Iluminar espaços amplos com eficiência e economia. Iluminar com segurança. Ambientes extensos, como galpões de logística, pedem um projeto de iluminação adequado, capaz de garantir que todo o espaço receba luz suficiente. Ademais, é preciso que seja um local seguro para o constante trânsito de pessoas, caixas e máquinas e manipulação de objetos. Para se ter uma ideia do tamanho das áreas de armazenamento e logística, em 2021, 1,1 milhão de m² foram locados. Ou seja, quase o dobro quando comparado com 2020. E é aí que entra a importante performance do refletor para galpão.

É evidente o aumento desses espaços, especialmente nos últimos anos, em razão da alta do e-commerce e das mudanças no padrão de consumo. Neste sentido, os setores de condomínios logísticos do Brasil, que estão em franca expansão, podem contar com soluções em luminárias LED. Sendo uma delas o refletor para galpão, elas devem atender às necessidades do mercado e entregar eficiência, baixa manutenção, economia e segurança. Para apresentar os produtos de iluminação, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e conheça os benefícios desse investimento. 

Setor logístico no Brasil

De início, vamos destacar como o segmento de galpões logísticos – incluindo de empresas de e-commerce e outros setores – cresceu e vem crescendo no Brasil. Em 2021, como dissemos na abertura do artigo, 1,1 milhão de m² foram locados, o que significa uma alta de 88,67% em relação a 2020.

As expectativas para 2022 são ainda mais animadoras. Segundo relatório divulgado pela JLL –  empresa considerada líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos – aproximadamente 2,9 milhões de m² devem entrar para o estoque de condomínios logísticos no Brasil este ano e ainda no primeiro semestre.

Soluções em iluminação para galpões 

Bem, diante do cenário de crescimento do segmento de logística e armazenamento e da necessidade de iniciativas capazes de gerar maior sustentabilidade aos negócios, temos as luminárias em LED, indicadas para galpões industriais e logísticos. Desse modo, o investimento em iluminação eficiente e econômica é uma iniciativa estratégica para manutenção e expansão do setor. 

Refletor x Projetor: você sabe a diferença? 

Antes, no entanto, de apresentarmos os produtos em LED para iluminação em galpões, vamos esclarecer uma dúvida muito comum quando tratamos de luminárias: qual a diferença entre refletor e projetor?

Bem, a primeira forma de diferenciar esses dois tipos de iluminação é identificar como você deseja proporcionar luz em um determinado ambiente. O refletor LED, por exemplo, é um modo de uma iluminação mais convencional, ou seja, ele é capaz de refletir e moldar uma distribuição luminosa a partir de uma lâmpada externa. Trata-se de um modelo bastante popular para uso doméstico por possuir modelos em diversas cores. 

Já um projetor LED é a própria lâmpada, capaz de gerar luz instantaneamente, sem aquecer e possui alta performance de iluminação, sendo, portanto, um produto ideal para aplicação industrial, na qual há exigências específicas de segurança e performance. Vale destacar também que o fato do projetor ser a própria lâmpada, há ganho em manutenção e sustentabilidade (menos resíduos e gastos). 

Novvalight e fabricação própria de luminárias com o ideal refletor para galpão

Agora, vamos então para as soluções em luminárias para galpões da Novvalight, com produção nacional e garantia diferenciada nos produtos. A Novvalight possui toda expertise em projetos luminotécnicos personalizados e sob medida para espaços amplos e que necessitam de iluminação específica. 

Importante destacar que, para chegar aos melhores padrões – e resultados – em iluminação industrial e logística, a Novvalight analisa fatores, como: metragem, necessidades do espaço, pontos de maior e menor movimentação, quantidade de funcionários e funções realizadas no espaço. Para complementar, o cálculo de payback –  tempo necessário para que um investimento seja pago – também é realizado.

