Indústria de luminárias no Brasil: uma história de clareza e evolução

Indústria de luminárias no Brasil: uma história de clareza e evolução

A vida ficou mais clara a partir da invenção da lâmpada elétrica, há mais de 140 anos, quando a luz foi acesa pela primeira vez por Thomas Edison. Em seguida, de lá pra cá, muita coisa mudou. Portanto, hoje temos as lâmpadas de LED e todo um sistema de inteligência luminosa que funciona por sensores, controles e vozes. Nesse meio tempo, em um percurso evolutivo da iluminação, a indústria de luminárias no Brasil e a história da Novvalight se encontram pelo caminho. 

Para percorrer essa estrada e apresentar toda a tecnologia não somente em iluminação pública, mas também comercial e industrial, que a Novvalight tem à disposição em seu portfólio, preparamos este artigo. Trata-se de um passeio pela trajetória da Novvalight no país e pelas possibilidades, diferenciais, vantagens bem como exclusividades em luminárias que oferece ao seu público. 

Para embarcar, acenda a luz e siga na leitura! 

A história de iluminação elétrica no Brasil 

Antes  de tudo, vamos começar bem do início e voltar um pouco no tempo. Como dissemos, há mais de 140 anos, o jovem norte-americano Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica. Mas, antes dele, muitos outros desenvolveram e se debruçaram sobre outras fontes de iluminação que não o óleo ou o querosene. 

Eventualmente, depois de muitos testes e entre soquetes, caixas de junção, fusíveis, geradores, motores e condutores subterrâneos, Thomas Edison e sua trupe produziram mais de 50 mil lâmpadas no ano seguinte à invenção do modelo incandescente.

No Brasil, foi no ano de 1879 que se registrou a primeira utilização da luz elétrica. Logo depois, tudo ficou mais claro na estação Rio, da Estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas seis lâmpadas no arco voltaico, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.

Nesse sentido, a cidade de São Paulo também seguia com sua expansão. Novas ruas foram abertas e um amplo programa de obras de saneamento e pavimentação foi realizado.

Para acompanhar o progresso, a iluminação pública passa a fazer parte das transformações. 

Então, em 1905, as primeiras lâmpadas elétricas da cidade são instaladas na Rua Barão de Itapetininga. Logo depois, em dois anos, são iluminadas as ruas do triângulo formado pelas ruas Direita, 15 de Novembro e São Bento, com 50 lâmpadas de arco fechado.

Como resultado, atualmente a cidade de São Paulo conta com uma rede de iluminação pública com mais de 600 mil lâmpadas ao longo de uma malha exclusiva que cobre uma extensão de aproximadamente 17 mil quilômetros

O total equivale à distância do Brasil ao Japão e a um consumo mensal de aproximadamente 49 GWh, cerca de 10% da produção de uma turbina de Itaipu.

Curiosidade: luminárias e poesia 

Luz e poesia? Sim, as transformações da cidade de São Paulo e a presença dos postes e das luminárias públicas no Brasil viraram título de uma série de 22 poemas de Oswald de Andrade, um dos nomes mais representativos da literatura brasileira, não somente nascido mas também criado na capital paulista. 

Por analogia, em “Postes da Light”, o poeta nos presenteia com uma crônica da Capital que tem, como grande metáfora, justamente, os suportes de luz, símbolos de uma cidade em plena expansão. 

Além disso, outra curiosidade é que, diante do desligamento dos lampiões a gás, na década de 30, foi extinguida a profissão conhecida como “vagalume”, que fazia referência às pessoas do bairro responsáveis por acender os lampiões ao cair do dia. 

Direto da Itália: a chegada da Novvalight ao Brasil

Então, agora que percorremos um pouco do caminho da iluminação elétrica no Brasil, vamos à história da Novvalight e o seu papel na indústria de luminárias no país. Antes de fazer morada em terras tupiniquins, a Novvalight era a Fael Luce SpA, uma fabricante de aparelhos de iluminação para grandes áreas, sediada na Itália e nascida em 1965. 

Sendo assim, na década de 60, tornou-se uma das principais operadoras de destaque no setor luminotécnico italiano e mundial. Com a presença consolidada e experiência adquirida, a Fael Luce estabelece, em 1999, em Campo Largo, Paraná, uma filial no Brasil. O objetivo era de se consolidar no ramo nacional de indústria de luminárias e oferecer aparelhos voltados para iluminação pública. 

