
As arenas são modernas, multifuncionais e têm uma estrutura mais robusta, podendo sediar diferentes tipos de eventos. Já os estádios são planejados especialmente para receber as partidas de futebol, apesar de também poderem ser usados para outras finalidades com algumas adaptações. Essas são apenas algumas das diferenças entre arena e estádio de futebol
Você sabe qual é a diferença entre arena e estádio de futebol? Apesar de muitas pessoas usarem esses termos como sinônimos, eles representam conceitos e propostas diferentes, e isso precisa ser levado em consideração por quem vai fazer um projeto luminotécnico para um espaço desse tipo.
Muitos locais chamados de estádios são, na verdade, arenas multifuncionais preparadas para receber os mais variados tipos de eventos. Portanto, quem vai fazer um projeto de iluminação para esse local precisa saber exatamente o que diferencia cada uma dessas construções e como planejar uma iluminação que atenda as mais diversas variedades de apresentações.
Sendo assim, continue lendo este texto para descobrir qual é a diferença entre arena e estádio de futebol e conheça a tendência global de modernização dos espaços que antes eram projetados apenas para sediar partidas esportivas.
O que é um estádio de futebol?
O estádio de futebol é um espaço voltado primordialmente para a prática desse esporte. Ele é composto por um campo de grama natural ou sintética, e cercado por arquibancadas para receber os espectadores.
Geralmente, esses locais são abertos ou apresentam uma cobertura parcial na área da plateia. Apesar de ser possível realizar outros eventos nesse ambiente, além das partidas de futebol, os estádios não foram preparados para isso e a adequação do espaço para receber outro tipo de atração pode ser mais difícil e demorada.
Leia também: O que é um campo de futebol padrão FIFA?
O que é uma arena de futebol?
Assim como o estádio, a principal função da arena também é sediar jogos de futebol. Contudo, esse espaço possui melhores condições para receber eventos como shows, conferências, festivais de música e outros tipos de atrações artísticas e esportivas.
A primeira arena do Brasil foi inaugurada em 1999, em Curitiba, capital do estado do Paraná. Chamado de Ligga Arena, e também conhecido como Arena da Baixada, esse espaço foi projetado para ser a casa do time Athletico Paranaense.
Desde a sua inauguração, a Arena da Baixada já passou por muitas reformas e, ainda hoje, continua sendo um lugar moderno e inovador, sendo o único espaço desse tipo no Brasil com teto retrátil.
Principais diferenças entre arena e estádio
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esses dois espaços, provavelmente quer descobrir qual é a diferença entre arena e estádio de futebol. Sendo assim, saiba que a arena é um espaço muito mais multifuncional e que pode ser adaptado rapidamente para receber os mais variados eventos, como partidas de futebol e festivais de música.
A Arena Neo Química, por exemplo, sempre sedia partidas de futebol no seu campo, mas também recebe outros eventos, como o festival Villa Mix, que ocorreu no final do ano de 2024.
Além disso, outra diferença importante entre esses espaços é que a parte da arquibancada da arena é sempre coberta, algo que não ocorre necessariamente nos estádios.
A evolução dos estádios para arenas
Apesar de a primeira arena de futebol brasileira ter sido inaugurada em 1999, esse conceito ganhou força no Brasil durante a preparação para a Copa de 2014. Nessa época, muitos estádios foram reformados para ficarem mais modernos e se adequarem para poderem receber outros eventos, além das partidas esportivas.
Um bom exemplo é o antigo estádio Mané Garrincha, em Brasília, que passou por grandes reformas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, e que desde 2022 é chamado de Arena BRB Mané Garrincha.
Leia também: Sistema de iluminação da Arena Barueri é modernizado pela Novvalight
Tendência global de modernização de estádios
Transformar estádios de futebol em arenas multifuncionais é uma tendência global que surgiu devido a vários fatores, um deles é deixar esses espaços mais modernos, sustentáveis e adequados para atender às necessidades da comunidade.
Outro motivo é porque muitos clubes precisavam encontrar novas fontes de renda além da venda dos ingressos dos jogos de futebol, e uma das melhores maneiras de conseguir isso é cedendo o espaço mediante pagamento para grandes eventos.
Com a modernização dos estádios, além de conseguirem atender o público com mais conforto e segurança, os processos de adequação dos espaços para diferentes tipos de atração se tornam muito mais fáceis e rápidos. Dessa forma, é possível receber um show de música em uma noite e sediar uma partida de futebol no dia seguinte.
Confira a seguir alguns estádios famosos ao redor do mundo que têm investido em mudanças para se tornarem mais sustentáveis e versáteis:
- Santiago Bernabéu (arena do Real Madrid);
- Spotify Camp Nou (estádio do Barcelona);
- Tottenham Hotspur Stadium (arena do Tottenham).
Iluminação e modernização dos estádios
Não é possível modernizar um estádio sem pensar em um projeto luminotécnico eficiente. Uma iluminação eficaz é fundamental para garantir a segurança dos jogadores e do público e também para possibilitar que quem está assistindo aos jogos em casa consiga ter acesso a imagens televisionadas de alta qualidade.
Além disso, é importante que a iluminação destes locais possa ser adaptada a diferentes tipos de eventos. Assim, será possível oferecer uma experiência imersiva e inesquecível para o público.
Sendo assim, se você precisa fazer um projeto luminotécnico para esse tipo de espaço, entre em contato com os especialistas da Novvalight e confira todas as nossas soluções de iluminação esportiva.