Iluminar as cidades com tecnologia e inteligência. Iluminar as cidades para gerar segurança, bem-estar e economia. A iluminação pública reflete, diretamente, na qualidade de vida das pessoas e nos cofres das administrações municipais. Por isso, é fundamental que as prefeituras façam investimentos em luminárias de qualidade. Além disso, devem oferecer eficiência energética, baixo custo de manutenção e redução no gasto com energia elétrica.
Sendo assim, neste contexto de modernização e eficiência dos produtos para iluminação pública, as normas técnicas ganham força. Ademais, contribuem para a padronização e qualidade na prestação desse serviço. Entre as normas, está a NBR5101. Essa norma estabelece quais exigências para iluminação pública as prefeituras devem seguir. O seu objetivo é claro: evitar acidentes que envolvam pedestres ou veículos.
O cumprimento dos critérios estabelecidos pela norma regulamentadora garante que a gestão pública ofereça às pessoas melhores condições de iluminação, segurança e desenvolvimento. Então para falar da importância da NBR5101 e das soluções em luminárias para vias públicas, área e muros exteriores, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!
O que é a ABNT NBR5101?
Primeiramente, vamos começar entendendo o que é a ABNT NBR5101. Trata-se de uma Norma Regulamentadora que foi outorgada em 2012. Ela serve para estabelecer quais exigências para iluminação pública devem ser seguidas pelas prefeituras. Consequentemente, tais exigências preservam a vida humana e evitam riscos e acidentes.
Diante das transformações tecnológicas recentes e da popularização da iluminação LED em vias públicas nos últimos anos, a ABNT NBR5101 passou por revisões para se atualizar. Sendo assim, pôde seguir garantindo inúmeras vantagens à população e às administrações públicas.
Na NBR5101, é possível encontrar especificações de instalação da iluminação pública. Todas devem ser incluídas em um projeto de iluminação que visa o conforto visual, a segurança, a eficiência e a economia energética.
Assim, podemos destacar que os projeto de iluminação pública precisam atender as mínimas condições, como por exemplo:
- redução de acidentes noturnos;
- facilidade do fluxo de tráfego;
- destaque a edifícios e obras públicas durante a noite;
- eficiência energética.
Quais exigências estão presentes na NBR5101, a norma de iluminação pública?
Bem, vamos citar aqui alguns dos critérios exigidos pela NBR5101 para garantia de melhores condições de iluminação pública. Por meio dos exemplos, é possível compreender melhor a importância da regulamentação.
-
Nas vias de tráfego
Em vias onde há intenso tráfego tanto de veículos quanto de pedestres, por exemplo, a NBR5101 estabelece que uma iluminação adicional pode ser utilizada para alertar os condutores com antecedência quanto à possibilidade de que possam existir pedestres cruzando a via logo à frente.
Outra situação que a norma estabelece é que a passagem de pedestres seja destacada na via, por isso, recomenda-se a utilização de lâmpadas com “temperatura de cor”, diferentes das lâmpadas que fazem a iluminação da pista de rolamento.
Já em cruzamentos de grandes centros urbanos, a NBR5101 reforça que o projeto luminotécnico deve ser meticulosamente calculado e estudado para não prejudicar ou gerar confusão na sinalização viária.
-
Nos espaços públicos
“Mais do que a quantidade de luz que se coloca no espaço público é a qualidade dessa luz que permite alcançar objetivos como a segurança e o conforto, que por sua vez estão na base da vivificação dos espaços públicos. A luz pode dar sentido a um lugar, dar-lhe um novo valor de uso. A iluminação pública deve ser um espaço de criação e ajuste da cidade que não dorme (FERNANDES, 2016, p. 8).”
Em espaços públicos, como praças, parques, calçadões e muros exteriores, a iluminação deve permitir, no mínimo, o reconhecimento mútuo entre as pessoas, a segurança para o tráfego de pedestres e a correta identificação de obstáculos.
Além disso, de acordo com a norma regulamentadora de iluminação pública, os espaços devem proporcionar informação visual suficiente em relação ao movimento das pessoas.
A NBR 5101 diz ainda que os equipamentos de iluminação, como postes e luminárias, não podem obstruir a passagem ou acesso dos veículos de emergência, de entrega e manutenção. A iluminação, por sua vez, também deve respeitar a arquitetura local e não competir com a estrutura.
