Estacionamentos e garagens são espaços nos quais carros e pessoas dividem o trânsito de forma constante entre chegadas e partidas. Seja em condomínios residenciais, em áreas públicas ou espaços comerciais, a segurança é via de regra para evitar acidentes ao longo dessa movimentação. Para isso, a iluminação adequada de estacionamentos e garagens é fundamental para oferecer boas condições de tráfego. Além disso, quando falamos em luminária led para estacionamento e garagem é preciso focar também na eficiência energética. 

Neste sentido, a escolha correta de luminárias inteligentes de LED favorece empresas do ramo da construção civil e administrações públicas e privadas. Consequentemente, gera mais economia na conta de luz e iluminação mais eficiente em estacionamentos e garagens. Acompanhe o artigo que preparamos e veja a importância de escolher produtos adequados para iluminar tanto áreas cobertas como ao ar livre. Assim, tais espaços poderão oferecer uma circulação tranquila de pedestres e veículos. 

Estacionamento coberto e estacionamento ao ar livre 

Para começar, vamos entender o que são estacionamentos cobertos e ao ar livre, já que cada um terá uma demanda específica de iluminação. Os estacionamentos cobertos são áreas fechadas projetadas para estacionar veículos, geralmente, estão em lugares fechados ou no porão de um prédio. 

Além disso, um estacionamento fechado pode ser composto por vários níveis ou pisos. Dessa forma, para passar de um nível para outro, os motoristas devem usar rampa de acesso. Vale destacar que algumas estruturas, como estações ferroviárias e aeroportos, têm a obrigação legal de ter parques de estacionamento subterrâneos construídos de acordo com as normas e legislação em vigor para segurança, ventilação e saídas de emergência em caso de incêndio. 

os estacionamentos ao ar livre são espaços de um único andar sem cobertura. Em geral, são mais econômicos. Isso porque não precisam de ventiladores e podem dispor da luz natural como iluminação em boa parte do tempo, ao contrário de estacionamentos cobertos, que consomem mais recursos (diante da necessidade de mais luminárias, ventiladores, etc.).

Por isso, cada tipo de estacionamento vai demandar um tipo de luminária específica, com características de estrutura e de luminosidade adequadas para estacionamentos cobertos e ao ar livre. 

O que é edifício garagem?

Vamos agora para um outro tipo de estacionamento bastante comum em shoppings, centros comerciais e aeroportos, o chamado edifício garagem ou garagem vertical. 

Sendo assim, o edifício garagem possui andares e níveis para acomodar um grande número de veículos. Sua estrutura é composta de vigas, pilares, lajes e fachadas (também chamados de fechamentos laterais).

Na cidade de São Paulo, o primeiro edifício garagem foi inaugurado em 1954. O chamado Garagem América foi, então, o primeiro estacionamento coletivo de grande proporção da capital e também o primeiro prédio a utilizar estruturas metálicas. 

Atualmente, são soluções importantes em empreendimentos como shoppings, hospitais e aeroportos, pois usam o espaço de forma inteligente. No entanto, demandam uma segurança maior para os usuários em razão das rampas, acessos, saídas e entradas de pessoas e veículos. 

Fatores importantes para escolher luminária led para estacionamento e garagem

Diante das necessidades de segurança, economia e resistência – já que há exposição às intempéries do clima – em estacionamentos ou garagens, é preciso que haja o planejamento de uma iluminação inteligente, eficiente e robusta. Para isso, dois fatores devem ser considerados no momento da escolha das luminárias: produtos com alta intensidade luminosa e produtos com alto grau de proteção IP

  • produtos de alta intensidade luminosa 

O primeiro fator está relacionado à amplitude do espaço, pois um estacionamento, com lâmpadas ou luminárias com um baixo fluxo luminoso (medido em lúmens) não terá a iluminação com eficiência necessária. 

Além disso, o reflexo se dará na conta de energia, que também ficará mais alta, pois serão necessárias mais luminárias para dar conta de iluminar todo o estacionamento de forma adequada.

