O que é padrão FIFA: entenda as exigências e critérios

Início|Posts|O que é padrão FIFA: entenda as exigências e critérios
Foto de um projetor iluminando um campo de futebol

O padrão FIFA determina algumas especificidades e normas técnicas que os estádios de futebol devem seguir para estarem em conformidade com o esperado pela federação. Essas normas têm como objetivo garantir a padronização dos campos em todas as competições mundiais.

Para que um campo de futebol ofereça segurança, bem-estar e conforto para os jogadores e o público, é preciso seguir algumas normas e regras técnicas. O padrão FIFA (Federação Internacional de Futebol) de qualidade define orientações em relação ao tamanho total da área de construção, além de normas de infraestrutura, iluminação e manutenção dos estádios de futebol. 

No caso da iluminação esportiva, por exemplo, refletores de LED são fundamentais para garantir a visibilidade dos atletas. Eles permitem que o local receba jogos tanto de dia quanto de noite. 

Já quando se fala nas medidas técnicas, é preciso lembrar que elas vão muito além de apenas comprimento e largura. Outras dimensões consideradas são o círculo central e a área do escanteio. Quer ficar por dentro do assunto e entender quais são todas as exigências FIFA? Acompanhe este artigo que preparamos e saiba tudo sobre o tema!

Importância da qualidade nas instalações esportivas

Segurança dos atletas

Instalações bem projetadas garantem que os atletas possam treinar e competir sem riscos desnecessários. Isso inclui superfícies apropriadas, equipamentos bem conservados e sistemas de ventilação e iluminação adequados. Entre os objetivos de uma iluminação de qualidade, a FIFA destaca:

  • Priorizar o conforto e o desempenho sem impedimentos de todos os jogadores e oficiais;
  • Permitir o uso de sistemas relacionados à competição, se necessário (por exemplo, VAR, tecnologias de linha de gol);
  • Melhorar a experiência e o prazer dos espectadores no local;
  • Permitir que as emissoras de estádio produzam conteúdo de classe mundial, sem restrições de produção;
  • É eficiente e sustentável, minimizando o desperdício e deixando um legado útil após o torneio. 

Desempenho e atratividade

Estádios de futebol de alta qualidade, com grama saudável e iluminação correta podem ajudar a melhorar o desempenho dos atletas. Além disso, atraem mais competições, mais público e, consequentemente, mais retorno financeiro.

Melhora a experiência dos espectadores: 

A qualidade das instalações também afeta diretamente a experiência dos espectadores, tornando os eventos mais agradáveis, especialmente quando o projeto luminotécnico é bem executado.

Aumenta a durabilidade e diminui a necessidade de manutenção

Instalações bem projetadas e construídas tendem a ter uma vida útil mais longa e requerem menos manutenção. Isso pode resultar em economia de custos a longo prazo e menor impacto ambiental.

Promovem inclusão e acessibilidade

Instalações de qualidade consideram a acessibilidade para todos, incluindo pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Leia também: Quanto custa e como planejar a iluminação de campo de futebol?

Quais são as exigências e critérios do padrão FIFA?

Para deixar um estádio de futebol no padrão indicado pela FIFA é preciso seguir alguns aspectos. Veja:

1. Tamanho do campo

A primeira exigência diz respeito às dimensões do campo. De acordo com a FIFA, o gramado dos estádios de futebol precisa ter dimensões de, no máximo, 120m e no mínimo 90m de comprimento, enquanto a largura deve ser de no mínimo, 45m e máximo de 90m. 

Quando se trata de competições internacionais da FIFA, a regra é diferente para o padrão do campo: o comprimento deve ter de 100m a 110m, e a largura de 64m a 75m.

2. Qualidade do gramado

Em relação ao gramado, a federação define que é preciso respeitar condições geográficas e climáticas da cidade onde o estádio está. Além disso, permite que a grama seja totalmente natural ou totalmente sintética.

3. Marcações do campo

Sobre as marcações do campo de futebol, a regulamentação esportiva da FIFA diz que é preciso destacar as linhas laterais, de fundo e a central. O círculo que fica no meio do gramado deve ter raio de 9,15 metros.

A grande área é delimitada por duas linhas perpendiculares à linha de fundo, a 16,5m de cada poste, e por uma linha paralela à linha de fundo. Já a pequena é marcada por duas linhas perpendiculares à linha de fundo, a 5,5m de cada poste.

O arco de pênalti também tem raio de 9,15m, marca o ponto de cobrança do pênalti. Ainda há as bandeirinhas de escanteio (nos quatro cantos do campo), o ponto penal, a 11 metros da linha de gol, no centro do arco de pênalti, e o ponto de tiro de meta, que fica a 10,5 metros da linha de gol.

4. Bancos de reservas

De acordo com a FIFA os bancos de reservas devem ser instalados ao nível do solo, ou seja, não podem ser aqueles que ficam abaixo do campo, com escadas para os jogadores acessarem o gramado.

Além disso, eles não podem obstruir a visão dos espectadores e devem ser protegidos por uma concha transparente.