Norma regulamentadora para ambientes coletivos internos
Vale incluirmos aqui a NBR 8995-1, outra norma que colabora para a eficiência energética de espaços coletivos, porém internos. Ela trata dos valores de iluminâncias para iluminação artificial em áreas internas, onde se realizam atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras. Para isso, conta com tabelas de iluminâncias por classe de tarefas visuais.
Seguir esta norma é fundamental também para garantir mais conforto visual aos colaboradores, mais segurança e melhores condições de trabalho, evitando acidentes, danos e prejuízos por afastamentos e interrupções nas atividades.
Energia elétrica e gastos públicos
A iluminação pública, como podemos ver, reflete na qualidade de vida das pessoas e um projeto luminotécnico inteligente e eficiente, feito de acordo com as normas, é capaz de promover mais segurança e melhor aproveitamento dos espaços.
Mas há ainda outra vantagem: a econômica. Atualmente, são mais de 18 milhões de pontos de luz em todo o país e o parque de iluminação pública representa cerca de 4,3% do consumo total de energia elétrica no Brasil.
Estes gastos estão na segunda colocação dos itens orçamentários das prefeituras – em números, a posição representa 3% e 5% dos custos comprometidos, de acordo com o Banco Mundial.
Desse modo, pensar e realizar a modernização dos parques de iluminação pública com responsabilidade e dentro das normas é fundamental para que a administração pública possa ter os resultados econômicos e sociais esperados, compreendendo a necessidade de cada espaço.
Entre as ações de modernização está a substituição das lâmpadas de vapor metálico pelas luminárias de LED – mais duráveis e econômicas – que podem levar à redução de custos com energia de até 70%. A luz branca emitida pelo LED é capaz de aumentar a percepção visual, garantindo, assim, mais segurança e qualidade de vida das pessoas.
Vamos observar o impacto da modernização na prática?
Um exemplo é da cidade de Belo Horizonte. De acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP), em três anos, a capital mineira cumpriu os cinco marcos de modernização e eficientização por incluir mais de 176 mil pontos de luz, instalar 185 mil luminárias de LED e adotar recursos tecnológicos de cidades inteligentes na rede. A mudança reflete diretamente no desenvolvimento social e econômico das comunidades.
Enfim, como aliada dessa transformação, está a NBR 5101, que não só garante qualidade e eficiência no sistema de iluminação, como também impulsiona um ambiente mais competitivo e tecnológico ao instigar uma iluminação inteligente às cidades.
Todo movimento resulta em um presente e futuro mais econômicos, sustentáveis e bem iluminados.
Projeto luminotécnico em iluminação pública: luminárias certificadas para economia, durabilidade e eficiência energética
Por fim, como solução em iluminação pública sustentável, eficiente e econômica, a Novvalight tem em seu portfólio a família de luminárias Cityled, que nasce da união do design sofisticado, atento aos detalhes, com a mais avançada tecnologia na busca do melhor desempenho.
Desenvolvida para a tecnologia LED, graças ao seu controle eficiente da emissão de luz, a Cityled garante um excelente desempenho e controle visual. Além disso, seu sistema óptico de emissão do tipo CUT-OFF foi projetado para satisfazer as recomendações das normas nacionais e internacionais. Inclusive, trata-se de uma luminária pública aprovada, de acordo com a norma ABNT NBR 5101, e a portaria do Inmetro 62/2022. Portanto, a torna ideal para compor projetos de licitações públicas.
Vale destacar que a luminária pública Cityled é premiada. O produto levou o ouro no prêmio internacional Bornancini 2020 e o bronze no prêmio Brasil Design Award 2020.
“Para os setores industriais, comerciais e espaços coletivos, a iluminação ganha novos contornos e requer ainda mais atenção e assertividade em sua concepção. Por isso, contamos com os projetos luminotécnicos que podem ser entendidos como mapas, capazes de identificar e conduzir a instalação dos pontos de iluminação e dos tipos de luminárias mais apropriadas para cada finalidade e para cada tipo de espaço”, aponta o CEO da Novvalight, Roberto Payaro.
Então, conte com a tecnologia certificada e em forma de iluminação pública da Novvalight para ter as melhores soluções na gestão das cidades e dos espaços coletivos. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.
Até o próximo!
Fonte: USP