A iluminação inteligente de grandes alturas e áreas extensas pede soluções econômicas e eficazes na mesma medida. Neste sentido, o setor industrial, além de pequenas e médias instalações esportivas, precisa contar com refletores, luminárias e projetos luminotécnicos capazes de atender à necessidade de iluminar um espaço amplo com qualidade e economia, oferecendo segurança às atividades e gerando eficiência energética

Desse modo, ao investir em uma iluminação inteligente, os setores da indústria e esportivo têm vantagens em diferentes aspectos que extrapolam a economia da conta de energia e chegam ao bem-estar e ao conforto das pessoas e à sustentabilidade do planeta. Então,  diante disso, preparamos este artigo que fala sobre iluminação inteligente por meio de recursos de automação e do uso de refletores industriais dimerizados de LED. 

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer a melhor solução para iluminação de sua indústria ou área esportiva? Acompanhe a leitura! 

O que é dimerizável? 

Para começar nossa conversa sobre iluminação inteligente, primeiramente vamos tratar do termo dimerizável. Assim, o verbo dimerizar significa regular a quantidade de luz que uma lâmpada emite.

Para isso, temos o dimmer, um componente elétrico utilizado para fazer a dimerização de lâmpadas. Desse modo, o dimmer conta, geralmente, com uma chave seletora . E, mediante sua rotação, aumenta ou diminui o brilho da lâmpada

Portanto, dimerizável é a característica de uma lâmpada, refletor ou projetor, que conta com um dispositivo capaz de permitir a variação da luminosidade de acordo com a demanda do ambiente. 

Por sua vez, o recurso integra as soluções de iluminação inteligente, pois garante ajustes na quantidade de luz, modulando a intensidade de acordo com a necessidade, iluminando com eficiência quando preciso e reduzindo o desperdício e o consumo em excesso

Automação na iluminação industrial e luzes inteligentes 

Partindo da tecnologia da lâmpada ou do refletor dimerizável capaz de gerar eficiência energética, tão fundamental à indústria, vamos ao conceito de automação da iluminação e da luz inteligente. Dessa forma, estes itens chegam para integrar um projeto de iluminação inteligente

É certo que as lâmpadas e as soluções para iluminar passaram por inúmeras transformações ao longo dos anos. Hoje, com o salto da indústria 4.0, elas também ganharam versões inteligentes e automatizadas. 

Como aliada desse avanço da iluminação está a tecnologia LED, inventada ainda nos anos 60 e que, por si só, já representa uma economia significativa no setor industrial.

Desse modo, a iluminação inteligente nasce da combinação de tecnologias, como LED e automação, para personalizar os projetos luminotécnicos e refletir em mais assertividade e mais economia

Então, quais as vantagens da iluminação inteligente na indústria?

Em suma, como exemplos práticos dos benefícios da iluminação inteligente na indústria, podemos destacar alguns aspectos que agregam e geram valor. Veja só:

  • redução de custos;
  • aumento da eficiência;
  • aumento da produtividade;
  • reforço na segurança e nas boas práticas de produção;
  • gerenciamento mais eficiente de contas e gastos;
  • sustentabilidade;
  • compromisso socioambiental.

Solução em iluminação inteligente para áreas industriais e esportivas extensas

Como encontrar a melhor maneira de iluminar áreas, pátios industriais e espaços esportivos com eficiência, segurança e economia? Para oferecer solução em luminárias inteligentes e automação de projetos luminotécnicos, a Novvalight conta com um catálogo completo, no qual todo e qualquer produto, possui a opção de ser dimerizável.

Dentre diversas opções de luminárias e projetores led, neste artigo vamos destacar o projetor Everled G3, sempre pronto para atender  grandes áreas, como pátios, indústrias, galpões, arenas, estádios e muito mais. Vamos conhecer? 

O efeito Everled G3: iluminação inteligente em grandes instalações esportivas, industriais e de infraestruturas urbanas 

Seja em estádios, túneis, pedágios, aeroportos, pátios ou em grandes áreas, em geral, o efeito Everled G3 é contagiante! O projetor nacional chegou em sua terceira geração, ao passar por uma evolução contínua para atender diversos segmentos com curvas precisas, potentes e únicas

O Everled G3 é um refletor com opção de ser dimerizável, com alta potência e fluxo luminoso, o que propõe e entrega um resultado assertivo aos mais diversos desafios envolvidos na iluminação de áreas extensas. Com ele, é possível adequar o nível ideal de potência ao projeto através de uma aplicação personalizada à instalação – um diferencial de todo projeto luminotécnico assinado pela Novvalight. E, mesmo assim, conquistar um impacto sustentável positivo com economia em energia e manutenção, além de menor poluição luminosa. 

Então, entre os diferenciais do refletor Everled G3, podemos destacar:

Magnitude e exatidão

Controle de abertura de facho de luz e níveis de potência personalizados para iluminação de grandes áreas sem desperdício de iluminação, ofuscamento e brilho excessivo.

Curvas fotométricas precisas e personalizadas

Range de curvas com mais de 10 opções, em aberturas que vão de 8 a 60°, o que evita perda de luz através de eixos de iluminação que são direcionados em pontos específicos, exatamente da forma que o projeto necessita.

