A lâmpada mágica é de LED ou de vapor metálico? Como saber qual delas capaz de realizar desejos de economia, eficiência e sustentabilidade ao mesmo tempo? Qual consome menos energia? E qual tem maior potência de luminosidade? Para esse tira-teima entre lâmpadas de vapor metálico e de LED, não é preciso chamar o gênio. Basta acompanhar a leitura deste artigo que preparamos, com informações importantes sobre os diferentes tipos de lâmpada presentes no mercado e quais oferecem mais vantagens sociais, ambientais e econômicas em projetos de iluminação de estádios, arenas, estacionamentos e outras grandes áreas externas. Vamos lá?

Quais são os tipos de lâmpadas?

Primeiramente, para começar nossa conversa aqui sobre lâmpadas de LED e lâmpadas de vapor metálico, vamos apresentar de forma breve os tipos de lâmpadas mais comuns no mercado hoje em dia. 

  • lâmpadas incandescentes

As lâmpadas incandescentes são aquelas de casa de vó, sabe? Amarelinhas, redondinhas, foram, por anos, o tipo mais utilizado nas residências. Elas apresentam uma cor amarelada e aconchegante, no entanto, convertem a maior parte da energia em calor, consumindo muito mais energia elétrica e liberando gás carbônico, substância prejudicial à camada de ozônio. Embora não tão utilizadas como antes, as lâmpadas incandescentes ainda estão presentes em abajures e arandelas, além de fogões e geladeiras.

  • lâmpadas fluorescentes

Sobretudo conhecidas como lâmpadas mais frias, as lâmpadas fluorescentes não emitem calor e apresentam uma alta luminosidade por um baixo consumo energético. No mercado, as encontramos nos modelos tubular, compacta eletrônica e a compacta não integrada. Entre as principais desvantagens das lâmpadas fluorescentes, estão a instalação mais complicada, a carência em boa luminosidade (pois pode acabar gerando um facho desigual e, consequentemente, desconforto visual), uma menor vida útil e a dificuldade no descarte, pois esse tipo de lâmpada possui mercúrio em sua composição, elemento nocivo ao meio ambiente. 

  • lâmpadas de descarga (HID)

Utilizamos as lâmpadas de descarga em áreas externas, como pátios e ruas, ou em grandes áreas internas, como galpões, estádios ou fábricas. No entanto, elas precisam de reatores para o acionamento e, em geral, esses reatores são pesados e têm um custo alto. Há quatro tipos de lâmpadas de descarga: vapor de sódio, vapor de mercúrio, lâmpada mista e multivapores metálicos.

  • lâmpadas halógenas

Em seguida, falaremos sobre as halógenas. Estas lâmpadas se parecem muito com as incandescentes porém em seu bulbo contém bromo ou iodo (halógenos). Como têm um tamanho pequeno, usamos as as lâmpadas halógenas em luminárias.

  • lâmpadas de LED

Por fim, chegamos ao LED. Sem dúvidas, o tipo de lâmpada mais conhecido atualmente. As lâmpadas de LED são muito utilizadas tanto em projetos luminotécnicos residenciais, industriais e comerciais. Trata-se de uma lâmpada que consome muito menos energia elétrica e é versátil, podendo ser usada em áreas externas (refletores de LED), áreas internas, para decoração, para situações industriais ou corporativas.

O que são lâmpadas vapor de metálico e quais suas vantagens e desvantagens? 

Bem, agora que conhecemos os tipos mais comuns de lâmpadas, vamos destacar alguns pontos da lâmpada de vapor metálico. Estas lâmpadas são, na verdade, uma evolução das lâmpadas de mercúrio, e a diferença entre as duas está na adição de uma mistura de metais no tubo de descarga da lâmpada: índio, tálio e sódio. 

As lâmpadas de vapor metálico têm a capacidade de proporcionar um fluxo luminoso de excelente reprodução de cores, iluminando o ambiente com grande qualidade, e são indicadas para uso em áreas de pátios e estacionamentos, também são utilizadas para iluminação pública e áreas abertas. As lâmpadas de vapor metálico são fabricadas nas formas ovoidal e tubular e, hoje, no mercado, podem ser encontradas com variadas potências de 400 W a 2.000W.

No entanto, como podemos ver acima, as lâmpadas de vapor metálico carregam muitas substâncias químicas pesadas, altamente prejudiciais ao meio ambiente e à vida. Então, será que o investimento vale mesmo a pena? Vamos ver a seguir na comparação com as lâmpadas de LED.

Lâmpada vapor de metálico x LED, quem vence?

Em campo, as lâmpadas de vapor metálico e as lâmpadas de LED. Nos requisitos abaixo, qual tipo leva a melhor? Veja só:

  • quando o assunto é sustentabilidade

As lâmpadas metálicas contém no interior do tubo de vidro gases que contaminam o solo no descarte. 

