A iluminação como aliada. A iluminação como insumo. No centro da discussão: a iluminação. Iluminação não é luxo ou mera formalidade. Trata-se de algo fundamental para que as pessoas tenham condições visuais adequadas para realizar suas atividades. Independente do espaço, a iluminação é necessária para que as tarefas possam ser desempenhadas com segurança. No entanto, quando fazemos o recorte para os setores industriais, comerciais e espaços coletivos, a iluminação ganha novos contornos e requer ainda mais atenção e assertividade em sua concepção. 

Por isso, contamos com os projetos luminotécnicos que podem ser entendidos como mapas, como instrutores de caminhos, capazes de identificar e conduzir a instalação dos pontos de iluminação e dos tipos de luminárias mais apropriadas para cada finalidade e para cada tipo de espaço.

Por meio de um projeto luminotécnico, é possível ouvir e atender, de forma única, as necessidades de cada lugar e, assim, oferecer mais bem-estar, conforto, segurança e motivação às pessoas. Sabendo da importância de um projeto luminotécnico assertivo, preparamos este artigo para falar sobre os benefícios e as possibilidades de se pensar a iluminação para além de uma fonte de luz. Vamos lá?

O que é projeto luminotécnico?

Primeiro, vamos saber o que é um projeto luminotécnico eficiente. Bem, trata-se de um planejar da iluminação artificial no qual o objetivo é garantir o melhor conforto visual, a melhor funcionalidade e a maior economia. Por isso, um projeto luminotécnico deve pensar no todo, nas partes integradas, e nas funções que ali serão executadas. Como dissemos no início, pensar a iluminação vai além de iluminar um espaço e inclui mecanismos. Em outras palavras, soluções inteligentes capazes de gerar economia, segurança e eficiência, além de agregar valor aos ambientes. 

Desse modo, um projeto luminotécnico costuma ser feito por meio da associação de tipos diferentes de iluminação que podem ser utilizadas para alcançar os efeitos desejados e necessários aos espaços. O projeto luminotécnico faz uma análise detalhada das demandas e entende quais as melhores estratégias em luminárias e pontos de iluminação para a realização do mesmo. Assim, as instalações de luz são feitas de modo muito mais assertivo

E, além de apontar quais produtos serão melhores para sanar determinadas necessidades, o projeto luminotécnico profissional deve estar embasado não somente em relação aos equipamentos disponíveis no mercado, como também em relação às normas técnicas e de seguranças visadas pelo segmento industrial, como veremos a seguir. 

Qual a importância do projeto luminotécnico em espaços industriais e coletivos?

Agora, vamos falar dos projetos luminotécnicos voltados à indústria e aos espaços públicos e coletivos, como praças, parques e ruas. O desenvolvimento de um projeto luminotécnico garante que a iluminação destes espaços ganhe eficiência e economia, promovendo maior sensação de segurança, conforto e bem-estar às pessoas que frequentam ou transitam por eles. 

Quando falamos sobre projeto luminotécnico, vale destacar que, em determinadas instalações comerciais e industriais, trata-se de algo obrigatório, segundo a NR -17

A norma da ergonomia diz que “Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade”.

Neste sentido, a NR -17 orienta que o projeto luminotécnico deve visar a segurança, o conforto e a qualidade visual dos trabalhadores que, em essas condições, poderão entregar melhores resultados às empresas.

Já nos casos residenciais, sua aplicação não é obrigatória, no entanto, um projeto luminotécnico pode ter a finalidade de oferecer conforto e qualidade, além de reduzir gastos com consumo de energia e aumentar a segurança do local. 

Projetos luminotécnicos na construção civil

​​Bem, depois de passar pelas áreas industriais e comerciais, vamos falar um pouco sobre o projeto luminotécnico na construção civil. De acordo com estudiosos, as edificações são um dos maiores consumidores de energia. Assim, diante dessa demanda, existe a necessidade encontrar a eficiência energética, considerando o ciclo de vida das construções e a fase operacional, na qual ocorre o maior consumo de energia. 

Segundo dados da CPFL, a iluminação representa de 15 a 25 % da conta de energia e a recomendação para redução é a troca de lâmpadas por lâmpadas de LED. Elas têm melhor iluminação, consomem menos energia e têm maior durabilidade. 

Byun, Hong, Lee, & Park reforçam que a lâmpada LED consome 50% a menos que uma lâmpada fluorescente e que 15% do consumo de energia pode ser reduzido, ainda mais, controlando o momento certo de ligar e desligar, ou atrelado a um sistema de automação

Neste sentido, um projeto luminotécnico pode tanto servir de pontapé inicial para uma construção como ser um mapa que indica trocas de lâmpadas e pontos de luz estratégicos, com foco na eficiência energética, na economia e no meio ambiente. 