5. Iluminação do estádio

Para garantir a excelência na iluminação de estádios e campos de futebol, a FIFA estabeleceu um guia detalhado com normas e requisitos específicos. Essas diretrizes visam assegurar que os espaços esportivos atendam aos padrões internacionais. Entre as principais exigências, destacam-se:

  • Os níveis de uniformidade de iluminância em todos os planos de referência devem ser maiores que os níveis mínimos estipulados para o padrão de iluminação da FIFA;
  • Jogadores e árbitros devem ser capazes de atuar com conforto e livres de ofuscamento desconfortável;
  • As propriedades de temperatura de cor do sistema de iluminância de tom devem ser constantes e entre 5.000 – 6.200K em todos os estádios FIFA Lighting Standard A, B e C e 4.500 – 6.200K nos estádios FIFA Lighting Standard D;
  • O sistema de controle de iluminação do estádio deve ser seguro e contar com um painel de interruptores mestre à prova de falhas, independente do sistema principal.

6. Capacidade de público

Segundo as normas da FIFA, um estádio deve ter capacidade de, no mínimo, 30 mil lugares sentados para receber uma partida de futebol internacional. 

Já em caso de uma final da Copa de Confederações, no mínimo de 50 mil. Por fim, o mínimo de 60 mil lugares deve ser oferecido para sediar uma decisão de Copa do Mundo.

7. Acessibilidade

Para o conforto dos espectadores, o padrão FIFA orienta espaços cobertos, com assentos individuais e afixados à estrutura da arquibancada, com largura mínima de 47 cm, encosto de ao menos 30 cm de altura e distância mínima de 85 cm de assento a assento.

Dessa forma, a visão do campo deve ser perfeita de qualquer setor do estádio e as placas de publicidade devem ter altura máxima de 100 cm. 

As normas de acessibilidade são também fundamentais e devem ser adotadas com portão de entrada exclusivo, rampas para cadeirantes, banheiros adaptados, assentos para acompanhantes, tomadas elétricas e serviço de apoio.

8. Vestiários e acessos

Os jogadores e a arbitragem devem ter à disposição uma área de entrada segura e exclusiva, com espaço suficiente para circulação de carros, ônibus e ambulâncias. Em seguida, outro fator importante diz respeito aos vestiários, tanto para times da casa quanto para visitantes, que devem ter, no mínimo, 150 m², além de itens de conforto iguais para todos. 

9. Capacidade

Segundo as normas da FIFA, a capacidade das instalações esportivas devem ser de, no mínimo, 30 mil lugares sentados para receber uma partida de futebol internacional. 

Já em caso de uma final da Copa de Confederações, no mínimo de 50 mil. Por fim, o mínimo de 60 mil lugares deve ser oferecido para sediar uma decisão de Copa do Mundo.

Os estádios com capacidade para 60 mil torcedores devem ter, no mínimo, 10 mil vagas de estacionamento para carros e 500 para ônibus. Os estacionamentos podem ser adjacentes ao estádio ou num raio de até 1,5 km.

10. Localização

No que diz respeito à localização, a federação exige que o estádio esteja localizado em um espaço de fácil acesso, por meio de transporte público, e tenha estacionamento para carros e ônibus no entorno. Além disso, é importante que tenha hotéis, centros comerciais e aeroportos nas proximidades. 

11. Segurança

Outra exigência da FIFA está relacionada à segurança e esse fator deve ser considerado já no projeto de construção do estádio, com itens como escadarias, portões e corredores completamente livres de obstáculos. 

De acordo com a FIFA, os estádios devem contar ainda com sala de controle com visão panorâmica, câmeras de vigilância interna e externa. A sala de primeiros socorros é uma exigência básica.

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos critérios definidos pela organização mundial. Além deles, a FIFA ainda define outros para demais partes do estádio, como as saídas de emergências, salas médicas, sistemas de som, entre outros.

Todos eles são importantes para garantir a padronização e a equidade dos campos de futebol em todas as competições ao redor do mundo.

Como é o processo de certificação FIFA 

Para que um campo de futebol ganhe a certificação da FIFA, ele precisa passar por um rigoroso processo de avaliação que visa garantir que ele atenda a uma série de critérios técnicos, assegurando a qualidade do jogo e a segurança dos atletas. 

As etapas do processo são:

  1. Solicitação;
  2. Análise da documentação;
  3. Inspeção no local (qualidade do gramado, marcações, sistemas de irrigação, iluminação, entre outros);
  4. Testes (resistência, rolamento da bola, de quique da bola, de drenagem);
  5. Emissão do certificado.

Padrão FIFA: a atenção aos detalhes que faz a diferença

A avaliação para atingir o padrão FIFA requer atenção e cuidado, por isso, a escolha de equipamentos de qualidade faz toda a diferença na hora de pedir o certificado. Projetores de LED como o Everled G3, por exemplo, podem transformar a iluminação do estádio.

Para garantir que seu estádio esteja em conformidade com os padrões internacionais e oferecer o melhor desempenho para suas partidas, entre em contato com a Novvalight. Nossa equipe de especialistas em iluminação esportiva pode auxiliar na implementação de soluções custmizadas e eficientes.

Compartilhe em suas redes

Título

Ir ao Topo