Sabemos que quando se trata de iluminação industrial e comercial, a economia imediata pode parecer mais atraente à primeira vista, no entanto, as manutenções frequentes, a baixa produtividade e a falta de eficiência vão compor o cenário e a empresa terá mais gastos do que ganhos. Sendo assim, o projetor ou refletor para galpão, deve ser de qualidade e instalado de acordo com as necessidades específicas do espaço.

Por isso, o investimento em projetores LED é um investimento inteligente, que irá refletir em menos manutenções e melhor eficiência energética. Veja a seguir os modelos de projetor (ou refletor) para galpão oferecidos pela Novvalight e as vantagens de cada um. 

Projetor (e refletor) para galpão: conheça as opções Novvalight

Flexível, sustentável e integrada: a high bay Discovery propõe redução de pontos de luz com curvas uniformes que iluminam de forma eficiente até entre porta-paletes, corredores e estantes, em pé-direito alto ou baixo.

Mais um produto Novvalight de desenvolvimento e produção 100% nacional, a Discovery é uma high bay light que garante menos adaptações e fragilidades, ou seja, mais robustez com elementos de alta qualidade e custo-benefício que além de agregar maior performance, oferece segurança, conforto visual, impacto sustentável positivo e bem-estar.

Além disso, a Discovery comprova seu design ágil e habilidoso através de diversas opções instalação rápidas e descomplicadas, seja em pendente, eletrocalha, eletroduto ou com alça orientável. Tal facilidade se estende para o processo de manutenção e retrofit também, nos quais você pode contar direto com experts Novvalight.

Aplicações da high bay light Discovery: galpões logísticos e industriais, pequenas instalações esportivas, em áreas internas com pé-direito alto, estoques, lojas, supermercados, áreas fabris e externas.

O NextLED PR é um projetor LED, composto por elementos rastreáveis, ou seja, é possível saber exatamente o que contém em cada luminária produzida. Ele possui com IP66 (grau de proteção), capaz de promover maior durabilidade para a peça, tanto na parte interna, quanto externa.

Trata-se de um projetor indicado para ambientes agressivos, que necessitam de luminárias capazes de sobreviver sob condições críticas, como trepidações, elevadas ou baixas umidade do ar e poeira.

A família NextLED, que também faz parte do grupo de produtos Go, é produzida no Brasil e conta com controle de qualidade e a garantia de luminárias robustas, eficientes e prontas para instalação em indústrias e áreas externas. E além disso, está com novo prazo entrega: receba os produtos em até 15 dias!

Aplicações do projetor NextLED: áreas, internas e externas de galpões, docas, estacionamentos, aeroportos e quadras de tênis.

Temos aqui o modelo projetor LED High Power (HP), com IP66 e composto por elementos rastreáveis, assim como o modelo citado acima. Trata-se de um projetor robusto, com proteção que garante mais durabilidade para a peça, tanto interna quanto externamente.

Também é indicado para ambientes agressivos, que necessitam de luminárias capazes de sobreviver sob condições críticas, como as experimentadas em galpões logísticos.

A família NextLED, de produção nacional, é composta por diferentes versões, entre projetores ou high bays, com controle de qualidade e garantia de luminárias robustas, eficientes e prontas para instalação em indústrias e áreas externas.

Um aparelho pronto para agregar resistência e eficiência energética de forma prática e econômica no segmento de logística e armazenamento. 

Aplicações do NextLED HP: áreas, tanto internas, quanto externas, de galpões, docas, estacionamentos, quadras de tênis e até aeroportos.

Por fim, vale destacar que as lâmpadas industriais LED fabricadas pela Novvalight no Brasil são aliadas dos negócios, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, por meio de tecnologias inovadoras que reforçam a durabilidade e o desempenho e reduzem, significativamente, os gastos e problemas de manutenção. 

Então, entre em contato para consultar nosso estoque e ter em mãos as melhores soluções em luminárias para galpões. 

Até o próximo!

Fonte: Revista Mundo Logística