Iluminação como guia, como instrumento para mostrar o caminho. Iluminação para colocar luz quando há falta ou quando ela é insuficiente. A luz de emergência industrial é tudo isso e é também uma exigência legal. E qual NR fala sobre iluminação de emergência? A norma técnica da ABNT, a NBR-10898. Esta norma trata de sistema de iluminação de emergência a ser instalado em edificações ou em outras áreas fechadas, na falta de iluminação natural ou falha da iluminação normal instalada.

De fato, cumprir com a norma é um passo fundamental dentro da perspectiva da segurança nos ambientes de trabalho. No entanto, é preciso escolher e investir em luminárias e equipamentos de iluminação industrial de qualidade, inteligentes e resistentes. Ou seja, é necessário que a iluminação de emergência industrial exerça, plenamente, sua função de oferecer segurança aos trabalhadores e trabalhadoras durante suas jornadas. Nesse sentido, deve operar de modo a construir espaços com luz adequada. Em outras palavras, deve ser mais do que simplesmente cumprir uma norma.

Então, para falar sobre a importância da luz de emergência industrial, sobre a norma que a rege e sobre as novidades em iluminação para indústria, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e, sem dúvidas, ofereça um ambiente mais seguro e produtivo por aí! 

O que é iluminação de emergência e qual sua importância?

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é a iluminação de emergência e qual sua finalidade. De acordo com o Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio – CB – 24, um sistema de iluminação de emergência deve existir para clarear os ambientes de passagem horizontal e vertical com iluminação suficiente. Em suma, esse tipo de iluminação tem como objetivo evitar acidentes e garantir a evacuação das áreas de risco. 

Dessa maneira, a importância da iluminação de emergência está em proteger a vida das pessoas nos ambientes de trabalho. Além disso, deve facilitar a ação dos bombeiros em caso de eventos como incêndio e necessidade de resgates. Outras funções do sistema de iluminação de emergência estão em não somente iluminar o ambiente com foco na segurança patrimonial, mas também sinalizar de forma inconfundível as rotas de fuga quando há necessidade de abandono do local. 

Assim, a iluminação de emergência deve:

  • Permitir o controle visual das áreas abandonadas para localizar pessoas impedidas de locomover-se; 
  • Manter a segurança patrimonial. Isto é, facilitar a localização de estranhos nas áreas de segurança pelo pessoal da intervenção; 
  • Sinalizar as rotas de fuga utilizáveis no momento do abandono do local; 
  • Sinalizar, para a aviação comercial, o topo de edificações com número de pavimentos igual ou superior a cinco; 
  • Possuir intensidade da iluminação suficiente para evitar acidentes e ter, como resultado, garantida evacuação das pessoas. É importante levar em conta a possível penetração de fumaça nas áreas;
  • Possuir garantia de que, em caso de falta de energia da concessionária ou abertura da chave geral, os pontos de luz do sistema sejam ativados.

O que diz a norma NBR-10898 para iluminação de emergência?

Diante da importância da iluminação de emergência nas indústrias, temos a norma técnica da ABNT, a NBR-10898. Acima de tudo, ela regula e determina as características mínimas exigidas na instalação desse tipo de sistema de iluminação. Vale destacar ainda que a instalação de sistema de iluminação de emergência é uma exigência do Corpo de Bombeiros. Do mesmo modo, como referências, além da NBR-10898, usam as normas NBR-5410 e NBR-6150.

Por isso, de acordo com as exigências, um sistema de iluminação deve ser projetado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros após vistoria. Dessa forma, depois poderá ser aplicado em toda edificação.

Assim, para uma boa elaboração de projeto de iluminação de emergência, é preciso ter como referência as diretrizes básicas. Todas, detalhadas na norma ABNT NBR 10898, falam também sobre a presença de dois tipos de iluminação no projeto. Veja só:

  • Iluminação de aclaramento:

Com o propósito de distribuir a luminosidade: mínima de três lux piso em locais livres de obstáculos e cinco lux piso em ambientes com obstáculos e escadaria;

  • Iluminação de balizamento:

Tem a função de orientar a rota de fuga.

