Ícone da arquitetura brasileira, o Santuário Nascional de Aparecida é um grande complexo religioso com sua obra valorizada por um projeto de iluminação para igrejas. O belíssimo resultado da luz, de fato, se concretizou ao longo do tempo e é dígno de seu legado.

Assim, a 120ª edição da Revista Lume destaca o impactante projeto luminotécnico executado pelo esctitório Mingrone Iluminação, que contou com a especificação técnica de projetores Novvalight.

A parceria com o lighting designer Antonio Carlos Mingrone, responsável pelo projeto de luz do Santuário e pela escolha do projetor EVERLED em sua obra, é, por certo, um capítulo importante da nossa história, que você confere a seguir:

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o maior do mundo dedicado à Maria e recebe milhões de fiéis e visitantes todos os anos. Está localizado no Vale do Paraíba, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, justamente por onde corre o Rio Paraíba do Sul, onde três pescadores tiraram das águas a imagem de Nossa Senhora, em 1717.

A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas a construção efetiva teve seu início apenas em 11 de novembro de 1955. As atividades religiosas no Santuário passaram a ser realizadas em definitivo a partir do dia 03 de outubro de 1982, quando aconteceu a transladação da Imagem Milagrosa da Basílica Histórica, também conhecida como Basílica Velha, fundada em 24 de junho de 1888, para a Basílica Nova.

O escritório Mingrone Iluminação, capitaneado pelo titular Antonio Carlos Mingrone, começou sua atuação na revitalização da iluminação do Santuário há aproximadamente 25 anos. “Nessa época, teve início uma nova forma de conduzir os trabalhos de construção visando a complementação da própria basílica e de todas as obras acessórias que recebem um enorme fluxo de fiéis. Sabedores disso, e também por uma questão de devoção minha, fomos até o reitor à época ofertar uma proposta de trabalho que se faria não só voluntária, mas sem nenhum custo para o santuário. Fizemos as primeiras incursões, muito bem sucedidas, e logo em seguida assumimos praticamente todos os trabalhos do complexo envolvendo a basílica, seus arredores, a basílica velha, e o hotel que a própria igreja construiu sob sua orientação e desejos do ponto de vista de arquitetura”, contou Mingrone.

As últimas etapas executadas desse trabalho de mais de duas décadas foram as iluminações da Fachada Norte do Santuário, do Campanário, do Mirante do Cruzeiro, e da imagem de Nossa Senhora da Assunção, no topo do Memorial dos Construtores. “Todos esses locais são muito significativos e de suma importância para o Santuário, então nosso desafio de iluminá-los foi muito grande”, comentou o lighting designer.

Edição 120 Revista Lume Arquitetura
Por Erlei Gobi
Fotos: Pedro Mascaro

Iluminação para igrejas: a fachada norte do Santuário

A partir da página 14 da revista, sob a ótica da iluminação para igrejas, a Lume Arquitetura explora todos os detalhes da luz com rigor. Além disso, ela analisa cada ponto do complexo religioso mais importante do país, a Basílica de Aparecida.

Confira a publicação na íntegra do projeto luminotécnico executado por Mingrone Iluminação, com projetores EVERLED instalados na fachada norte.

Capa Edição 120 da Revista Lume Arquitetura - Santuário Nacional de Aparecida

Capa Edição 120 da Revista Lume Arquitetura, por Erlei Gobi, fotos de Pedro Mascaro: projeto luminotécnico do Santuário Nacional de Aparecida — Mingrone Iluminação.

A precisão da linha EVERLED

Feito no Brasil, o EVERLED nasceu para atender aos mais altos requisitos de projetos por meio de suas curvas exatas. Por serem capazes de projetar um resultado final emocionante, entrega o componente fundamental para a iluminação para igrejas: ser memorável.

O projetor na versão modular da linha possui alta dissipação térmica e, assim, a economia é significativa. Localizado na fachada norte do Santuário de Aparecida, a sua vida útil é de 100.000* horas sem manutenção.

Atualmente, a terceira geração do projetor EVERLED está disponível e em contínua evolução para atender especificações técnicas de projetos especiais, como foi o caso da Basílica.

Com fabricação nacional de mais de 20 anos de experiência no mercado, a Novvalight produz luminárias exclusivas para soluções baseadas em estudos luminotécnicos personalizados, que geram eficiência e economia de energia e que cumprem os requisitos da ABNT. 

Para saber mais sobre as soluções em iluminação inteligente, showlighting e, por certo, os aparelhos ideais para o seu projeto religioso, entre um contato