Novo sistema de iluminação da Arena Barueri, com tecnologia LED, reduz em 80% o consumo de energia total e atende aos critérios indicados pela CBF e Conmebol para transmissão de jogos.

A Novvalight, fabricante brasileira de luminárias industriais, está modernizando todo o sistema de iluminação da Arena Barueri, estádio com capacidade de 31,5 mil pessoas, localizado no município de Barueri, região metropolitana de São Paulo. Com a realização do novo projeto, o estádio passará a ter uma iluminação de acordo com os critérios indicados pela CBF e CONMEBOL.

O projeto está sendo entregue em duas etapas. A primeira, finalizada em menos de 30 dias, já iluminou partidas importantes realizadas em março.

“Depois de uma entrega em tempo recorde, agora o projeto está numa segunda fase bem importante: entregaremos um dos poucos estádios do Brasil com iluminação inteligente, junto a um sistema de automação completo. Um imenso diferencial para o cenário esportivo profissional”, diz Filippo Centemero, Gerente de Operações da Novvalight.

Com 25 anos de experiência no mercado, todos os projetos da empresa contam com estudos e entregas personalizadas que aumentam os ganhos de eficiência, facilidade de manutenção e projeção calculada para grandes áreas, indústrias, comércios e, também, para instalações esportivas de alto padrão.

Mais iluminação com nova tecnologia

Segundo Victória Rocha, especialista de iluminação e projetos da Novvalight, o sistema de iluminação da Arena Barueri estava em desacordo com requisitos mínimos solicitados para os jogos televisionados, com baixa uniformidade, gerando manchas na iluminação do campo, o que poderia prejudicar até mesmo a visão dos jogadores e espectadores.

Victória explica que a Novvalight apresentou uma solução para atingir o nível de luminância solicitado, de acordo com as necessidades. 

“Utilizamos a infraestrutura já existente no estádio e conseguimos reduzir o número de projetores, oferecendo um resultado de iluminância uniforme, otimizado e com baixo índice de brilho.  Trabalhamos com projetores com LED cerâmico em placa integrada e ótica de 10º, com objetivo de reduzir a quantidade de peças”. 

Economia de 80% no consumo de energia

A iluminação anterior era feita com lâmpadas de vapor metálico, de 2.000W cada, instaladas em projetores sob torre. “Com a troca para solução LED, atingimos níveis de iluminância elevados, reduzindo em 80% o consumo de energia total. Serão instalados 160 novos projetores”, destaca a especialista da Novvalight.

Informações técnicas

Antes do novo projeto:

. Quantidade geral de projetores: 400 peças, cada uma com 2.000W

. Quantidade por torre: 50 peças por torre (x4) e 100 peças por marquise (x2)

. Tecnologia: HID 2.000W

. Potência total por torre: 100.000W

. Potência total: 800.000W

Depois do projeto concluído: 

. 40 projetores EVERLED G3 PRO, de 1.006W por torre. 

. 160 unidades total/obra. 

. Potência específica 21,48 W/m2

. Potência total utilizada 160.960 W

. Potência total por torre (4): 40.240 W/torre
. Iluminância média 1.600 lx (em plano horizontal, medido a 0,80m do solo)

. Fluxo luminoso total instalado: 21.808.000 lm

. Fluxo luminoso total por torre: 5.452.000 lm/torre

Referência nacional

Além do projeto na Arena Barueri, a Novvalight já modernizou recentemente os sistemas de iluminação de mais três estádios no interior de São Paulo: O Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani, em Campinas; o Santa Cruz/Arena Nicnet, do Botafogo, em Ribeirão Preto; e o Jorge Ismael de Biasi, do Novorizontino, em Novo Horizonte.

“Com a nossa metodologia exclusiva, entregamos uma iluminação completa para estádios e arenas em até 30 dias, totalmente pronta para ser utilizada. Além disso, oferecemos alta eficiência energética através de um estudo luminotécnico que garante maior durabilidade, facilidade em reposição e redução de custos em energia.

E para esse projeto da Arena Barueri ainda conquistaremos, em um segundo momento, um sistema inteligente de luz compatível com automação e diversas opções de cenários de iluminação para showlighting com DMX. – tudo dentro do padrão CBF e CONMEBOL, para garantir visão nítida e transmissões FULL HD”, relata Roberto Payaro, CEO da Novvalight.

Sobre a Novvalight

A história da Novvalight começa em 1999 com uma parceria cm um grande player do setor de iluminação italiano. São 25 anos atuando como fabricante de luminárias industriais, criadas a partir de protótipos e certificadas pelos testes de eficiência compatíveis com as mais atuais soluções em LED.

Diariamente, no laboratório próprio da Novvalight, engenheiros, designers e técnicos materializam soluções em iluminação, sempre prezando pela qualidade do projeto, para os mais variados segmentos: áreas industriais, áreas externas e grandes espaços públicos ou privados, portos e aeroportos, instalações esportivas, ambientes comerciais, corporativos, entre outros. Atualmente, a Novvalight conta com 100 colaboradores, distribuídos nas unidades de Campo Largo, no Paraná; São Paulo; e Itapeva, em Minas Gerais.