Em uma partida de futebol, todo mundo quer ver gol. Todo mundo quer ver os jogadores, a arquibancada, a torcida. Quem está acompanhando pela televisão também quer ver tudo isso. Para proporcionar visão e conforto visual ao público presente e aos espectadores dos jogos, a iluminação do campo de futebol tem que ser camisa 10. Ou seja, deve contar com refletores eficientes e resistentes, além de bem distribuídos e bem posicionados seja em um estádio ou em uma quadra esportiva. 

Então, para integrar o time campeão, a Novvalight possui o refletor Everled G3. O grande lançamento reúne as principais características para um gol de placa na iluminação de campo de futebol. Elevada eficiência energética com entrega da quantidade ideal de lumens; economia; segurança; baixa manutenção e rápido payback. Para conhecer mais do refletor para iluminação de campo de futebol de alta performance, siga a leitura deste artigo que preparamos com as vantagens de um projeto luminotécnico com Everled G3. 

Iluminação para jogo: qual refletor ideal para campo de futebol?

Antes de tudo, vale destacar que para uma iluminação de alto padrão, temos os requisitos definidos pela FIFA. Neste sentido, a Federação possui um manual composto por informações técnicas e orientações sobre iluminação de estádios de futebol e campos de treinamento, que incluem as características necessárias para um refletor ideal, como veremos a seguir. 

Decerto, as informações da FIFA são importantes para a garantia de melhores práticas e experiências esportivas e para a garantia da qualidade e consistência nas partidas. 

Assim, entre as exigências que tratam de iluminação do estádio de futebol padrão FIFA, podemos destacar:

  • Os níveis de uniformidade de iluminância em todos os planos de referência devem ser maiores que os níveis mínimos estipulados para o padrão de iluminação da FIFA relevante;
  • Jogadores e árbitros devem ser capazes de atuar com conforto e livres de ofuscamento;
  • As propriedades de temperatura de cor do sistema de iluminância de tom devem ser constantes e entre 5.000 – 6.200K em todos os estádios FIFA Lighting Standard A, B e C e 4.500 – 6.200K nos estádios FIFA Lighting Standard D;
  • O sistema de controle de iluminação para o sistema de iluminação do campo do estádio deve ser seguro e fornecer uma opção de um “painel de interruptores mestre” à prova de falhas completo que é independente do sistema de controle de iluminação.

Já entre os objetivos de uma iluminação de qualidade estão:

  1. priorizar o conforto e o desempenho sem impedimentos de todos os jogadores e oficiais;
  2. permitir o uso de sistemas relacionados à competição, se necessário (por exemplo, VAR, tecnologias de linha de gol);
  3. melhorar a experiência e o prazer dos espectadores no local;
  4. permitir que as emissoras de estádio produzam conteúdo de classe mundial, sem restrições de produção;
  5. é eficiente e sustentável, minimizando o desperdício e deixando um legado útil após o torneio

No entanto, além dos requisitos para uma iluminação padrão FIFA, há ainda outras diretrizes em relação à iluminação de campo de futebol que tratam de especificações importantes. Confira abaixo. 

Norma para iluminação de campo de futebol

Em suma, a NBR 8995-1 é a norma que trata dos requisitos gerais para locais de trabalho interno, mas, atualmente, ela também é a norma responsável por fornecer requisitos técnicos de iluminação esportiva, que devem ser seguidos pelas federações oficiais e específicas de cada esporte. 

Sendo assim, quais fatores devem ser considerados para um projeto luminotécnico eficiente e que seja capaz de garantir segurança, visibilidade e conforto em um campo de futebol ou quadra esportiva? 

 1. Índice de reprodução de cor 

Segundo a norma citada acima, em quadras esportivas, o índice de reprodução de cor mínimo (Ra) é de 80%. Mas o que é nível de reprodução de cor? Trata-se de um valor que mostra o quanto uma determinada luz permite visualizar cores com precisão, tendo a luz do sol como referência de qualidade. Esta escala varia de 0 a 100, sendo 100 a nota máxima de qualidade na reprodução de cores.

2. Iluminância 

O fator iluminância é a quantidade de luz que incide sobre a superfície. Ela é medida por meio de lux (lx). Quando falamos de campo de futebol e quadra esportiva, esse índice gira em torno de 300 lx no plano horizontal e pode variar de acordo com a demanda de cada esporte.

A iluminância é importante para permitir que a atividade esportiva seja praticada nos períodos noturnos, sem que haja qualquer prejuízo à visibilidade.

3. Ofuscamento 

Enquanto isso, o ofuscamento pode ser entendido como aquela sensação ruim de quando olhamos diretamente para o farol alto de um carro que vem na direção contrária. 