Desse modo, para iluminar estacionamentos e garagens com eficiência, as luminárias devem ter alto fluxo luminoso (medido em lúmens e quanto mais lúmens um produto tiver, mais forte será o brilho da luz emitida). 

  • produtos com alto grau de IP 

O segundo fator está relacionado à resistência da luminária led para estacionamento. Os produtos precisam ter um alto grau de proteção IP, já que as luminárias instaladas em estacionamentos descobertos, por exemplo, ficam desprotegidas e expostas a fortes chuvas, rajadas de vento ou impactos.

Por isso, é necessário verificar o valor IP (índice de proteção contra entrada de líquidos e sólidos) e IK (índice de proteção contra impactos). Além disso, é preciso checar se o produto foi fabricado para ambientes externos, pois o uso de luminárias de ambientes internos terão uma vida útil muito menor se instaladas em locais externos. 

Confira a seguir as soluções em iluminação que atendem aos dois principais fatores no momento da escolha da ideal luminária led para estacionamento e garagem em condomínios e espaços públicos.  

Innova e Cityled: dois tipos de luminária led para estacionamento e garagem

Cityled: luminária para estacionamentos externos


A Cityled é uma família de luminária pública LED
que une design sofisticado com a mais avançada tecnologia na busca do melhor desempenho.Trata-se de uma luminária certificada, de acordo com a norma ABNT NBR 5101 e a portaria do Inmetro 62/2022, ideal para compor projetos de licitações públicas. 

Sua versão solar permite ainda alimentação pela luz natural, gerando mais economia e oferecendo um projeto sustentável. A Cityled é ideal para iluminação pública em geral, como ruas, avenidas, estradas e auto estradas, praças, parques, além de grandes áreas livres, como condomínios e estacionamentos.

Características construtivas:

  • 48 ou 96 led de primeira linha, montados em placa de circuito impresso de alumínio, MCPCB, de elevada dissipação térmica.
  • Corpo e em alumínio, pintado eletrostaticamente com tinta poliéster na cor tampa cinza.
  • Fonte de alimentação eletrônica, 220-240V / 50-60Hz de alta eficiência e durabilidade integrada a luminária, montado em chassi removível.
  • Todas as versões são protegidas contra sobretensão e sobrecorrente para a proteção dos componentes eletrônicos, além disso o LED conta com dispositivo de proteção contra surtos de até 10kV.
  • Disponível na temperatura de cor 5.000K, IRC>70 5 . Outras temperaturas sob consulta.
  • Vidro de proteção temperado resistente a altas temperaturas e choques térmicos.
  • Elementos de fixação externos em aço inoxidável Borrachas de vedação anti-envelhecimento.
  • Entrada de cabos através de prensa cabo PG 13.5 / IP68
  • Filtro de compensação da pressão interna em teon.
  • Instalação em postes direto com diâmetro máx. mm com regulagem angular 60 para 0 5° 10°.

Innova: versátil e vedada contra gases tóxicos em estacionamentos cobertos

Já para atender os estacionamentos cobertos, a Novvalight oferece como solução os lançamentos da família de luminárias herméticas Innova, nos modelos Silver (IP66), Black (IP69K) e Red, IP66. São luminárias com recursos completos de emergência e automação, capazes de atender às demandas de segurança, economia e eficiência  de iluminação de todo tipo de negócio, passando pelos estacionamentos fechados, pela indústria têxtil, madeira e papeleira, e chegando até a mineração.

Por fim, entre as principais características da família de luminárias Innova, podemos destacar: 

  • hermética e glass free (suporta até 100 Bars e não estilhaça);
  • tem proteção elevada (IP66, IP69K, IK09);
  • suporta lavagens frequentes de até 50°C;
  • possui até cinco anos de garantia Novvalight;
  • robustez e durabilidade (até 100 mil horas, ou seja, aproximadamente 15 anos);
  • tem garantia para performance de 10 anos. 

Bem, agora que você já sabe da importância de uma luminária adequada para estacionamentos e garagens, fale com um de nossos especialistas e tenha acesso às melhores soluções em iluminação inteligente e eficiente. 

Até o próximo ;)