Quais os benefícios do investimento em um projeto luminotécnico?

Então, ao investir em um projeto luminotécnico e nas soluções personalizadas – permitidas por um projeto pensado sob medida – as empresas ganham em: 

  • especificação técnica; 
  • produtividade;
  • redução na conta de energia;
  • entrega de uniformidade;
  • conforto e limpeza visual;
  • soluções eficientes e menos onerosas ou poluentes;
  • ambientes personalizados.

Mas como fazer um projeto luminotécnico eficiente e quais são as soluções em iluminação inteligente? Falaremos a seguir. Continue a leitura! 

Soluções Novvalight para projetos luminotécnicos assertivos

A Novvalight possui as soluções ideais para projetos luminotécnicos sob medida e personalizados para áreas comerciais, industriais e residenciais. São luminárias e refletores fabricados em material resistente, dentro das normas exigidas e com tecnologia capaz de atender às demandas de cada segmento e, assim, assegurar um excelente desempenho em iluminação

  • Kit esportivo com Nextled: para mais segurança e desempenho na prática 

Projetos luminotécnicos para iluminação especializada de quadras esportivas podem contar com o kit esportivo da Novvalight, composto por projetores Nextled, que atendem às demandas de todas as classes de quadras de tênis – profissional, universitária ou recreativa –, e possibilita jogos diurnos ou noturnos, indoor ou outdoor.

Os refletores do kit esportivo são compactos, versáteis, resistentes às ações do tempo, gás, vapores e pós e, além disso, têm baixo custo de energia e manutenção, sem deixar de garantir a segurança e a visibilidade ideal

As soluções Novvalight possuem certificação do selo de qualidade ISO9001 e, de fato, voltadas para uma prática esportiva segura e especializada, capaz de impulsionar e incentivar cada vez mais a prática do tênis.

Conheça as vantagens dos projetores Nextled nas quadras de tênis:

  • economia de energia de até 60% de redução em custos 
  • agilidade na entrega (em até 10 dias)
  • instalação rápida e facilitada com indicação do nível de iluminamento de acordo com a classe selecionada
  • alto rendimento (redução de custos com menos manutenção e maior aproveitamento através de estrutura altamente funcional e eficiente)
  • redução de custos com menos manutenção e maior aproveitamento através de estrutura altamente funcional e eficiente.
  • máxima visibilidade
  • iluminação LED direcionada, uniforme e, por certo, de alta qualidade, sem sobras ou zonas escuras
  • padrão internacional (ou seja, adequação aos requisitos das normas nacionais e internacionais com baixa poluição luminosa e distúrbio à vizinhança).

Seja para futebol, basquete, beach tennis, tênis, handebol e tantas outras modalidades, o kit esportivo Novvalight é a solução para um investimento luminotécnico econômico e de baixa manutenção.

  • Innova: resistência para ambientes críticos 

Outra solução da Novvalight para projetos luminotécnicos eficientes e inteligentes é a luminária Innova, pioneira no grau de proteção IP69K, que conta com proteção hermética e é ideal para galpões, estacionamentos e outros.

É uma luminária que atende a segmentos específicos, como mineradoras, indústrias têxteis, papeleiras, cozinhas industriais, estacionamentos fechados, entre outros.

Innova suporta lavagens de alta pressão, vapores, graxas, operações em altas e baixas temperaturas, contribuindo para um ambiente de trabalho limpo, seguro e visualmente eficaz.

Para esses espaços industriais, considerados críticos, a resistência do IP69K permite que a luminária hermética LED suporte até 100 Bars de pressão e lavagem de até 50 graus de pressão. 

  • Cityled: iluminação inteligente para áreas externas públicas e privadas 

Por fim, a Novvalight tem a Cityled, luminária premiada em eficiência e design, que é ideal para projetos de iluminação em áreas externas públicas ou privadas. A tecnologia de Cityled  é uma solução economicamente viável e durável que tem como objetivo atender às demandas de redução de manutenções frequentes e custos fixos.

Desenvolvida para a tecnologia LED, graças ao seu controle eficiente da emissão de luz, a Cityled garante um excelente desempenho e controle visual.

Além disso, seu sistema óptico de emissão do tipo CUT-OFF satisfaz as recomendações das normas nacionais e internacionais, inclusive, é uma luminária pública aprovada, segundo a norma ABNT NBR 5101 e a portaria do Inmetro 62/2022, ideal para compor projetos de licitações públicas.

Para encerrar, agora que você conhece as soluções em iluminação para projetos luminotécnicos inteligentes, eficientes e econômicos, entre em contato com a Novvalight e agende uma conversa com um de nossos especialistas. Garanta as melhores fontes para o seu negócio. 

Até o próximo! 

Fontes: USP, Singep