas de forma satisfatória. 

Quadras de tênis: luz para o voo da bolinha 

Falando sobre a atividade fim do espaço esportivo, temos um exemplo bastante importante que é a prática do tênis. Nas quadras de tênis, que podem ser tanto internas quanto externas, os níveis de iluminação devem ser altos, devido à alta precisão nos movimentos, pois envolvem atleta, raquete e bolinha.

Além disso, a localização e a direção das luzes e dos refletores para quadras esportivas de tênis devem ser estratégicas para não comprometer a visibilidade do jogador, ao mesmo tempo em que devem ser capazes de permitir que, em voo, a bolinha seja sempre claramente visível.

Em suma, nas quadras de tênis, a iluminação deve:

  • garantir uma excelente visibilidade para que jogadores, árbitros e público possam ver sempre a bolinha, independente de sua velocidade
  • oferecer distribuição uniforme da luz pela superfície do campo de jogo, impedindo zonas de sombras ou escuras
  • dirigir a luz efetivamente para o campo, ou seja, sem que haja luz intrusiva para a vizinhança e o meio ambiente; 
  • reduzir custos em razão do baixo consumo de energia;
  • garantir durabilidade por conta dos materiais robustos.

Benefícios da iluminação e dos refletores para quadras esportivas 

Com o investimento em uma iluminação esportiva assertiva, de fato, todos os envolvidos ganham. Veja a seguir os benefícios no uso de refletores esportivos adequados, inteligentes, duráveis, eficientes e econômicos que refletem tanto nos espaços, como nos atletas e nas pessoas que assistem aos jogos e treinos.

Áreas esportivas de casa e condomínios

  • Poupa energia
  • Garante instalações de alta qualidade
  • Controla e monitoriza dados
  • Melhora rendimento (ou seja, prolonga o horário de funcionamento – dia e noite)

Atletas 

  • Segurança e elevado conforto visual 
  • Impulsiona interações 
  • Melhora a experiência 
  • Melhora desempenho
  • Acentua as emoções 

Público

  • Melhora a visibilidade para acompanhar a partida 
  • Gera espaço acolhedor, mais seguro e com elevado conforto visual

Refletor e projetor: qual a diferença?

Agora que entendemos os benefícios, as necessidades e as características que devem ser consideradas no momento de pensar uma iluminação esportiva, com uso de refletores esportivos, vamos, então, tratar da diferença entre refletor e projetor. 

A princípio, podemos entender apenas como uma diferença de nomenclatura, já que ambos têm a função de iluminar um determinado ambiente ou espaço.

No entanto, o que distingue um refletor led e um projetor de luz é o propósito de cada um deles é a forma como essa luz é gerada e propagada, pois um é mais voltado para o uso doméstico e o outro, para o uso industrial.

Veja só: 

  • um refletor é uma iluminação convencional, ou seja, é um sistema capaz de refletir e moldar uma distribuição luminosa a partir de uma lâmpada externa. Este modelo é mais voltado ao uso doméstico e a presença do led faz com seja um que alia economia e durabilidade.
  • o projetor é capaz de gerar luz instantaneamente, já que não aquece e possui alta performance de iluminação. Trata-se de um produto ideal para uma aplicação esportiva ou industrial, pois possui exigências específicas de segurança e desempenho. 

Kit esportivo Novvalight: partidas de tênis mais iluminadas

Assim, para atender à demanda específica de iluminação para quadras de tênis e espaços poliesportivos, a Novvalight, que atua há 20 anos no mercado de fabricação de luminárias industriais, lança um kit esportivo versátil, que reúne qualidade, segurança e economia, e é composto por nossos projetores Nextled

Os refletores para quadras esportivas que compõem o kit são entregues dentro de um prazo de até 10 dias, por meio de um atendimento rápido e simplificado, ou seja, capaz de integrar uma solução assertiva e personalizada com eficiência energética superior quando comparada às disponíveis no mercado.

O kit de iluminação esportiva da Novvalight é subdividido nos três níveis de prática de jogo – iniciante, médio e avançado – e pode ser utilizado em residências de alto padrão até condomínios residenciais e clubes. 

