Santuário do time bugrino, o estádio icônico Brinco de Ouro da Princesa completa 70 anos em 2023 e comemora o seu legado com uma completa renovação em sua instalação luminotécnica ao adquirir um inédito projeto personalizado, assinado pela Novvalight – Eficiência Sustentável.

Dessa forma, a 124ª edição da Revista Lume enfatiza o impacto do impressionante projeto de iluminação para o Guarani FC, o qual incluiu a terceira geração de ideais refletores para iluminação de campo de futebol, o EVERLED G3: decerto, um produto de elevada potência, 100% desenvolvido e fabricado no Brasil pela indústria Novvalight, a qual em breve completará 25 anos de mercado.

Após minuciosa análise das demandas específicas da instalação, a Novvalight ofereceu o suporte ideal e completo para o time bugrino substituir de vez a tecnologia ultrapassada das antigas lâmpadas de vapor metálico para, com a implementação de 112 projetores com led em cerâmica e fechamento em vidro, alcançar os importantes níveis de exigências tanto da CBF quanto da CONMEBOL, além de já proporcionar, desde já, a disponibilidade para a adequação total aos padrões FIFA.

Inaugurado em maio de 1953, o estádio Brincode Ouro da Princesa, localizo em Campinas (SP), é a casa do Guarani Futebol Clube, único time considerado do interior a conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol, trunfo alcançado em 1978. 

(…)O estádio que já foi palco de partidas memoráveis e recebeu a seleção brasileira em duas oportunidades – em 1966, durante jogos-treino para a preparação para a Copa do Mundo do mesmo ano, e em 1999, quando venceu a Bulgária por 2 a 1 – possui alojamentos para atletas profissionais e amadores, dezenas de salas e salões internos e fica circundado por conjuntos aquáticos e poliesportivos.(…)

“Com essa reformulação, conseguimos uma redução de mais de 50% da carga instalada e do consumo de energia, além de garantir, em média,1.000 lux no campo de jogo. Como nossos produtos possuem tecnologia bastante robusta, com LEDs cerâmicos e fechamento em vidro – que não amarela – posso garantir que considerando as horas de uso em jogos e treinos, demoraria cerca de 30 anos para haver uma depreciação de aproximadamente 5% no fluxo luminoso dos projetores”, disse Filippo.

Edição 124 Revista Lume Arquitetura
Por Erlei Gobi
Fotos: Rodrigo Nogueira de Camargo/Portrailer

Refletores para iluminação de campo de futebol: a receita ideal para a iluminação esportiva de alto padrão

A partir da página 32 da edição 124, o juiz apita para a partida começar. Então, a Revista Lume Arquitetura entra em campo para compartilhar detalhes de todo o projeto luminotécnico Novvalight aplicado do estádio do Guarani Futebol Clube. A matéria conta com depoimento exclusivos do gerente de operações e responsável por desenvolvimento de produtos, Filippo Centemero. Também é possível conferir insights da especialista em iluminação, Victoria Rocha. Ambos são parte do time de experts Novvalight e, assim, é possível acompanhar mais de perto os bastidores do case de sucesso. Desde os desafios até as superações, também com os benefícios exclusivos e os padrões atingidos. Além disso, a nova iluminação também inclui um impacto sustentável positivo com tecnologia mais verde e redução de poluição luminosa.

Confira a publicação da Revista Lume Arquitetura na íntegra com tudo sobre o projeto luminotécnico da Novvalight: detalhes da instalação de projetores EVERLED G3 no estádio do Guarani Futebol Clube, o Brinco de Ouro da Princesa em Campinas, São Paulo.

Refletores para iluminação de campo de futebol: o EVERLED G3 no estádio do Guarani Futebol Clube

Capa Edição 124 da Revista Lume Arquitetura, por Erlei Gobi, fotos de Rodrigo Nogueira de Camargo/Portrailer: projeto luminotécnico para o estádio do Guarani Futebol Clube, Brinco de Ouro da Princesa. Projeto luminotécnico: Novvalight – Eficiência Sustentável.

Victória lembrou ainda sobre os cuidados com as questões normativas de ofuscamento nesse processo de focalização:

“Tivemos muita atenção para que a iluminação não ofuscasse os jogadores principais atores desse espetáculo, tampouco os torcedores nas arquibancadas. Ainda levamos em conta a poluição luminosa, zelando para que não houvesse muita luz sendo jogada para o céu. Esses são pontos pouco levados em consideração pela CBF, que se limita aos índices de iluminância vertical, horizontal e de uniformidade, mas que fazem parte dos manuais da FIFA. Tivemos essa preocupação preliminar do projeto apresentado para entregar o melhor resultado possível ao Guarani”.

Edição 124 Revista Lume Arquitetura
Por Erlei Gobi
Fotos: Rodrigo Nogueira de Camargo/Portrailer

O efeito do EVERLED G3 em instalações esportivas de alto padrão

Feito no Brasil, o EVERLED foi desenvolvido para atender grandes desafios ao atender os mais rigorosos requisitos e normas através de curvas exatas. Agora em sua terceira geração, intensificam experiências imersivas em campos, arenas e estádios com visão nítida e emoção contagiante, do centro do campo até as arquibancadas. O EVERLED G3 garante a melhor experiência para os jogadores e torcedores, inclusive em transmissões Full HD e capturas slow-motion.

Inegavelmente, entre as opções de refletores para iluminação de campo de futebol, o projetor se destaca também alta dissipação térmica e economia notável. Hoje, com um time de 112 projetores, o EVERLED G3 preenche quatro torres que coroam o estádio do Guarani Futebol Clube, o Brinco de Ouro da Princesa. Como resultado, entre os benefícios do grandioso resultado, estão os 900% mais iluminamento e 56% de economia em energia.

A terceira geração do projetor EVERLED está disponível e em contínua evolução. Ou seja, pronta para atender especificações técnicas de projetos especiais, como do Brinco de Ouro da Princesa.

Com fabricação nacional de mais de 20 anos de experiência no mercado, a Novvalight produz luminárias exclusivas para soluções baseadas em estudos luminotécnicos personalizados, que geram eficiência e economia de energia e que cumprem os requisitos da CBF, do CONMEBOL e da FIFA.

Para saber mais sobre como calcular iluminação para campo de futebol, obter soluções em iluminação inteligente, showlighting e, por certo, os aparelhos ideais para o seu projeto esportivo, entre em contato.