Luzes, refletores, ação. Para uma partida de tênis, seja amadora ou profissional, a iluminação da quadra é decisiva. Uma iluminação esportiva adequada e planejada colabora para melhor visualização do trajeto da bola tanto dos jogadores quanto dos espectadores. Espaços como condomínios ou clubes com quadras de tênis buscam cada vez mais valorizar a estrutura esportiva que dispõem. Para isso, podem contar com uma proposta de iluminação profissional, acessível, planejada, durável e econômica. Dessa forma, promovem segurança visual e que estimule a prática de esportes e o convívio social.
No entanto, para proporcionar benefícios aos atletas e ao público em geral, um projeto luminotécnico planejado e elaborado para quadras de tênis deve atender as normas técnicas. Em outras palavras, todos esses requisitos relacionados à iluminação de quadras poliesportivas, garantem uma experiência superior. Neste sentido, condomínios e clubes podem contar com as luminárias e refletores do kit esportivo da Novvalight. Então, para conhecer mais das vantagens de uma iluminação profissional e personalizada para quadra de tênis, através de soluções Novvalight, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!
Condomínios com quadra de tênis em alta
Primeiramente, vamos trazer para este artigo uma informação recente e importante. Ela nos faz olhar cada vez mais para a importância do investimento em espaços de lazer e esporte. Um estudo recém-divulgado da Abrainc em parceria com a Brain Inteligência Estratégica mostrou um dado interessante. Ele indica que 80% dos 14 mil entrevistados acreditam que a compra do imóvel influência na qualidade de vida. Enquanto isso, 56% acham que essa aquisição tem impacto no status social — percepção que sobe para 58% entre aqueles que têm renda mensal acima de R$ 8 mil.
Já nas pesquisas realizadas por incorporadoras, a prática de beach tennis cresceu 30%. Os dados são de acordo com a Confederação Brasileira de Tênis. Inclusive, a estimativa é que o Brasil tenha cerca de um milhão de praticantes da modalidade. Em relação ao tênis, dados da Rent A Pro Assessoria Esportiva, que dispõe de instrutores de diversas modalidades esportivas para condomínios residenciais, apontaram que a procura por instrutores de tênis deu um salto de 50% no ano passado.
O tênis e o Brasil entre as melhores
Ao passo que falamos obre a importância de uma iluminação profissional, planejada, eficiente e econômica para quadras de tênis em condomínios e clubes, uma curiosidade. Vamos falar sobre as tenistas brasileiras – as quais estão entre as melhores do mundo!
Com toda a certeza, vimos que este esporte vem crescendo em adeptos no Brasil. Sendo assim, conhecer os atletas e as atletas que fazem parte da história do esporte é mais uma forma de estimular e incentivar a prática, não é mesmo?
Pois então, atualmente, na lista de brasileiras no top 300 do tênis mundial, temos três nomes. A melhor do país e única no top 100, Beatriz Haddad Maia; a atual número dois do Brasil no ranking da WTA, Carolina Meligeni Alves e a terceira melhor do país, Laura Pigossi.
Das tenistas de hoje, vamos relembrar uma personalidade importante. Decerto, não podemos deixar de fora a tenista de maior destaque no País. O seu nome é Maria Esther Andion Bueno. Nascida em São Paulo, no ano de 1936, Maria Esther faleceu em 8 de junho de 2018 e ficou conhecida como a rainha do tênis. Sua atuação ocorreu nas décadas de 1950, 1960 e 1970.
Ela foi uma das primeiras tenistas a conquistar títulos em três décadas diferentes. Ademais, foi eleita a melhor tenista do século XX da América Latina. Em 2012, foi incluída na posição 38 entre os 100 Melhores Tenistas da história.
Para que a lista de atletas possa crescer, é preciso que o esporte seja acessível e seguro para seus praticantes. Neste sentido, a iluminação das quadras é um fator importante para a garantia de um ambiente com mais conforto visual e segurança.
Então, veja a seguir como é possível ter um projeto luminotécnico dentro das conformidades.
Iluminação para quadra de tênis: normas técnicas para mais precisão, segurança e conforto visual
Acima de tudo, para garantia de um jogo seguro, a iluminação de quadras poliesportivas deve estar em acordo com as normas técnicas. As normas regem as instalações desse tipo. No Brasil, os projetos luminotécnicos – quando estão inseridos em um contexto esportivo – devem seguir as especificações europeias, descritas na norma EN 12193, também chamada de Light and Lighting. Sports Lighting.
Esta norma trata da iluminação para os eventos esportivos internos e externos e, desse modo, fornece valores de iluminação para o projeto e controle de instalações de iluminação esportiva em termos de iluminâncias, uniformidade, restrição de brilho e propriedades de cor das fontes de luz. Estes fatores têm influência direta na qualidade de uma partida de tênis.
Entenda melhor:
-
Índice de reprodução de cor
Faz referência à medida de correspondência entre a cor real de um objeto e sua aparência diante de uma determinada fonte de luz. Neste sentido, podemos perceber a importância de uma iluminação adequada para quadra de tênis para que a bolinha possa ser percebida em sua trajetória no ar, sem que sua cor seja perdida ou confundida com outro objeto.
-
Iluminância
Trata-se da quantidade de luz que cai e ilumina uma determinada superfície ou área. A iluminância pode ser confundida com brilho, no entanto, a iluminância faz referência a um tipo específico de medição de luz, já o brilho está associado às percepções das pessoas em relação à luz.
-
Ofuscamento
Trata-se do efeito causado, geralmente, pelo excesso de brilho de fontes ou por elevados contrastes no campo visual. Uma iluminação de qualidade e ajustada corretamente não gera o efeito de ofuscamento e é capaz de evitar acidentes e outros danos durante a prática esportiva.