Nasce, então, a Fael Luce do Brasil. Com o tempo, torna-se reconhecida entre a indústria de luminárias, pois nacionaliza a produção de luminárias e projetores para áreas externas, indústrias e iluminação pública com grande abrangência no mercado.

Certificação ISO 9001

Ao longo dos anos, investimentos em capacitação, estrutura, pessoal e tecnologia renderam, em 2009, o título de qualidade pelos processos de produção, a Certificação ISO 9001 pelo Sistema de Qualidade C.S.Q. – I.Q.N.E.T., segundo a norma UNI EN ISO 9001: 2000. 

A Certificação ISO 9001 é, basicamente, um sistema de gestão capaz de aprimorar a qualidade e a eficácia de processos através da melhoria contínua dos mesmos, pois foca em aumentar, com consistência, a capacidade da empresa de fornecer produtos e serviços que atendam, de forma eficiente, às demandas tanto na empresa, como em relação a otimização de uso de recursos, assim como às do mercado em geral e também dos clientes. 

Este reconhecimento é um passo importante que sedimenta e impulsiona para o aprimoramento constante de suas atividades e produtos, oferecendo ainda mais destaque na indústria de luminárias nacional.

A marca Novvalight

Em 2015, após a transição tecnológica, na qual todos os esforços da equipe se voltaram para o desenvolvimento de soluções em LED, nasce a Novvalight – Eficiência Sustentável. Dessa forma, naquele ano ela chegou ao mercado brasileiro de indústria de luminárias para fortalecer os produtos nacionais e atuar na vanguarda do setor luminotécnico.

Sendo assim, se vê acontecer o processo de evolução vivo, pulsante e transformador. Uma nova marca que se dispõe a antecipar os recursos e inteligência luminotécnica, com portfólio renovado e totalmente voltado às necessidades do mercado brasileiro industrial.

Vantagens das lâmpadas em LED

Primeiramente, antes de falarmos sobre as soluções de luminárias industriais da Novvalight, vamos apresentar brevemente as vantagens no uso de lâmpadas em LED. Nesse ínterim, todos esses benefícios compõem uma evolução – e uma grande revolução – tanto na indústria de luminárias quanto na forma de iluminar em si.

  • baixo custo

Acima de tudo, a principal vantagem da lâmpada em LED é a economia de energia. As lâmpadas em LED podem gerar uma economia de até 80%.

  • vida útil longa

Em razão da sua grande capacidade luminosa, as lâmpadas em LED podem durar até 25 vezes mais que as incandescentes e até 3 vezes mais que as fluorescentes. 

  • lâmpada segura

A lâmpada em LED não emite radiação ultravioleta e não gera cansaço visual, como os outros tipos, pois não possui mercúrio e nenhuma outra substância tóxica em sua composição. 

  • sustentável

Por não possuir filamentos metálicos, mercúrio ou outras substâncias tóxicas na composição, a lâmpada em LED não emite poluentes ao meio ambiente e pode ser reciclada.

Diversos setores: os diferenciais e a versatilidade das luminárias Novvalight 

Para atender à demanda de luminárias industriais no Brasil, a Novvalight conta com um catálogo de produtos não só versáteis mas também com diferenciais importantes. Definitivamente, todos colaboram para uma maior produtividade e competitividade.

A estrutura física, o conhecimento técnico e a expertise em soluções específicas para diversos segmentos fazem da Novvalight uma indústria de luminárias com foco em garantir segurança, eficiência energética e baixo custo de energia.

Sendo assim, veja a seguir as linhas de luminárias industriais Novvalight, seus grupos, suas indicações e benefícios. 

Trata-se de uma luminária para iluminação comercial, que se apresenta nas versões pendente ou de embutir, ambas desenvolvidas para atender os requisitos de um ambiente corporativo ou industrial com baixo custo, durabilidade e elevada eficiência.

Aplicações:

A luminária para galpão ROMA LED é indicada para centros comerciais, instalações prediais, industriais, supermercados, entre outros.

A luminária LED de embutir ou de sobrepor, BRENNA, oferece a mais alta qualidade de iluminação. Com um fluxo luminoso útil de até 4200 lumens e potência de 19W até 36W, gera um consumo médio inferior aos equipamentos convencionais utilizados atualmente.

Aplicações:

BRENNA é indicada para centros comerciais, instalações prediais, industriais, supermercados e todos os ambientes que buscam por iluminação de qualidade com baixo custo de manutenção.

