A iluminação da indústria precisa ser forte e robusta. Precisa estar à altura das exigências, demandas e especificidades da produção. Além disso, precisa também ser segura para garantir a proteção de pessoas e bens materiais. Por isso, a iluminação industrial não pode ser qualquer uma. Em um projeto luminotécnico voltado aos espaços corporativos e empresariais, é fundamental contar com uma luminária para a indústria. Este tipo de aparelho é específico e fabricado de acordo com as normas exigidas. Ademais, é capaz de oferecer tecnologia necessária para oferecer mais eficiência, economia, segurança e menos manutenção.

Nesse ínterim, diante dessas necessidades que atravessam a iluminação industrial, há ainda a questão da versatilidade das luminárias. A luminária para indústria precisa ter capacidade de transformar esses espaços em locais não somente mais confiáveis mas também mais produtivos. Para isso, a indústria nacional conta com Innova, luminária hermética LED da Novvalight. Projetada com o maior fluxo luminoso do mercado, atua a favor da economia de energia e reúne durabilidade, payback e redução de riscos nos processos produtivos em um único produto.

Quer saber mais sobre a iluminação para indústria e as vantagens de se investir em luminárias como a Innova? Então, siga com a leitura deste artigo.

Importância da iluminação industrial 

Antes de mais nada, vamos destacar a importância da iluminação industrial que reflete em vantagens fundamentais para a viabilidade e robustez das instituições. Nesse sentido, por meio de um projeto luminotécnico industrial, é possível oferecer muito mais do que luz. 

Por meio de um projeto luminotécnico industrial, é possível oferecer diversos benefícios. Por exemplo, a conquista não só de melhores condições de trabalho e mais segurança aos colaboradores e colaboradoras, também como maior produtividade ao negócio e mais economia no gasto com energia elétrica.

Assim, entre as vantagens de se pensar a iluminação industrial dentro de uma perspectiva integrada ao ambiente, às atividades, ao financeiro, ao social e ao ambiental, e partindo de suas especificidades e exigências, podemos destacar:

  • redução de gastos de energia elétrica;
  • redução nos custos e prazos de manutenção;
  • aumento da segurança e da produtividade dos colaboradores;
  • aumento da competitividade da indústria.

Projeto luminotécnico industrial

Sendo assim, agora vamos falar um pouco sobre como deve ser pensado e o que deve ser considerado, de maneira geral, em um projeto luminotécnico que visa soluções eficientes e inteligentes para iluminação industrial e comercial:

  • análise do ambiente;
  • escolha dos dispositivos com a curva luminotécnica mais apropriada;
  • definição dos ângulos de iluminação adequados para cada espaço;
  • abrangência luminosa necessária;
  • design sofisticado e o cumprimento de todas as normativas técnicas exigidas.

Mapear os pontos estratégicos de iluminação permite a utilização da luz natural na maior parte do dia, gerando economia a médio e longo prazo. Outro ponto importante é optar por luminárias de qualidade e com garantia para que haja redução significativa, tanto dos custos de energia, quanto dos custos de troca e manutenção

Normas que regulam o uso de luminárias industriais 

Bem, como dissemos no início deste artigo, a iluminação industrial e as luminárias industriais devem seguir padrões de qualidade e normas específicas para que haja, de fato, a garantia de segurança, eficiência e economia. 

Atualmente, a norma que regula o uso de luminárias para interiores é a NBR 8995, que trata dos níveis de iluminâncias (lux), da uniformidade, do ofuscamento da luz, da temperatura de cor, dos índices de reprodução da cor, entre outros aspectos fotométricos.

Ao mesmo tempo, outra norma que é relacionada às exigências de iluminação em ambientes de trabalho é a NR 17. Esta norma trata das condições necessárias para ergonomia dos colaboradores e cita a iluminação como um fator importante para promoção do bem-estar, do conforto visual e da segurança nas empresas. 