As soluções oferecidas pela Novvalight são certificadas, com selo de qualidade ISO9001 e voltadas para uma prática esportiva segura e especializada, capaz de impulsionar e incentivar cada vez o uso dos espaços para uma integração cada vez mais entre as pessoas e melhores experiências junto aos esportes. 

Os projetos luminotécnicos da Novvalight são desenvolvidos sob medida, cabem perfeitamente nas estruturas de condomínios – para os moradores e praticantes – nos clubes e em espaços públicos das cidades, pois atendem todo o processo – desde a implantação até a manutenção dos equipamentos.

Assim, cada kit esportivo está alinhado a uma classe estabelecida pela norma de iluminação esportiva e aos requisitos para uma quadra de tênis com alta visibilidade de jogo, seguindo os padrões internacionais de iluminação.

Partidas profissionais: Classe I

Quadras esportivas universitárias: Classe II

Clubes privados e quadras recreativas: Classe III e IV

KIT CLASSE 1 – Para quadra de tênis profissional 

  • Custos reduzidos em pelo menos 50%, com rápido retorno de investimento
  • Eficiência garantida com 12 Nextleds G
  • Iluminância: 589 lux
  • Uniformidade: 0,77
  • Projetores por torre: 3 un
  • Fluxo total: 482.400 lm

KIT CLASSE 2 – Para quadra de tênis esportiva universitária

  • Custos reduzidos em pelo menos 50%, com rápido retorno de investimento
  • Eficiência garantida com 12 Nextleds M
  • Iluminância: 356 lux
  • Uniformidade: 0,77
  • Projetores por torre: 3 un
  • Fluxo total: 291.804 lm

KIT CLASSE 3 – Para quadra de tênis em clubes privados e espaços recreativos

  • Custos reduzidos em pelo menos 50%, com rápido retorno de investimento
  • Eficiência garantida com 12 Nextleds P
  • Iluminância: 229 lux
  • Uniformidade: 0,77
  • Projetores por torre: 3 un
  • Fluxo total: 187.788 lm

A Nextled conta com tecnologia LED, presente nos projetores e refletores esportivos que garante ainda benefícios fundamentais como:

  • economia de energia
  • agilidade na entrega (em até 10 dias)
  • instalação ágil e facilitada com indicação do nível de iluminamento de acordo com a classe selecionada
  • alto rendimento
  • redução de custos com menos manutenção e maior aproveitamento através de estrutura altamente funcional e eficiente.
  • máxima visibilidade
  • iluminação LED direcionada, uniforme e de alta qualidade, ou seja, sem sobras ou zonas escuras.
  • padrão internacional
  • adequação às normas nacionais e internacionais com baixa poluição luminosa e distúrbio à vizinhança.

Por certo, o kit esportivo da Novvalight entrega mais do que refletores para quadras esportivas (e projetores). Este kit entrega toda uma experiência sensorial que envolve a integração entre pessoas, meio ambiente, economia e atividade física. 

Uma quadra bem iluminada pode ser um local convidativo para um encontro de trocas importantes, entre o coletivo e o individual, ou seja, um momento ideal para uma partida amistosa e valiosa.

Além disso, condomínios residenciais e parques públicos podem realizar a troca das antigas lâmpadas de vapor metálico para o LED, ou seja, uma oportunidade de ganhar em projeção luminotécnica especializada e pensada para o uso esportivo. 

Importante ressaltar aqui que, os dados dos kits esportivos foram gerados, justamente, com base nas obsoletas lâmpadas de vapor metálico de 400W para a comparação com as vantagens significativas do LED.

Para que a mudança seja um caminho interessante, veja abaixo algumas das vantagens do uso do LED em relação às lâmpadas de vapor metálico.

Sustentabilidade

As lâmpadas metálicas contém em seu interior gases que transformam a energia elétrica em luminosa. Porém, de fato, estes gases contaminam o solo no momento do descarte. Já a tecnologia do LED não possui metais pesados em sua composição.