No caso das quadras esportivas, o índice de ofuscamento unificado (UGR, em inglês) ideal é de 22. Este é um número estabelecido que leva como base o conforto visual de quem vai praticar aquele esporte durante a noite, garantindo, assim, que o excesso de luz não gere incômodo.

4. Temperatura da cor 

No caso da iluminação de campo de futebol e de quadras esportivas, a temperatura da luz é importante, pois afeta o comportamento das pessoas: público e atletas. As luzes frias, mais brancas, deixam o ambiente com um clima mais estimulante. Já as cores mais quentes tendem a deixar as pessoas mais relaxadas. A cor da temperatura é medida em Kelvin (K) e, quanto maior for seu número, mais clara será a sua tonalidade.

5. Tamanho e tipo de quadra

Por fim, lembramos que é fundamental considerar o tamanho da quadra, suas dimensões, sua finalidade esportiva –  tênis, basquete, futsal, beach tênis, etc. -, e se trata-se de uma quadra poliesportiva coberta ou descoberta. 

Sendo assim, qual refletor garante a melhor iluminação de campo de futebol?

Everled G3: o refletor para campo de futebol camisa 10 da seleção Novvalight 

Como solução para um projeto luminotécnico eficiente de campos de futebol, das áreas de arquibancada e dos espaços ao redor do campo, a Novvalight conta com o refletor Everled G3. 

O equipamento de iluminação para grandes áreas externas atende aos requisitos das normas esportivas. Reúne alta performance e economia, além de garantir também melhor qualidade para a transmissão televisiva dos jogos. 

Certamente vale destacar que quando falamos de um projeto luminotécnico para estádios e campos de futebol, falamos de um projeto que deve ter como objetivo a uniformidade e nível de iluminamento. Quanto maior a uniformidade, menor é a perda de luz. 

Então, veja a seguir as principais vantagens do refletor para campo de futebol Everled G3 e outras grandes áreas externas (como aeroportos, estádios, complexos poliesportivas, túneis e praças de pedágios):

  • indicado para iluminação esportiva, praças de pedágios, áreas portuárias, aeroportuárias e, por certo, pátios industriais;
  • manutenção do fluxo luminoso e desempenho óptico: alta performance e econômica;
  • versão Sport (IRC 90 high TLCI – Television Lighting Consistency Index) para transmissões televisionadas em Full HD. Este recurso valoriza a iluminação cênica, chamada de showlighting, em razão da precisão da curva luminotécnica, um diferencial do Everled G3.

O Efeito Everled G3 no Estádio Brinco de Ouro do Guarani FC

A Novvalight, novo patrocinador do Guarani FC em Campinas, revitalizou  a iluminação do estádio, trazendo resultados impressionantes e sustentáveis! O local passou por uma renovação completa no projeto luminotécnico, oferecendo personalização inovadora e resultados excepcionais.

Com a implementação de 112 unidades do Everled G3, a terceira geração do projetor para campos de futebol da Novvalight, o estádio Brinco de Ouro da Princesa agora brilha com 10 vezes mais luz, enquanto economiza 56% em energia elétrica. Além disso, o estádio atende aos rigorosos padrões da CBF e CONMEBOL, além das normas de segurança como ABNT NBR 5410, ABNT NBR 9513, NR-35 e NR-10. E o projeto está apto para futuras adequações e atendimento pleno aos padrões FIFA.

A estreia da nova iluminação ocorreu em 02 de agosto de 2023, marcando um momento histórico para o Guarani. O estádio brilhou como nunca antes, estabelecendo um recorde anual de torcedores presentes. A clareza visual proporcionou uma experiência emocionante para todos os presentes, garantindo que nenhum lance passasse despercebido através de VAR facilitado, visão nítida e IRC ideal – sem nenhum ofuscamento.

Em suma, Everled G3 oferece:

  • Uma experiência imersiva inesquecível com o impacto visual limpo e uniforme. Dessa maneira, é capaz de aproximar fãs e ídolos em partidas, shows e eventos.
  • Closes para qualidade televisiva de quem vibra à distância. Ou seja, o recurso TLCI>90 elimina cintilações para transmissões Full HD e capturas slow-motion.
  • Conforto, segurança e visão sem ofuscamento, independente do ângulo e posição. A abertura do facho resulta em não somente uma reação mais ágil mas também de alto desempenho esportivo.
  • Iluminação padrão FIFA e CBF do campo às arquibancadas, com o propósito de oferecer adequação total às mais recentes recomendações das instituições e às normas técnicas de iluminação esportiva.

Por fim, para uma iluminação de campo de futebol eficiente, econômica e robusta, baixe o Guia Digital Everled G3 e saiba mais sobre o refletor esportivo da Novvalight que vai virar o jogo por aí! 

Até o próximo!