Aprenda o que é lúmen e qual a importância da eficiência luminosa

Início|Posts|Aprenda o que é lúmen e qual a importância da eficiência luminosa
Visão noturna de uma grande instalação industrial com estruturas iluminadas, armações metálicas e canos interconectados brilhando, ilustrando artigo sobre o que são lúmens

Em um projeto luminotécnico, é preciso ter cautela na escolha das fontes de luz e entender o que é o lúmen. Confira abaixo nosso conteúdo e aprenda o que é e qual a importância da eficiência luminosa.

Ao iniciar um projeto luminotécnico, é preciso ter cautela na escolha das fontes de luz e entender o que é o lúmen. Isso porque cada lâmpada possui um consumo de energia específico, bem como uma capacidade de iluminação diferente. No que tange esta questão, há ainda quem pense que a potência é a principal característica a ser analisada em uma lâmpada, mas isso não passa de um mito. Isso porque, para quem deseja reduzir os custos de energia e ter durabilidade nas escolhas luminotécnicas para indústria, pensar apenas em potência não é suficiente. Sem um projeto luminotécnico adequado às necessidades, potência não deve ser um parâmetro decisor.

Como você pode notar, inúmeros fatores devem ser analisados no momento de escolha da lâmpada ideal. Para te ajudar, falaremos sobre o lúmen, a importância da eficiência luminosa, os diferenciais da tecnologia LED e outros tipos de lâmpadas presentes no mercado. Para saber mais, continue lendo!

O que é lúmen?

Lúmens (lm) são a unidade de medida utilizada para quantificar o fluxo luminoso emitido por determinada fonte de luz em relação a uma superfície em determinado tempo.

Por este motivo, é justamente pela diferença na quantidade de lúmens que algumas lâmpadas brilham com intensidade maior do que outras. Basicamente, quanto maior for a quantidade de lumens, mais intensa será a iluminação. Ou seja, em outras palavras, o lúmen diz respeito à capacidade de iluminação de uma lâmpada. 

A falta de conhecimento desse conceito faz com que o consumidor acabe comprando lâmpadas analisando fatores não tão importantes. Um erro muito comum é considerar a voltagem ao invés da quantidade de lúmens no momento da compra. No entanto, ao lado do conceito de lúmen, é preciso compreender o que é a eficiência luminosa, o que nos leva ao próximo tópico.

O que é a eficiência luminosa?

A eficiência luminosa é obtida através da relação entre a quantidade de lúmens, ou seja, do fluxo luminoso, e a potência expressa em Watts (W) pela lâmpada.  Entender essa relação é indispensável para que você possa escolher a melhor lâmpada para o seu projeto, levando em conta não só a intensidade da luz, como também o consumo de energia que a lâmpada necessita absorver para que possa emitir a luz. Mas você sabe quais são as lâmpadas mais eficientes do mercado?

A tecnologia LED

Atualmente a tecnologia LED é a grande sensação do mercado luminotécnico. A sigla LED corresponde ao termo Light Emitting Diode que, traduzido ao pé da letra significa ‘diodo emissor de luz’. Basicamente, o LED consiste em um semicondutor que converte a energia em luz. Por sua alta economia e eficiência, os LEDs possuem inúmeras aplicações e são muito utilizados com a função decorativa ou mesmo em ambientes que demandam alto brilho. Conheça a seguir as principais vantagens que você terá ao optar pela tecnologia LED para a sua empresa, casa ou projeto.

Mais economia

Outra qualidade a ser exacerbada nas lâmpadas de LED é o seu baixo consumo de energia. Com alta eficiência luminosa, os LEDs são vistos como lâmpadas frias e emitem até 80% menos calor em comparação a outras lâmpadas. Ou seja, há menos perda de energia na conversão. Para que você tenha ideia, enquanto uma lâmpada incandescente pode emitir em média 14 lúmens por Watt, uma lâmpada de projetor LED pode ultrapassar os 100 lumens. Além disso, o LED é uma tecnologia que não emite radiação infravermelha (IR) ou mesmo ultra violeta (UV).

