Iluminação de praças: entenda o impacto da iluminação na qualidade de vida urbana

Início|Posts|Iluminação de praças: entenda o impacto da iluminação na qualidade de vida urbana
projeto de iluminação de praças

Os projetos de iluminação pública devem considerar a eficiência energética. As lâmpadas LED auxiliam nesse sentido, mas outras tecnologias podem ser aplicadas na iluminação de praças e outros espaços. Entenda mais.

A iluminação de praças é um fator importante para a qualidade de vida dos moradores do entorno e para aumentar a segurança do local. Ao mesmo tempo, precisa ser eficiente para fazer com que esse lugar de convívio seja utilizado de forma plena.

Nesse sentido, é fundamental pensar em iluminação urbana de forma ampla. Em vez de apenas terem lâmpadas e refletores para praças instalados, é necessário oferecer estética e funcionalidade. Ao mesmo tempo, a gestão municipal precisa pensar na eficiência energética.

Para isso, vale a pena investir em projetos de iluminação bem estruturados. Neste post, vamos abordar o que é preciso fazer para equilibrar todos esses aspectos. Leia e entenda!

Qual a importância da iluminação de praças?

É considerado iluminação pública o serviço de distribuição e fornecimento de energia elétrica em ruas, praças, avenidas e outros espaços urbanos. O objetivo é garantir alta luminosidade e visibilidade durante a noite, aumentando a segurança e evitando a ocorrência de crimes.

A importância da iluminação de praças é oferecer acessibilidade, segurança, conforto visual e estética. Dessa forma, os moradores podem usar esse local para conversarem com amigos, passear, caminhar, fazer atividades físicas e etc., qualquer que seja o momento do dia.

Vantagens da iluminação de praças

  1. A segurança do local aumenta, melhorando a visibilidade de pedestres e motoristas e diminuindo a criminalidade;
  2. A mobilidade urbana melhora, facilitando os passeios e os deslocamentos noturno;
  3. Melhora da saúde da população, pois a prática de atividades físicas é incentivada;
  4. As praças ficam mais bonitas e atraentes para os moradores do entorno.

Além desses benefícios, é necessário destacar que os projetos de iluminação de praças podem ser altamente eficientes e apresentar bom custo-benefício. Isso acontece quando são usadas lâmpadas LED.

Portanto, é possível equilibrar as vantagens aos moradores e ao governo municipal. Para isso, é preciso fazer um projeto luminotécnico bem estruturado.

Quais são os 3 tipos de iluminação?

Iluminação geral

A iluminação geral é de primeiro nível, sendo que seu objetivo é garantir luz para todo o ambiente de maneira uniforme. É a partir dela que os outros tipos são implementados. Portanto, podemos dizer que é a fonte principal de energia elétrica.

Iluminação de destaque

A iluminação de destaque, como o nome indica, foca em um objeto ou área específica no ambiente. Nas praças, por exemplo, pode ser utilizada para clarear o caminho. 

Iluminação decorativa

A iluminação decorativa busca melhorar a estética do ambiente. Para as praças, o objetivo é deixar o local mais bonito, acolhedor e confortável. Nesse caso, o projeto deve ser bem estruturado para evitar prejuízos para a visualização de condutores e pedestres.

Quais são as tecnologias para a iluminação de praças?

Luminárias LED

A tecnologia LED oferece eficiência energética e flexibilidade no design. Além disso, tem alto custo-benefício e é sustentável, porque há redução da emissão de carbono e do consumo de energia. Sem contar que a manutenção é otimizada, sem a necessidade de revisões frequentes.

Dessa forma, o custo operacional a longo prazo é baixo, diferente do que acontece com outros tipos de lâmpadas. Ainda é válido destacar que as luminárias LED são certificadas pelo Inmetro e seguem as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Controle inteligente

O controle inteligente da iluminação de praças pode ser feito a partir de sistemas de gestão que contam com sensores fotométricos para garantir a luz necessária com economia. Assim, conforme anoitece, as luminárias acendem de maneira gradual.

A tecnologia LED na iluminação pública ainda oferece melhor distribuição da luz, com aumento da luminosidade. É a eficiência energética necessária para projetos públicos.

Como fazer o planejamento de projetos de iluminação pública?

Considere as necessidades

O planejamento de projetos de iluminação pública deve ser feito considerando as diretrizes recomendadas pela ABNT e outros órgãos, as características do ambiente e as demandas da população. Assim, é possível aliar estética, funcionalidade e acessibilidade nas praças.

Escolha equipamentos de qualidade

Os equipamentos destacados no projeto de iluminação de praças devem ter qualidade para potencializar a eficiência energética. Ao mesmo tempo, precisam garantir o baixo consumo de energia e a distribuição da luz de maneira uniforme.

Agregue a tecnologia

Insira lâmpadas LED, sistemas de controle inteligente e sensores de presença nos projetos de iluminação. Isso aumentará a segurança e garantirá a adequação às demandas.

Faça um bom planejamento financeiro

A iluminação pública requer investimentos significativos. Por isso, analise sempre o custo-benefício, em vez do gasto propriamente dito. Isso porque, mesmo que o valor inicial seja mais alto, se a durabilidade for mais longa, compensa. Considere, também, a necessidade de manutenção e outros aspectos importantes.

Contrate uma empresa especializada

Contar com especialistas para elaborar projetos de iluminação faz toda a diferença. A Novvalight tem o conhecimento e a experiência necessários para fazer a iluminação de praças e de outros espaços públicos com eficiência, e de maneira customizável à necessidade do local.

Quais são as normas e legislação da iluminação pública?

As normas e legislação da iluminação pública são a Constituição Federal, a Resolução Normativa 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a NBR 5101 da ABNT.

A Constituição apenas define que a iluminação pública é competência do governo municipal ou distrital. A legislação da Aneel define as regras a seguir no que se refere à conexão, tensão, instalações do consumidor, orçamento, aprovação de projetos e custos.

Já a NBR 5101 determina que a iluminação de praças deve permitir que as pessoas se reconheçam, haja segurança para os pedestres e a identificação de possíveis obstáculos pelo caminho.

Além disso, fica definido que postes, luminárias e outros equipamentos de iluminação não podem dificultar a passagem de pedestres ou de veículos. Sem contar que o projeto luminotécnico deve respeitar a arquitetura do espaço público.

Os projetos de iluminação ainda devem ter equipamentos certificados pelo Inmetro para garantir o máximo de segurança e eficiência energética. Ao fazer isso, alcança-se o melhor resultado.

Para chegar a esse patamar, é fundamental contar com uma empresa especializada. A Novvalight tem um catálogo completo, com produtos certificados pelo Inmetro e pela ISO 9001.

Também prezamos as soluções eficientes e lucrativas, e elaboramos projetos luminotécnicos personalizados. Dessa forma, a iluminação de praças oferece os melhores benefícios para governos e população. Entre em contato com a Novvalight e converse com nossos especialistas!

Compartilhe em suas redes

Título

Ir ao Topo