Na presidência da Novvalight, empresa com mais de 20 anos de atuação como fabricante de luminárias industriais, Roberto Payaro aborda pontos interessantes sobre o mercado de iluminação.

“A indústria brasileira normalmente vê preço e não, de fato, a real economia em entrega de luz. Para muitas companhias, a iluminação vem em segundo plano já que não é um fator de maior custo na indústria. Porém, vale ressaltar que existem outras questões envolvidas com essa preocupação, como a preservação do meio ambiente, fora o conforto visual e as normas de segurança do trabalho”.

Uma das premissas da Novvalight é vender quantidade de luz e não watts, com garantia de até 50% a mais em rendimento – o que é extremamente valioso já que a conta de energia está cada vez mais alta.

“Por sermos uma fabricante 100% nacional, pioneira em diversas soluções e produtos diferenciados de alta tecnologia, conseguimos elevar o país a um nível de competitividade internacional. Nosso portfólio de iluminação para grandes áreas, como estádios, aeroportos, entre outros, só compete diretamente com os produtos europeus e americanos, por exemplo”, aponta o presidente.

De acordo com Payaro, a indústria internacional explora conceitos que ainda não estão consolidados no Brasil, como os de índice de revelação de cor.

“Europa, Itália, Alemanha, Estados Unidos… todos esses países oferecem produtos que garantem um índice de cor extremamente alto se comparado com o que trabalhamos aqui. Porém, estamos muito bem posicionados quando o assunto ‘iluminação comercial’ se refere a certificação, manutenção x parada de produção e economia. O fato de sermos pioneiros em diversos sentidos nos faz avançar degraus que muitas companhias brasileiras ainda estão tentando encontrar saídas. É o caso da aplicação de tintas em luminárias, peças que não acumulam sujeiras e residual de água, entre outros pontos que já avançamos e, por isso, lançamos versões atualizadas em luminárias, como é o caso da família INNOVA”.

Sobre Roberto Payaro

Roberto Payaro é executivo, hábil em negociação, gestão de marketing e planejamento de negócios e mercado, com um amplo histórico na indústria de eletrônicos e iluminação. Atualmente, ele é presidente da Novvalight, tendo também atuado como diretor e CEO de empresas como a Sonepar South America, Weidmüller Brasil, SoneparNortel, MPRP Consultoria e Nortel Suprimentos Industriais.

Roberto Payaro fala com desenvoltura e propriedade sobre diversos temas em iluminação comercial, em diversos segmentos, como:

  • Maior potência não significa maior quantidade de luz;
  • Significado de potência e luminosidade (lúmens), e a importância da eficiência luminosa;
  • Como a tecnologia permitiu evoluir a relação de lúmens/ watts e entregar maior fluxo luminoso com uma potência menor;
  • Como é possível ter uma maior quantidade de luz com um menor consumo de energia;
  • Os fatores que devem ser levados em consideração quando o assunto é iluminação LED de alta performance;
  • As premissas fundamentais para um bom projeto luminotécnico;
  • A disrupção da chegada do LED no mercado x lâmpada fluorescente, substituindo a incandescente;
  • Os tipos de lâmpadas e suas aplicações: incandescentes, halógenas, mistas, a vapor de mercúrio, fluorescentes;
  • A evolução da luminária hermética;
  • O que é e como avaliar as tabelas de grau de proteção;
  • Iluminação para diversos segmentos, como áreas industriais, áreas externas, grandes espaços públicos ou privados, portos e aeroportos, instalações esportivas, ambientes corporativos, entre outros.

Sobre a Novvalight

A história da Novvalight começa em 1999 com uma parceria com um grande player do setor de iluminação italiano. São mais de 20 anos atuando como fabricante de luminárias industriais, criadas a partir de protótipos e certificadas pelos testes de eficiência compatíveis com as mais atuais soluções em LED.

Diariamente, no laboratório próprio da Novvalight, engenheiros, designers e técnicos materializam soluções em iluminação, sempre prezando pela qualidade do projeto, para os mais variados segmentos: áreas industriais, áreas externas e grandes espaços públicos ou privados, portos e aeroportos, instalações esportivas, ambientes corporativos, entre outros. Atualmente, a Novvalight conta com 70 colaboradores, distribuídos nas unidades de Campo Largo, no Paraná; São Paulo; e Itapeva, em Minas Gerais.

Informações para a imprensa