Ambientes mais agradáveis

A temperatura da cor da luz emitida pelos LEDs são altamente agradáveis. Isso porque essa tecnologia possui uniformidade luminotécnica, ou seja, é capaz de igualar a luz no ambiente, reduzindo a perda de iluminação ou mesmo os pontos escuros do local. Vale ressaltar ainda que as luminárias LEDs são muito versáteis e podem ser encontrados em vários formatos, desde luminárias, spots e lâmpadas, influenciando diretamente no conforto visual e no bom desempenho de tarefas. 

Outros tipos de lâmpadas

Além da tecnologia LED, há inúmeros tipos de lâmpadas disponíveis no mercado. A seguir falaremos das principais, levando em consideração sua eficiência luminosa. 

  • Lâmpadas incandescentes:

Esse tipo de lâmpada caiu em desuso há alguns anos. Isso porque a quantidade de potência que ela consumia para converter em luz era absurda. Isso porque apenas 5% da potência se transformava em luz, enquanto o restante era convertido em infravermelho. Como resultado, aproximadamente 14 lumens por Watts (lm/W), ou seja, a lâmpada era capaz de produzir muito calor e, por consequência, não era nada econômica. 

  • Lâmpadas halógenas: 

Lâmpadas incandescentes com um filamento de tungstênio são um pouco mais eficientes em relação às lâmpadas incandescentes tradicionais mas, ainda assim, possuem baixa eficiência energética. Possuem aproximadamente 20 lumens por Watts (lm/W).

  • Lâmpadas mistas: 

Recebem este nome por possuírem o filamento incandescente acompanhado de um tubo de descarga, funcionando em série. Geralmente, possuem um valor acessível, pois não precisam de reator para funcionar. No entanto, também não são referências quando falamos em eficiência luminosa. Fazem 20 lm/W.

  • Lâmpadas a vapor de mercúrio: 

As lâmpadas de descarga em alta pressão apresentam uma luz com tonalidade mais próxima ao branco e ao azul. Amplamente utilizadas na iluminação urbana porque possuem uma longa vida útil e, por consequência, são econômicas. Fazem 45 lm/W. Porém, é um tipo de lâmpada muito ultrapassado, poluente, de descarte difícil e que aumentam os custos, de energia e de manutenção.

  • Lâmpadas fluorescentes: 

Mais eficientes em relação às lâmpadas citadas anteriormente, exceto em comparação às lâmpadas de led. Foram amplamente utilizadas no Brasil em meados de 2001, quando o país passou pelo grande “apagão”, pois são opções econômicas. Tem como ponto negativo o fato de serem altamente prejudiciais ao meio ambiente, pois emitem fósforo e mercúrio na atmosfera.

Gostou deste artigo? Esperamos que agora você saiba o que são os lumens e como a tecnologia LED pode ser vantajosa a longo prazo. Vale ressaltar que, as luminárias da Novvalight possuem o LED acoplado, prontas para uso e, dessa forma, garantimos a eficiência luminosa em uma proposta completa, desenvolvida com o objetivo de eficiência e sustentabilidade.

Para aprender ainda mais sobre esse e outros assuntos, continue acompanhando nosso blog! Sempre que possível traremos novos conteúdos relacionados à importância da iluminação para o seu projeto, além de desmistificar conceitos e apresentá-los de forma mais simples e palpável.

Conheça a Novvalight

A Novvalight é uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos de iluminação para indústrias de todos os portes, bem como para ambientes corporativos. Isso levando em conta a sustentabilidade, economia e eficiência energética. Para isso, há mais de 20 anos desenvolvemos nossos próprios produtos pensando também na segurança e no retorno financeiro para cada empresa. Clique aqui e conheça as soluções que nós podemos oferecer à você!

Compartilhe em suas redes

Título

Ir ao Topo