-
Temperatura da cor
A temperatura da cor é referente à característica da luz visível e que a classifica em quente, neutra ou fria. O critério segue a tonalidade de cor da luz emitida por uma fonte luminosa. Além disso, está relacionada também ao calor gerado no material metálico.
-
Fator manutenção
É o método utilizado para prever a manutenção a longo prazo do fluxo luminoso e fala das propriedades iniciais presentes no projeto luminotécnico para a quadra de tênis.
Então, por meio desse fator, é possível também prever o melhor momento para substituição das luminárias, mantendo de forma constante a luminosidade ideal.
Classificação das quadras esportivas
Além dos fatores citados acima, a norma traz também as classificações de espaços de práticas e, para cada uma delas, há uma necessidade e um tipo de iluminação específicas. São essas classes:
- I: competição de nível superior (internacional, nacional, treino de nível superior)
- II: competição de nível médio (regional, local, treino de alto nível)
- III: competição de baixo nível (local, clube, treino, prática escolar)
Normas da ABNT para iluminação de quadras
Ainda sobre as normas de iluminação de quadras poliesportivas, até um tempo atrás havia a ABNT NBR-8837, que fixava como deveria ser feita a iluminação artificial de áreas esportivas, externas ou internas. Mas a NBR-8837 não está mais ativa e foi cancelada em outubro de 2012, por não ser mais utilizada pelo setor desportivo.
Tratava-se de uma norma publicada em 1985, ou seja, com disposições que ficaram desatualizadas e que, atualmente, não são mais benéficas para ambientes esportivos.
Até agora, não temos uma norma brasileira que substitui a NBR-8837.
Por isso, os responsáveis pela iluminação devem seguir a NBR 8995-1, que trata de trabalhos em ambientes internos, além dos requisitos técnicos da federação oficial e específicos de cada esporte.
A NBR 8995-1 atende aos requisitos apresentados na NR 17, do antigo Ministério do Trabalho, já que a luminosidade do local do trabalho está relacionada com a ergonomia.
Soluções em iluminação para quadras de tênis
Bem, depois de compreender a importância da iluminação profissional, adequada, eficiente e econômica tanto para quadra de tênis quanto para quadras poliesportivas, seja em condomínios e clubes esportivos, vamos falar sobre as soluções – inteligentes e que atendem às conformidades das normas técnicas – da Novvalight.
-
Kit esportivo para iluminação de quadras de tênis
O kit esportivo da Novvalight é pensado sob medida, dentro de um projeto luminotécnico personalizado, para atender a cada nível de iluminamento conforme a classe de quadra selecionada.
Desse modo, o kit é composto por projetores Nextled, que atendem às demandas de todas as classes de quadras de tênis – profissional, universitária ou recreativa -, e possibilita jogos diurnos ou noturnos, indoor ou outdoor.
Os refletores do kit esportivo são compactos, versáteis, resistentes às ações do tempo, gás, vapores e pós e, além disso, têm baixo custo de energia e manutenção, sem deixar de garantir a segurança e a visibilidade ideal.
As soluções oferecidas pela Novvalight são certificadas com selo de qualidade ISO9001 e, de fato, voltadas para uma prática esportiva segura e especializada, capaz de impulsionar e incentivar cada vez mais a prática do tênis em condomínios residenciais e clubes esportivos.
Vantagens dos projetores Nextled para as quadras de tênis de condomínios e clubes:
- economia de energia de até 60% de redução em custos
- agilidade na entrega (prazo de entrega de até 10 dias)
- instalação rápida e facilitada com indicação do nível de iluminamento de acordo com a classe selecionada
- alto rendimento (redução de custos com menos manutenção e maior aproveitamento através de estrutura altamente funcional e eficiente)
- redução de custos com menos manutenção e maior aproveitamento através de estrutura altamente funcional e eficiente.
- máxima visibilidade
- iluminação LED direcionada, uniforme e, por certo, de alta qualidade, sem sobras ou zonas escuras
- padrão internacional (ou seja, adequação aos requisitos das normas nacionais e internacionais com baixa poluição luminosa e distúrbio à vizinhança).
Aqui, você pode ver um vídeo que mostra bem as características de Nextled. Confira!
Por fim, destacamos que uma iluminação pensada, planejada e específica de quadras de tênis é capaz de atender às especificações, garantir mais visibilidade, segurança e conforto visual. E, para isso, é fundamental que, antes de qualquer instalação, seja realizado um estudo do espaço para conhecer as características físicas.
É preciso olhar para as dimensões da área de jogo, compreender a finalidade daquele espaço – recreação, profissional, transmissão pela televisão, etc -, presença de arquibancadas, saídas, vestiários, entre outras questões de estrutura.
Todo o projeto deve ter como foco garantir uma visibilidade sem obstrução visual dos jogadores e dos objetos do jogo. No caso de arquibancadas, por exemplo, é preciso avaliar os possíveis locais para instalação de postes ou estruturas para fixação dos protetores esportivos.
Em relação às atividades que serão desenvolvidas na quadra ou ginásio – treinamento ou competição -, são elas que vão determinar as variáveis que entram nos cálculos luminotécnicos para que as necessidades de iluminação das finalidades sejam atendidas de forma satisfatória.
Então, entender como e para qual tipo de partida é destinada a quadra de tênis é de fundamental importância para se estabelecer um projeto luminotécnico eficiente. A Novvalight realiza todo esse trabalho prévio para melhor desempenho e eficiência.
Para conhecer os detalhes do kit esportivo para quadras de tênis da Novvalight, acesse aqui e baixe as informações técnicas. Conte com nosso time de especialistas para agregar valor e segurança à iluminação de seu condomínio ou clube esportivo. :)
Até o próximo!