Lúmens x watts: o que são e quais as diferenças?

Início|Posts|Lúmens x watts: o que são e quais as diferenças?
Foto de uma sala empresarial muito bem iluminada.

A diferença entre lúmens e watts determina a eficiência energética, isto é, a intensidade de luz emitida no ambiente em comparação com o consumo de energia (potência da luz). Isso ajuda a calcular a quantidade de luz necessária para cada ambiente e otimizar o uso de LEDs. Entenda melhor e saiba escolher a melhor fonte para o seu projeto. 

Na hora de escolher as lâmpadas para o seu projeto luminotécnico, você considera a diferença entre lúmens e watts ou desconhece esses conceitos? Se você não entende essa relação, saiba que essa é uma dúvida comum.

Normalmente, observa-se a quantidade de watts das luminárias LED. Porém, o que determina a capacidade de iluminação de um ambiente é o lúmen. Ou seja, além de observar o consumo de energia, também é importante verificar a intensidade de luz para fazer a escolha com o melhor custo-benefício.

Em um projeto industrial, iluminação esportiva e obras de grande porte, entender o significado e a diferença entre lúmens e watts é sinônimo de eficiência energética e redução de custos. Por isso, apresentamos esses conceitos de forma simples para facilitar a sua decisão. Confira!

O que são lúmens e watts?

Lúmens representam a quantidade de luz emitida. Ele tem relação com a luminosidade do ambiente e também é conhecido como fluxo luminoso. Já o watt é a potência, isto é, o consumo de energia. Quando se consegue aliar alta intensidade com gasto baixo, obtém-se o melhor custo-benefício.

Assim, a diferença entre lúmens e watts é que o primeiro apresenta sua capacidade de iluminação, enquanto o segundo trata do consumo. Na prática, quanto mais lúmens a fonte de luz tiver, mais ela ilumina o ambiente.

Por sua vez, quanto maior é o watt, mais elevada é a potência e maior tende a ser o consumo. Assim, é importante considerar esse critério na sua escolha, mas ele não deve ser o único.

Nesse momento, você deve estar se perguntando por que sempre olhou apenas os watts para tomar a sua decisão. A resposta é simples: nas lâmpadas incandescentes, havia apenas essa medida a analisar. Então, quanto maior fosse a potência, melhor era a iluminação.

Com a tecnologia da iluminação em LED, a eficiência energética e a durabilidade das lâmpadas melhorou. Para facilitar o entendimento, os fabricantes começaram a fazer comparações do tipo: “uma lâmpada de LED de 9W corresponde a 70W da incandescente”.

Contudo, essa é apenas uma informação simplificada e serve para indicar como é a intensidade da luz. O que determina, realmente, a luminosidade é a quantidade de lúmens.

Quantos lúmens tem 1 watt?

1 watt tem 14 lúmens para lâmpadas incandescentes, 50 para as fluorescentes e 85 para as de LED. Essa é uma média, já que pode haver pequenas variações. De toda forma, é importante saber que nem sempre ter uma potência maior significa ter a melhor luminosidade. Por isso, esses dois conceitos precisam ser analisados em conjunto.

Qual a importância de lúmens e watts?

A importância de lúmens e watts é determinar a eficiência energética de uma fonte de luz. A relação entre essas duas medidas permite fazer escolhas acertadas, que visem à redução de custos e do impacto ambiental.

Portanto, o custo-benefício está em verificar o que oferece uma luminosidade maior (lúmens) com o mínimo consumo de energia (watts). Nesse sentido, é preciso verificar o que o projeto luminotécnico exige. Uma boa dica é seguir as Normas Regulamentadoras, como a NBR 5413, que define a luminância ideal para ambientes interiores.

A luminância é representada por lux e relaciona os lúmens com a área do ambiente. Assim, a indicação é que um escritório tenha entre 300 e 500 lux, no mínimo. Já uma garagem precisa de 50 lux ou mais.

Qual a relação entre lúmens e watts?

A relação entre lúmens e watts é a eficiência luminosa. Esse é um indicador que determina a quantidade de luz emitida por uma fonte quando comparado ao seu consumo de energia. Portanto, quanto maior for o resultado, melhor. Isso porque se oferece uma iluminação mais ampla com um gasto mais baixo.

Por isso, é importante desmistificar a ideia de que mais potência é sinônimo de mais intensidade de luz. Isso também deixa claro o motivo pelo qual é necessário entender a diferença entre lúmens e watts, e analisar esses dois critérios na hora de tomar a sua decisão sobre o projeto de iluminação.

Devo considerar lúmens ou watts ao escolher produtos de iluminação?

Ao escolher produtos de iluminação, deve-se considerar lúmens e watts. As duas medidas são complementares e determinam quanto de fluxo luminoso será emitido para o consumo energético previsto. Por isso, a quantidade de luz emitida é importante, mas o gasto também precisa ser analisado.

Dicas para economizar energia na iluminação

  1. Priorize o uso de lâmpadas e projetores de LED, que apresentam mais eficiência energética;
  2. Siga todas as Normas Regulamentadoras na elaboração do projeto luminotécnico;
  3. Verifique qual é a finalidade de cada setor para identificar o nível de luminosidade ideal;
  4. Use as luminárias e tecnologias adequadas para cada ambiente, como o Discovery, que oferece alta visibilidade para galpões logísticos e industriais;
  5. Converse com especialistas para encontrar as melhores alternativas e soluções, e chegar ao melhor resultado na diferença entre lúmens e watts;

Compre os melhores produtos para seu projeto de iluminação

Se você precisa de um projeto luminotécnico, conte com a Novvalight. Somos uma empresa especializada com fabricação nacional certificada. Nosso foco é a eficiência sustentável, por isso, aplicamos conhecimentos técnicos e expertise em soluções customizáveis para indústrias de vários portes e segmentos.

Com nosso portfólio de soluções, você otimiza a luminosidade no seu negócio. Isso porque a diferença entre lúmens e watts é considerada, além de serem adotadas as melhores tecnologias e boas práticas.

Então, que tal otimizar o seu projeto luminotécnico? Entre em contato com a Novvalight e fale com nossos especialistas para descobrir as melhores soluções para a sua necessidade.

Compartilhe em suas redes

Título

Ir ao Topo