É uma luminária LED high bay, composta por elementos rastreáveis, ou seja, possuímos informações sobre os elementos contidos em cada luminária produzida. Trata-se de uma garantia de proteção, capaz de promover maior durabilidade para a peça, tanto na parte interna, quanto externamente.

É uma luminária LED high bay leve e indicada para pequenos galpões e centros de distribuição, com vida útil de 100 mil horas.

Certos ambientes agressivos necessitam de luminárias capazes de sobreviver sob condições críticas, como trepidações, exposição à alta ou baixa umidade do ar e poeira. 

Assim, diante de sua versatilidade, NEXTLED HB se torna também um produto ideal para indústria pesada. A luminária é o resultado da produção e montagem realizadas no Brasil, com controle de qualidade e garantia de luminárias robustas. 

Além disso, são eficientes e prontas para instalação em indústrias e áreas externas.

Aplicações:

A NEXTLED HB é indicada para aplicação em indústrias, galpões, armazéns e depósitos, além de ser ideal para pé direito elevado (até 10 metros), para iluminação de porta pallet e para eficiência energética.

A NEXT ON é uma luminária LED com IP66, compacta, projetada para indústria, com objetivo de gerar economia de energia em galpões, centros logísticos e de distribuição.

A NEXT ON é resistente ao gás e ao enxofre então, também pode ser aplicada em estacionamentos fechados e armazéns. 

Economicamente viável e com rápido payback, a NEXT ON foi desenvolvida para durar e atender aos requisitos de um ambiente seguro, visualmente eficaz, com LED de alta performance, sendo assim uma proposta compacta e leve, pronta para economia de energia de grandes espaços.

A luminária para comércio PADOVA atende ao segmento de iluminação comercial de forma versátil, em instalações variadas, com diversos fluxos e tamanhos.

Assim, é um produto que possui fácil acesso às conexões elétricas para rápida instalação sem necessidade de abertura da luminária. 

Aplicações:

A luminária para comércio PADOVA é indicada para iluminação de escritórios, salas de reunião, ambientes comerciais e instalações prediais.

O projetor industrial MATRIX faz parte da família MATRIX, com design sofisticado e desenvolvido para atender as mais diversas necessidades dos clientes, que possuem áreas externas iluminadas. 

Aplicações:

MATRIX é o projetor industrial ideal para áreas externas, pátios, estacionamentos, passarelas, ciclovias, que exigem economia e qualidade de iluminação.

INTERA é a luminária LED linear, de alta eficiência, indicada para galpões industriais e comerciais, projetada para o segmento industrial, logístico e comercial.

Trata-se de uma luminária que atende diversos segmentos industriais, como centros de distribuição, indústria automotiva, escritórios, supermercados, redes varejistas, entre outros.

A INTERA foi desenvolvida para durar e atender aos requisitos de um ambiente amplo, seguro e visualmente eficaz. Possui LED de alta performance, em uma proposta linear para galpões logísticos, industriais e centros comerciais.

Aqui, a luminária PADOVA é feita sob medida e atende ao segmento de iluminação comercial, em instalações variadas, com diversos fluxos e tamanhos.

Assim, é um produto que possui fácil acesso às conexões elétricas para rápida instalação sem necessidade de abertura da luminária. 

Aplicações:

A luminária para comércio PADOVA é indicada para iluminação de escritórios, salas de reunião, ambientes comerciais e instalações prediais.

A luminária hermética LED da Novvalight é altamente indicada para áreas nas quais há o processamento de alimentos e bebidas. Também é ideal para locais onde a iluminação com grau de proteção IP69K é fundamental.

Dessa forma, é uma luminária que atende segmentos industriais específicos, como mineradoras, indústrias têxteis, papeleiras, estacionamentos fechados, entre outros.

Projetada para suportar lavagens de alta pressão, vapores, graxas, operações em altas e baixas temperaturas, a luminária INNOVA contribui para um ambiente de trabalho limpo, seguro e visualmente eficaz.

Um produto EXPERT vai muito além ainda e, para conhecer todas as suas soluções inteligentes e eficazes para a indústria, clique aqui.

MATRIX SOLAR é um projetor com design sofisticado, desenvolvido para atender às demandas diversas dos clientes que possuem áreas externas iluminadas.

Ele une um sistema óptico de alta performance e LEDs High Power altamente eficazes, portanto, são capazes de satisfazer as especificações dos projetos elétricos, proporcionando economia e qualidade de iluminação.

Aplicações:

O projetor solar industrial MATRIX SOLAR é indicado para áreas remotas, áreas e soluções sustentáveis, estacionamentos, passarelas, ciclovias, correias transportadoras, entre outros.