Todavia, as lâmpadas LED não possuem metais pesados em sua composição.

  • quando o assunto é acendimento

As lâmpadas metálicas necessitam de reatores para sua ignição e funcionamento, levando até 15 minutos para o reacendimento completo.

As lâmpadas de LED são resistentes às vibrações e não possuem problemas de queima ou falha de filamentos, pois contam com um chip para serem acionadas. 

  • quando o assunto é aproveitamento luminoso

A lâmpada metálica desperdiça luz, já que irradia luz em 360º. Esse mecanismo leva a uma invasão de luz em áreas que não precisam ser iluminadas.

Já a lâmpada de LED usa luz direcional, focando mais e evitando o desperdício luminoso ou uma possível poluição visual.

  • quando o assunto é pontos escuros

A lâmpada de LED tem um controle óptico que garante que a luz chegue ao lugar certo, iluminando, assim, de uma maneira mais uniforme e com menos zebramento.

  • quando o assunto é manutenção do fluxo luminoso

A lâmpada de valor metálico, após 20% de uso, perde 30% de luz, isso porque o químico se volatiza. 

Enquanto a de LED conta com componentes e tecnologia que garantem o fluxo luminoso consistente em até 70% de sua vida útil.

  • quando o assunto é manutenção

As lâmpadas de LED têm uma duração 4 vezes maior que as lâmpadas metálicas. Dessa forma, diminuem consideravelmente a necessidade de manutenção e os custos envolvidos.

  • quando o assunto é calor

Em resumo, a lâmpada metálica emite calor, podendo deixar o ambiente fechado desconfortável. 

Já a lâmpada de LED não emite calor. Por isso, proporciona um ambiente mais confortável em espaços como fábricas, indústrias, estádios e quadras esportivas.

  • quando o assunto é economia

A lâmpada de LED oferece a mesma quantidade de luz, ou até mais, consumindo até 75% menos energia que as lâmpadas de vapor metálico. Um impacto financeiro e tanto, não é mesmo? Compare você mesmo!

Comparativo lâmpadas vapor metálico e LED

Tabela comparativa: entenda a diferença entre a tecnologia de vapor metálico e LED

Iluminação de LED nas alturas com a Everled G3 da Novvalight 

Nesse ínterim, a iluminação de LED sai na frente na disputa e, como fabricante de luminárias industriais e projetores LED, que garantem máxima produtividade, segurança e eficiência energética, a Novvalight conta com um portfólio completo para atender aos padrões de qualidade nacionais e internacionais.

Como destaque para iluminação em grandes alturas e de extensas áreas abertas, a Novvalight tem o projetor Everled G3. Desenvolvida para espaços que precisam de luz com um foco quase ‘cirúrgico’, como é o caso de estádios e outras instalações esportivas. Primordialmente, entre as características mais marcantes dos projetores Everled G3, estão a alta performance e a economia.

Iluminação para campo de futebol

Só para ilustrar, vamos falar sobre projetos luminotécnicos em estádios de futebol. Em arenas de alto padrão, nos quais a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) exige níveis precisos de iluminação e as emissoras televisivas também precisam de uniformidade de luz para a qualidade de transmissão, a troca de projetores antigos – muito deles de lâmpadas de vapor metálico – pela linha Everled G3 revelou melhora de 360% nos níveis de iluminação e 20% de economia de energia

Além disso, como já dito anteriormente, a troca de lâmpadas de vapor metálico por um adequado refletor de led para campo de futebol diminui a emissão de gases e metais pesados, tem uma durabilidade muito maior e proporciona uma menor poluição luminosa.

Luminárias LED de alta performance 

Com a finalidade de promover a redução do custo de energia e oferecer soluções com responsabilidade ambiental, baseadas em estudos luminotécnicos personalizados, aos clientes, a Novvalight conta com um catálogo completo de luminárias e projetores LED industriais e comerciais de alta performance.

Decerto, as luminárias de alto desempenho e rendimento colaboram para o impulsionamento da competitividade das empresas atendidas, independente dos segmentos em que atuam.

Assim, o portfólio da Novvalight reúne soluções em iluminação para os mais variados setores, como:

  • Áreas industriais
  • Áreas externas e grandes espaços públicos ou privados
  • Portos e aeroportos
  • Instalações esportivas
  • Ambientes comerciais, corporativos, entre outros.

Por fim, para encerrar este artigo sobre lâmpadas LED e lâmpadas de vapor metálico, fica o convite para conhecer o catálogo de luminárias LED da Novvalight e, dessa forma, vencer problemas com produtividade, economia, sustentabilidade, eficiência e prevenção de acidentes.

Até o próximo!