Acendimento

As lâmpadas metálicas precisam de reatores para sua ignição e funcionamento e o acendimento completo pode levar até 15 minutos, depois de um episódio de oscilação de energia, por exemplo. Por sua vez, o LED é resistente a vibrações e não possui problemas de queima ou falha de filamentos, já que seu acionamento acontece por chip.

Aproveitamento luminoso

A lâmpada metálica desperdiça luz ao irradiar a luz em 360º, levando a uma invasão de iluminação. O LED, por sua vez, usa luz direcional e reduz a poluição luminosa.

Manutenção do fluxo luminoso

As lâmpadas metálicas, depois de 20% de uso, podem perder até 30% de luz, pois o químico presente se volatiza. O LED é composto por componentes capazes de garantir o fluxo luminoso consistente por até 70% da vida útil.

Manutenção

Com duração quatro vezes maior que a metálica, o LED reduz de forma significativa a necessidade de manutenção, refletindo assim na redução do custo envolvido no processo.

Economia

O LED possui capacidade de entregar a mesma quantidade de luz, ou até mais, enquanto consome até 75% menos energia que as lâmpadas de vapor metálico.

Assim, diante dessas possibilidades que extrapolam as quatro linhas e que garantem muitos benefícios no uso de projetores de LED em quadras de tênis, o kit esportivo da Novvalight é a solução que traz ainda outras vantagens, colocando-o como a escolha mais assertiva do mercado. Veja só:

Exatidão 

Com iluminação LED de alta qualidade e precisão, garante uma prática constantemente confiante e segura.

Alto padrão 

Os projetos luminotécnicos estão plenamente alinhados às normas de iluminação esportiva, nacionais e internacionais.

Segurança

As configurações e o planejamento são protegidos com elevada resistência e durabilidade para menor manutenção.

Crescimento sustentável

Pensar no todo inclui o respeito à biodiversidade com economia de energia, baixa poluição luminosa e cancelamento de distúrbio à vizinhança.

Praticidade

A instalação é rápida, fácil e monitorada, garantindo flexibilidade de práticas diurnas, noturnas, internas ou externas.

Motivação 

Em espaços bem iluminados, há maior acolhimento e maior possibilidade de uma vivência emocionante, saudável, moderna, inclusiva e única.

Eficiência 

Os custos de propriedade podem ser reduzidos em até 60% com rápido retorno de investimento.

Novvalight: tecnologia e inovação para iluminar

Com os olhos no futuro e as ações no presente, a Novvalight tem o propósito de promover a redução do custo de energia dos clientes com soluções baseadas em estudos luminotécnicos personalizados e na evolução dos projetos. 

O conhecimento sobre o tema, a experiência com mais de 20 anos no mercado, o time de especialistas e as inovações em iluminação que fazem uso da Internet das Coisas (IoT) possibilitam a Novvalight entender a demanda de cada cliente e, assim, desenvolver projetos e produtos com especificidade que geram alto desempenho e rendimento.

As soluções oferecidas contém características essenciais para, de fato, impulsionar a competitividade das empresas atendidas, aumentar a produtividade e garantir a prevenção de acidentes, independente dos segmentos em que atuam.

Dessa forma, o portfólio Novvalight reúne aplicações em iluminação para os mais variados setores, como:

  • Áreas industriais
  • Áreas externas e grandes espaços públicos ou privados
  • Portos e aeroportos
  • Instalações esportivas
  • Ambientes comerciais, corporativos, entre outros.

Por fim, todos os serviços, produtos e projetos da Novvalight são fabricados, desenvolvidos e realizados por um time de craques, campeões em eficiência energética e segurança, com estratégia e economia, prontos para atender a sua demanda.

Então, agora você já sabe onde e como encontrar a solução ideal em iluminação esportiva, desenvolvida com responsabilidade e conhecimento de causa, certo?

Conheça mais sobre o kit esportivo da Novvalight, entre em contato com nossos especialistas para uma proposta sob medida e prepare o pódio da vitória. 

Fontes: FAC SP, Unicamp

2022-07-20T14:48:24-03:0024/09/2021|Categories: Iluminação esportiva, Projeto luminotécnico|

Título

Ir ao Topo