A MATRIX EASY é uma luminária blindada LED, da categoria projetor LED, que oferece eficiência energética, alto poder de iluminação e facilidade por se tratar de uma luminária móvel.

A luminária nasceu para atender o segmento alimentício, que segue rígidos padrões de segurança alimentar e que necessita de aparelhos resistentes, capazes de garantir um espaço seguro e com alto nível de higiene.

Em resumo, os grupos de luminárias fabricadas pela Novvalight impactam positivamente os resultados de seus clientes e são desenvolvidas para atender diferentes necessidades:

GO

  • produtos prontos para iluminar
  • une eficiência com agilidade em uma proposta viável para sua instalação
  • em estoque
  • envio rápido
  • já chega eficiente
  • para economia
  • fácil instalação

EXPERT

  • produtos para iluminar grandes desafios
  • transforma a natureza do seu projeto em soluções de alta performance
  • ideal especificação
  • indicada para nichos industriais
  • para solução de problemas
  • pré automação/IOT

TECH 

  • produtos para iluminação inteligente sob medida
  • integra recursos que se conectam com a evolução do seu negócio
  • para projetos luminotécnicos
  • com controle de automação
  • com recursos IOT

Luminárias eficientes: estudos e projetos personalizados

Decerto, dentro das linhas de luminárias industriais e seguindo o caminho evolutivo de iluminação do qual a Novvalight faz parte, temos duas ferramentas fundamentais: o estudo e a personalização dos projetos luminotécnicos

Por meio de uma análise criteriosa das necessidades e expectativas de cada ambiente, é possível traçar um projeto de iluminação que garanta eficiência energética segura e economicamente viável

A eficiência sustentável trata-se de um investimento para lucro futuro. Por isso, toda peça produzida pela Novvalight nasce com o objetivo de garantir um excelente desempenho, com economia de energia, durabilidade e redução de manutenções.

Como cada projeto possui suas particularidades, o time de especialistas da Novvalight olha para essas necessidades junto aos clientes e, de forma conjunta, encontra soluções que impactam suas rotinas positivamente e elevam os critérios de qualidade dentre a indústria de luminárias do Brasil.

Assim, os estudos e projetos personalizados focam em:

  • Eficiência energética com design exclusivo
  • Menos manutenções e mais durabilidade
  • Economia de energia e mais produtividade
  • Investimento que se paga e se sustenta

Novvalight: experiência e conhecimento geram mais luz e certificações

Por fim, vale destacar que a Novvalight está há mais de 20 anos fazendo parte da evolução na indústria de luminárias no Brasil, atuando como fabricante de aparelhos produzidos com soluções em LED eficientes e mais lucrativas.

Ademais, como prova de seu compromisso e responsabilidade com seus clientes e com a sociedade, a Novvalight possui certificações importantes, não só a ISO 9001 bem como a confirmidade com a portaria 62/2022 do Inmetro para luminárias públicas. Sob o mesmo ponto de vista, ambas atestam a qualidade da luminária CITYLED e que é imprescindível para projetos de licitações públicas.

Sobretudo, a atuação da Novvalight em soluções de iluminação segue na direção do propósito de promover a redução do custo de energia dos clientes clientes, a partir de estudos e planejamentos de projetos luminotécnicos personalizados.

Dessa forma, como vimos ao longo deste texto, a Novvalight desenvolve e produz luminárias de alto desempenho e rendimento, essenciais para impulsionar a competitividade das empresas atendidas, independente do tamanho e dos segmentos em que atuam. 

Então, o portfólio Novvalight reúne aplicações versáteis em iluminação para os mais variados setores, tais como:

  • áreas industriais
  • áreas externas e grandes espaços públicos ou privados
  • portos e aeroportos
  • instalações esportivas
  • ambientes residenciais, comerciais e corporativos.

Com o intuito de acompanhar as novidades, tendências e soluções inteligentes em luminárias industriais, fica nosso convite para se inscrever no canal da Novvalight no YouTube

E, por fim, para já se programar para o próximo ano, baixe o nosso catálogo de produtos de 2022 e tenha em mãos a mais recente evolução em iluminação corporativa. 

Fontes: Época Negócios, Prefeitura de São Paulo, O Setor Elétrico

2023-03-01T10:50:28-03:0023/12/2021|Categories: Iluminação industrial, Projeto luminotécnico, Tecnologia LED|

Título

Ir ao Topo