Ainda no projeto de sistema de iluminação de emergência devem ser definidos os pontos nos quais serão instaladas as luminárias de aclaramento e as de balizamento. Nesse ínterim, leva-se em consideração a altura de instalação de um ponto de luz a outro, sendo que a distância máxima deve ser de quatro vezes a altura. No caso de ambientes menores, é exigido ao menos um ponto de aclaramento.

Bônus: você sabe qual a diferença entre bloco autônomo e luminária de emergência?

Já sabemos que segurança é essencial. E que tal somarmos maior eficiência energética ao projeto? As especificações para iluminação de emergência nas indústrias também consideram a qualidade dos equipamentos utilizados e a autonomia dos mesmos. Dessa maneira, o sistema de iluminação de emergência pode ser composto por blocos ou por módulos autônomos – mais utilizados hoje em dia por conta da fácil instalação —, contendo lâmpadas fluorescentes, dicróicas ou LED’s. 

E o que é um bloco autônomo? Ser autônomo significa atuar de forma independente, por conta própria. Ou seja, um bloco autônomo de iluminação de emergência funciona através de uma bateria interna – o que é um grande benefício pois para operar, basta ligá-la em uma tomada e, além disso, oferece uma instalação facilitada, sem necessidade de um sistema central, como já mencionado.

Vale relembrar que outro fator importante, na instalação de sistema de iluminação de emergência, é o crucial respeito às limitações da visão humana em referência ao tempo de adaptação dos olhos.

Como devem ser as luminárias de emergência?

Agora, vamos falar um pouco mais sobre as especificações relacionadas às luminárias para a iluminação de emergência industrial que, além de estarem dentro das normas, devem possuir características capazes de seguir os seguintes requisitos:

  • resistência ao calor

Os aparelhos devem ser construídos de forma que, no ensaio de temperatura a 70°C, a luminária funcione, no mínimo, por 1 hora. 

  • ausência de ofuscamento

Os pontos de luz não devem ser resplandecentes, seja diretamente ou por iluminação refletida. 

  • fixação na parede, no piso ou no teto

A fixação deve ser rígida, impedindo queda acidental ou remoção sem auxílio de ferramenta. Ademais, em áreas com material inflamável, a luminária deve ser capaz de suportar um jato de água sem desprendimento parcial ou total do ponto de fixação.  

  • distância máxima entre os pontos de iluminação

A distância não deve ultrapassar 15 metros e, entre o ponto de iluminação e a parede, 7,5 metros. O distanciamento entre pontos pode ser outro, desde que atenda os parâmetros das normas citadas.

Acidentes de trabalho e iluminação na indústria

Antes de apresentarmos as soluções Novvalight seja de luminária de emergência industrial ou comercial , vamos falar um pouco sobre a relação entre os acidentes de trabalho e iluminação inadequada. 

De acordo com o Ministério da Saúde, acidente de trabalho é “o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade do trabalho”.

E, dentre os fatores que podem colocar em risco a integridade física dos trabalhadores e trabalhadoras, também segundo o Ministério da Saúde, está a iluminação excessiva ou insuficiente. A NR 17, que trata da ergonomia no ambiente de trabalho, aborda a questão da iluminação industrial, do conforto visual e da segurança que um projeto luminotécnico deve se propor. 

Por isso, dentro de uma proposta de melhoria das condições de trabalho, deve haver uma recomendação e uma adequação do sistema de iluminação, pois, além de garantir a segurança e evitar acidentes, colabora para o melhor desempenho das funções laborais e para o aumento da produtividade. 

Soluções e lançamentos Novvalight: conheça as luminárias de emergência industriais e comerciais

Sempre à frente no quesito iluminação industrial, a Novvalight possui um grupo de produtos Tech, com luminárias sob medida, prontas para automação, com recurso IOT e resistentes. Além de opções de luz de emergência industrial, também conta com soluções para iluminação comercial. Todos os modelos, entre luminárias e projetores, podem ser adaptados com módulo de emergência e atendem diversos segmentos não somente ao cumprir com as normas exigidas, mas também ao mesmo tempo que trilhando o caminho da inovação. 

Confira as opções de modelo de luminária de emergência industrial e comercial! 

