Com a modernização do sistema de iluminação, o clube Botafogo SP, de Ribeirão Preto, se adequará às exigências de iluminação esportiva da Confederação Brasileira de Futebol.

A Novvalight, fabricante brasileira de luminárias industriais, fechou parceria com o Botafogo Futebol S/A e será responsável pela reestruturação de todo sistema de iluminação do estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Com o projeto, o clube se adequará as exigências de iluminação esportiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O novo sistema será inaugurado em janeiro de 2024, em partida contra o Santos, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.  A data e o horário do jogo ainda dependem de confirmação da Federação Paulista de Futebol. Por conta da parceria, a Novvalight estampará sua marca na barra das costas da camisa do Botafogo S/A durante o torneio.

O projeto envolve retrofit da iluminação, revitalização de painéis elétricos, análise estrutural das torres, instalação e focalização dos projetores e emissão de laudos técnicos. Serão instalados 96 novos projetores de LED, garantindo o alcance de níveis de iluminância muito mais elevados e com 73% de economia no consumo de energia.

“O Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike terá uma iluminação de última geração, com ganhos de eficiência, facilidade de manutenção e projeção calculada sem impactos negativos no meio ambiente. O novo sistema permitirá a programação de horários de acendimento e a redução de potência, o que proporcionará  diminuir o consumo de energia.”, explica o CEO da Novvalight, Roberto Payaro.

“Fico muito feliz com a concretização dessa parceria, já que melhorar a iluminação do estádio era um desejo antigo. Queremos modernizar cada vez mais a nossa casa para proporcionar uma nova experiência aos torcedores”, disse Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo Futebol S/A.

Antes e depois do projeto de iluminação Novvalight para o estádio do Botafogo Futebol S/A (Botafogo SP)

A iluminação anterior do estádio do Botafogo SP era constituída por sistema convencional de lâmpadas de vapor metálico, de 2.000W cada, instaladas em projetores sob torre. O sistema anterior possuía um consumo maior, gerado através de uma relação de eficiência luminosa (lm/W) inferior em relação a solução LED integrada, além de apresentar pontos como baixa vida útil, alta necessidade de manutenção, elevada perda ótica e índices de IRC e espectrometria relativamente menores.

“Com a troca para solução LED, atingimos níveis de iluminância elevados. Alcançamos também  um aproveitamento ótico completo, obtido através de um conjunto de refletor; lente em PMMA e vidro. Nossas peças ainda contam com IRC70, vida útil de 100.000h, e manutenção facilitada por sistema future-proof, que nos possibilita trabalharmos com componentes substituíveis”, destaca Payaro.

Comparação antes x depois

Sistema anterior

• 30 projetores com lâmpadas 2000W de vapor metálico por torre
  • Potência total por torre: 60.000 W/torre
  • 120 projetores lamp. 2000W total
  • Potência total: 240.000W
  • Potência específica 33,61 W/m2

Novo sistema

• Utilizado 24 EVERLED G3 PRO, de 1006W por torre
  • 96 unidades total/obra
  • Potência específica 8.95 W/m2
  • Potência específica Iluminotécnica 1.03 W/(m2 * 100lx)
  • Eficiência energética 96.91 (m2*lx)/W
  • Potência total utilizada 63.928 W
  • Potência total por torre (4): 25.440 W/torre

Sobre o Botafogo

Fundado em 1918, o Botafogo é um dos maiores times do interior do estado de São Paulo.  Atualmente, disputa a Série B do Brasileirão, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Paulista

Celeiros de campeões como diz uma estrofe do seu hino, o Pantera teve no elenco  jogadores que marcaram a história do futebol brasileiro, como Sócrates, e seu irmão Raí, Zé Mário.

Desde 2018, o Tricolor virou uma S/A. No ano seguinte, surgiu a Arena Nicnet Eurobike, um espaço dentro do Estádio Santa Cruz, que foi totalmente reformado, para abrigar atrações culturais. Desde o ano passado, o local foi palco de grandes shows internacionais, como Kiss, Iron Maiden, Guns N` Roses e Rod Stewart. O espaço ainda recebeu o Festival Cabaré em duas oportunidades, o Show Amigos e o Tardezinha.

Sobre a Novvalight

A história da Novvalight começa em 1999 com uma parceria com um grande player do setor de iluminação italiano. São 25 anos atuando como fabricante de luminárias industriais, criadas a partir de protótipos e certificadas pelos testes de eficiência compatíveis com as mais atuais soluções em LED.

Diariamente, no laboratório próprio da Novvalight, engenheiros, designers e técnicos materializam soluções em iluminação, sempre prezando pela qualidade do projeto, para os mais variados segmentos: áreas industriais, áreas externas e grandes espaços públicos ou privados, portos e aeroportos, instalações esportivas, ambientes comerciais, corporativos, entre outros. Atualmente, a Novvalight conta com 100 colaboradores, distribuídos nas unidades de Campo Largo, no Paraná; São Paulo; e Itapeva, em Minas Gerais.

Publicações: Revide, MKT Esportivo, TH Mais, ABC da Comunicação, Globo Esporte