Como construir e iluminar quadras esportivas com qualidade

Início|Posts|Como construir e iluminar quadras esportivas com qualidade
Foto de quadras de tênis iluminadas

Para elaborar um projeto de construção e de iluminação para quadras esportivas, é necessário levar em consideração a modalidade esportiva que será praticada no espaço, as normas e diretrizes técnicas vigentes, além do conforto e da segurança dos jogadores e do público 

Condomínios, clubes e escolas devem investir na construção de quadras esportivas, já que a presença desses espaços incentiva a prática de esportes e também ajuda a promover a socialização. Além disso, no caso dos residenciais, essas áreas ainda podem ajudar a valorizar o empreendimento. 

Contudo, para criar um ambiente agradável e seguro, é necessário saber como construir e iluminar esses ambientes. Sendo assim, continue a leitura para descobrir como construir e como elaborar um projeto luminotécnico para os espaços voltados à prática de esportes. 

Tipos de quadras esportivas e seus materiais

Há vários tipos de quadras esportivas, visto que existem diversas modalidades de esportes, e cada uma delas tem características distintas, como tamanho, tipo de piso e marcações. Elas podem ser cobertas ou descobertas e ter ou não uma área para a plateia. No geral, esses locais precisam apresentar os seguintes elementos:

  • Postes;
  • Redes;
  • Linhas demarcatórias;
  • Traves;
  • Tabelas;
  • Sistema de iluminação.

Para garantir a segurança e o bom desempenho dos jogadores, é importante que o piso das áreas de jogo tenha uma estrutura com amortecimento e sejam antiderrapantes. Também é fundamental instalar redes de proteção ao redor do campo, para evitar que a bola saia desse espaço. 

Contudo, assim como cada modalidade esportiva tem as suas próprias regras, cada tipo de quadra esportiva tem as suas próprias particularidades. Sendo assim, confira a seguir as principais características de alguns dos espaços para jogos mais comuns. 

Quadra de tênis 

Diferente de outros tipos de quadras, uma área destinada à prática de tênis precisa ter 23,77 metros de comprimento e 8,23 metros de largura. O piso desse local pode ser feito com diferentes variedades de materiais, como:

  • Grama natural;
  • Grama sintética;
  • Saibro (feita de terra batida e coberta por pó de telha ou de tijolo);
  • Piso duro (produzido com materiais como asfalto ou concreto).

Leia também: Iluminação para quadras de tênis: projeto luminotécnico e sua influência na prática do esporte

Quadra de futsal

O tamanho das quadras de futsal pode variar entre 25 a 42 metros de comprimento e 16 a 22 metros de largura. Ela precisa ter as seguintes marcações:

  • Linhas laterais e linha de meta;
  • Área de penalidade;
  • Linha central;
  • Área de substituição.

Geralmente, esses espaços podem apresentar piso de madeira, asfalto ou piso esportivo de poliuretano, que também é adequado para a prática de handebol. 

Quadra de vôlei

A quadra de vôlei profissional deve ter 18 metros de comprimento e 9 metros de largura. Seu piso pode ser feito com os seguintes materiais: 

  • Concreto;
  • Saibro;
  • Madeira.

Além disso, é possível encontrar áreas com piso modular, fabricado com polipropileno, ou vinílico. 

Leia também: Iluminação para quadra de vôlei: requisitos técnicos e normas

Quadra de basquete

O tamanho padrão das quadras de basquete é de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. Inclusive, essas são as medidas indicadas pela NBA (Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos).

O piso dessa área pode ser feito com diferentes tipos de material, como concreto, asfalto e madeira. Além disso, também é comum o uso do piso modular e do vinílico. 

O que é quadra poliesportiva?

Diferente dos outros tipos de áreas para jogos, que são construídos de acordo com a especificação para cada esporte, as quadras poliesportivas são planejadas para acomodar várias modalidades esportivas.

Além disso, a área de jogo delas precisa ter 27 metros de comprimento e 16 metros de largura, já a área construída deve apresentar 30 metros de comprimento e 16 metros de largura. Se o espaço não tiver essas dimensões, ele pode ser usado para a prática de diferentes esportes, mas não poderá ser considerado uma quadra poliesportiva oficial. 

Por ser um ambiente de prática de esportes mais versátil, essa alternativa costuma ser a mais escolhida para locais como condomínios e escolas, que têm uma área física limitada.  

Construção e manutenção de quadras

Para construir uma quadra esportiva, é necessário estudar bem o terreno, o espaço disponível e as especificações para área de jogo do esporte que será praticado ali.

Também é fundamental optar por matérias-primas de alta qualidade e resistentes, para que o local possa ficar em boas condições de uso por um longo tempo. Se o projeto for para um ginásio descoberto, é importante escolher materiais resistentes à ação do sol, da chuva e da poluição. O ideal nesse caso é optar por revestimentos impermeáveis. 

Em relação à manutenção, é importante limpar o espaço regularmente, a frequência ideal vai variar de acordo com a periodicidade com que o local é utilizado. 

Outro cuidado necessário é em relação à pintura, ela deve ser refeita, no mínimo, a cada dois anos, ou sempre que for necessário. 

Iluminação para quadras esportivas 

Um projeto de iluminação para quadras esportivas no Brasil precisa seguir as recomendações da norma técnica NBR 8995-1, que dispõe das diretrizes para iluminar ambientes como os espaços dedicados à prática de esportes. 

Já um estudo voltado para iluminar um ginásio coberto deve levar em consideração também as diretrizes da norma NHO 11, onde estão descritas as normas de iluminação das áreas com essa característica.

O nível de iluminância ideal para esses ambientes varia entre 300 e 500 lux. Geralmente, as luminárias mais adequadas para essas áreas são os refletores LED, que oferecem uma luz mais homogênea e suave, além de demandarem menos manutenção e de consumirem menos energia elétrica.

Para elaborar um projeto de iluminação para esse espaço, será necessário fazer um cálculo luminotécnico para definir o fluxo luminoso daquele local e determinar a quantidade e a potência dos refletores que deverão ser instalados. 

Além disso, é fundamental planejar de maneira estratégica o posicionamento e o ângulo das luminárias, para deixar todos os espaços bem iluminados e evitar o ofuscamento.

Em áreas descobertas, os refletores são instalados em postes que devem ser colocados em áreas específicas do campo. Já nos ambientes cobertos, as luminárias podem ser instaladas diretamente no teto ou na parte de cima das paredes.

Ao seguir esses passos, será possível elaborar um projeto luminotécnico eficiente e econômico para uma quadra esportiva. 

Na Novvalight você encontra as melhores soluções de iluminação para quadras esportivas 

Agora que você já sabe como construir e iluminar espaços voltados para a prática de esportes com eficiência, conte com a Novvalight para colocar o seu projeto luminotécnico em prática.

A Novvalight conta com refletores modernos, sustentáveis e econômicos e que podem ser instalados nos mais diversos tipos de quadras esportivas e poliesportivas. Entre em contato com os nossos especialistas e confira todas as nossas soluções.

Compartilhe em suas redes

Ir ao Topo