Grau de Proteção (IP) das luminárias para a indústria 

Entre as exigências presentes nas normas que regulamentam a iluminação de interiores está o Grau de Proteção (IP) das luminárias. O item corresponde à resistência que as luminárias e outros equipamentos elétricos possuem em relação à exposição a sólidos e líquidos. Hoje em dia, o grau mais elevado de luminárias disponíveis no mercado é o IP69K.

Então, a sigla IP corresponde ao termo proveniente do inglês ‘Ingress Protection’, que indica o grau de proteção fornecido pela carcaça dos equipamentos elétricos como barreira para entrada de sólidos e líquidos. 

Essa análise deve seguir as regras estabelecidas pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), mais especificamente a norma IEC 60529 ou EN 60529. Esta norma descreve todos os testes que devem ser realizados para classificar o grau de proteção do equipamento em questão.

Iluminação voltada à indústria alimentícia 

Um caso bastante específico que vamos falar agora é da iluminação na indústria alimentícia para a qual, inclusive, há indicação de IP69K. Aliás, a norma NBR 8995 estabelece que é necessária uma luminância média de 300 lx, um índice de ofuscamento máximo de 25 (UGRL) e um índice de reprodução de cor (Ra) de 80%, permitindo, assim, uma representação das cores de maneira mais fiel. 

Nos ambientes onde há manipulação de alimentos e limpeza constante, é mandatório que o projeto luminotécnico seja composto de luminárias com características robustas e resistentes, como: ausência de vidro na composição, resistência a impactos e vibração, além de baixo acúmulo de substâncias.

Dessa forma, a luminária que melhor atende às exigências da indústria alimentícia é a luminária hermética Innova, indicada para áreas internas, nas quais a iluminação com grau de proteção IP69K é fundamental. 

Veja mais sobre essa solução em iluminação industrial da Novvalight a seguir. 

Innova: luminária industrial confiável e eficiente

Com a finalidade de atender às demandas e exigências da indústria nacional, a Novvalight tem como solução a Innova, luminária hermética LED, projetada com o maior fluxo luminoso do mercado, capaz de suportar até 100 Bars de pressão e lavagem de até 50 graus, tornando-a ideal para ambientes que necessitam de desinfecção frequente, como os frigoríficos, câmaras frias e cozinhas industriais

Entre as principais vantagens da Innova estão:

  • Versatilidade
  • Facilidade de instalação
  • Redução na manutenção e nos custos de energia
  • Possibilidade de automação
  • Garantia de qualidade de um produto orgulhosamente nacional
  • Taxa de devolução calculada a 1,8%
  • Taxa de mortalidade – ou índice de defeitos – em – 0,2% (um índice negativo que atesta a confiabilidade da luminária).

Além disso, é importante destacar que a  Innova possui grau de proteção IP69K e seu desenvolvimento é resultado da inteligência Novvalight no segmento luminotécnico industrial.

Pré-lançamentos Novvalight: novidades a caminho!

Ao passo que busca constante evolução e avanço tecnológico, a Novvalight tem ainda lançamentos previstos com a expansão da Família Innova em Silver (IP66), Black (IP69K) e Red, IP66 e com recursos completos de emergência e automação, para que todo tipo de negócio (indústria têxtil, madeira e papeleira, mineração, estacionamentos fechados e armazém de pneus) possa contar com proteção hermética eficiente.

Para finalizar este artigo, confira abaixo as principais características da versão original da Innova, ainda disponível no mercado: 

  • hermética e glass free (suporta até 100 Bars e não estilhaça);
  • tem proteção elevada (IP66, IP69K, IK09);
  • suporta lavagens frequentes de até 50°C;
  • possui cinco anos de garantia Novvalight;
  • robustez e durabilidade (até 100 mil horas, ou seja, aproximadamente 15 anos);
  • tem garantia para performance de 10 anos. 

Bem, agora que você já sabe da importância de uma luminária para indústria adequada e de um projeto luminotécnico que considera as normas e exigências de segurança nos ambientes de trabalho e de produção, baixe nosso micro e-book, conheça mais sobre a Innova. É rápido e gratuito! 

Até o próximo ;)