Uniformidade em diversas possibilidades de instalação

Goniômetro e alças reforçadas para diferentes angulações. O resultado é o poder de controlar a distribuição de luminância e a direcionalidade da luz, que quando combinadas ao brilho, reprodução de cor e aparência de cor da luz corretos, garantem melhor desempenho visual.

Controle térmico apurado

Estrutura preparada para total domínio da temperatura de operação em todos os componentes da luminária com dissipadores em alumínio injetado, LED cerâmico, fechamento em vidro e cabeamentos em silicone. Combinação ideal entre geometria e performance para eficiente troca de calor, prolongando a longevidade do aparelho e do projeto.

Padrão FIFA, CBF e DIN EN 12193

Seja dentro ou fora do campo, na arena ou na arquibancada, a magnitude do Everled G3 respeita as normas de iluminação esportiva e oferece iluminação uniforme, sem ofuscamento, com nível de iluminamento adequado e brilho controlado.  

Visão límpida, nítida e em alta definição

Brilho e iluminância na medida certa com TCLI maior que 90 para transmissões Full HD de alta definição, mesmo que em slow-motion (câmera lenta).

Emocionante, do estádio até em casa

Imersão completa com visibilidade límpida e uniforme para experiências emocionantes e inesquecíveis. Preparado para showlighting com DMX.

Segurança e desempenho

Visão livre de ofuscamento para maior produtividade, conforto e proteção.

Everled G3 sempre de olho no lance: o caso Brinco de Ouro da Princesa, estádio do Guarani Futebol Clube

A Novvalight revitalizou a iluminação da casa nação bugrina com resultados impressionantes e sustentáveis ao revoluiconar a maneira de encarar a iluminação de campo de futebol! O local passou por uma renovação completa no projeto luminotécnico, oferecendo personalização inovadora e resultados excepcionais.

Com a implementação de 112 unidades do Everled G3, a terceira geração do projetor para campos de futebol da Novvalight, o estádio Brinco de Ouro da Princesa agora brilha com 10 vezes mais luz, enquanto economiza 56% em energia elétrica. Além disso, o estádio atende aos rigorosos padrões da CBF e CONMEBOL, além das normas de segurança como ABNT NBR 5410, ABNT NBR 9513, NR-35 e NR-10. E está apto para futuras adequações totais ao padrões FIFA.

A estreia da nova iluminação ocorreu em 02 de agosto de 2023, marcando um momento histórico para o Guarani. O estádio brilhou como nunca antes, estabelecendo um recorde anual de torcedores presentes. A clareza visual proporcionou uma experiência emocionante para todos os presentes, garantindo que nenhum lance passasse despercebido através de VAR facilitado, visão nítida e IRC ideal – sem nenhum ofuscamento.

Refletor led para campo de futebol Everled G3 em estádio do Guarani Futebol Clube, Campinas

112 projetores Everled G3 iluminam o icônico estádio Brinco de Ouro da Princesa, casa do Guarani FC, em Campinas. Foto: Portailer.

Contornar grandes ícones é valorizar suas histórias: o projetor Everled no Santuário Nacional de Aparecida

O lighting designer Antonio Carlos Mingron escolheu o projetor Everled G3 para iluminar a fachada norte do grande complexo religioso Santuário Nacional de Aparecida. Como resultado, a luz ideal tornou a obra ainda mais valorizada, já que recebeu um projeto de iluminação personalizado para igrejas e monumentos.

Os destaques técnicos desse projeto você pode conferir na Edição 120 da Revista Lume Arquitetura, por Erlei Gobi.

Iluminação para igrejas: projetor EVERLED na fachada norte do Santuário Nacional de Aparecida em projeto Mingrone Iluminação

Iluminação para igrejas é o destaque da Edição 120 da Revista Lume Arquitetura. Por Erlei Gobi. Fotos: Pedro Mascaro. Projeto luminotécnico: Mingrone Iluminação.

Vantagens do refletor Everled G3 dimerizável

Por fim, o refletor Everled G3 da Novvalight é indicado para iluminação inteligente de espaços externos industriais e esportivos que ganham:

  • em eficiência;
  • em economia (com a automação do projeto luminotécnico, criado com o propósito de reduzir custos e manter a iluminação uniforme); 
  • em melhoria nas condições de de segurança;
  • em durabilidade;
  • em facilidade de instalação;
  • em redução na necessidade de manutenção; 
  • em melhor Retorno sobre investimento (ROI):
  • em impacto sustentável positivo com descarte mais limpo e menor poluição luminosa.

Com fabricação nacional de 25 anos de experiência no mercado, a Novvalight produz luminárias exclusivas para soluções baseadas em estudos luminotécnicos personalizados, que geram eficiência e economia de energia e que cumprem os requisitos da ABNT. 

Entre em contato com um expert Novvalight e receba um projeto personalizado. Para obter datasheet, curvas e demais arquivos técnicos do refletor Everled G3, acesse o nosso catálogo digital Oxytech

Até o próximo artigo!