  • NEXTLED

Sobretudo sinônimo de versatilidade e economia, o Nextled é um projetor com ganho notável na relação entre fluxo luminoso e custos tanto de energia quanto de manutenção. Possui alta resistência a ações do tempo, gás, vapores e pó, além de maior segurança e durabilidade para os mais diversos ambientes. Decerto, a luz de emergência industrial ideal para áreas de mineração, ambientes industriais, centros logísticos, galpões e demais aplicações.

  • BRENNA

Para sobrepor ou embutir, agrega conforto visual com notável redução de consumo médio, eficiência energética superior, economia e ganho de produtividade para escritórios, galpões, supermercados e outros diversos ambientes.

  • ROMA

Sofisticada e eficiente, a Roma é uma luminária comercial disponível em diferentes tamanhos, níveis de potência e fluxo luminoso e agora, também, disponível com módulo de emergência acoplado. 

  • TODI

Ideal para centros comerciais, ambientes corporativos e comerciais, a Todi ilumina com alta economia, qualidade e versatilidade.

  • PADOVA

Com elevado rendimento, a Padova possui opções de diferentes tamanhos, níveis de potência e fluxo luminoso. Adequada para áreas de loja e corporativas.

  • LUCCA

Ideal para centros logísticos, comerciais e de produção, a luminária Lucca se destaca passo que oferece distinto custo-benefício: agrega alta eficiência energética por meio de um maior fluxo luminoso, exigindo menor demanda de potência e assegurando aumento de economia, segurança e produtividade.

  • MATRIX

Antes de mais nada, as MATRIX, Matrix 3, Matrix 5 e Matrix MAX compõem uma família de produtos de alta potência e resistência. Todas podem funcionar como uma luz de emergência industrial e, através de uma personalização inteligente que resulta em alta dissipação de calor, oferece elevada performance em níveis ideais de potência, juntamente com alcance de altos fluxos luminosos para economia e qualidade superior. Disponível também nas versão EASY e SOLAR:

Um projetor solar industrial ideal para áreas remotas, estacionamentos, passarelas, ciclovias, correias transportadoras, entre outros com alimentação 12-24V.

Uma luminária blindada LED, móvel, de alta potência, com 24 LED’s de primeira linha e tecnologia ‘Silicon Carbide Based Semiconductor’.

  • CITYSOLAR

Trata-se de uma luminária pública solar. A CitySolar com lentes em PMMA, projetada para satisfazer situações nas quais há exigência de poupar recursos para economia de energia, ou seja, para projetos que consideram a sustentabilidade.

Innova: a linha de luminárias de emergência industrial em diferentes modelos

E tem mais! Após o lançamento de toda Linha Innova, composta por luminárias herméticas exclusivas, a Novvalight otimizou ainda mais o seu custo-benefício, ampliou suas especificações e revolucionou suas utilidades. 

Agora com maior abrangência, toda e qualquer hermética Innova pode funcionar como uma luminária de emergência industrial. Além disso, todos os modelos possuem resistência duplicada com a combinação do grau de proteção IP66 e o singular grau IP69K: proteção máxima para maior rendimento e durabilidade.

  • Silver – Innova com 3 anos de garantia 
    • IP66
    • IP69K
    • 50 Mil horas
  • Black – Innova com 5 anos de garantia
    • IP66
    • IP69K
    • 100 Mil horas
  • Red – Innova com 3 a 5 anos de garantia
    • IP66 EMERGÊNCIA com 3 anos de garantia
    • IP69K EMERGÊNCIA com 5 anos de garantia

As luminárias Innova são ideais para situações TGVP (ou seja, nas quais há necessidade de equipamentos à prova de tempo, gases, vapores e pós), além de ambientes com desinfecções constantes.

Se você deseja conhecer mais sobre a linha Innova e ter acesso exclusivo à uma tabela comparativa de herméticas, inicie a sua jornada incrível com a Novvalight e aproveite para não perder mais nenhuma novidade.

Por fim, agora você sabe que ao escolher luminárias industriais de qualidade, certificadas e dentro dos padrões exigidos, seu projeto de iluminação de emergência terá muito sucesso. 

Ah, e conte com o time da Novvalight para: descomplicar e tornar seu projeto possível com expertise e facilidade; para otimizar seu potencial ao máximo e ter rápido payback; e para revolucionar, reduzindo os custos e aumentando os resultados. Até o próximo ;)

Fontes: Corpo de Bombeiros, Ministério da Saúde, Fio Cruz