Esporte significa bem-estar físico, mental e social. Significa interação, coletividade e movimento. Mas, para que uma prática esportiva possa ser feita com segurança, é fundamental que uma jogadora esteja sempre em quadra: a iluminação. Sem uma iluminação de quadra esportiva – ou poliesportiva – adequada ao espaço, os atletas, sejam profissionais ou amadores, podem estar em risco e as práticas podem ficar comprometidas. 

Então, para marcar pontos, um projeto luminotécnico personalizado, capaz de gerar conforto visual e eficiência energética, deve fazer parte da partida, seja de tênis, de futebol ou de qualquer outro esporte. Quer saber como melhorar a iluminação de quadras esportivas e poliesportivas e, assim, ter melhores resultados dentro e fora de campo? Acompanhe a leitura deste artigo que preparamos e conheça as soluções em refletores e projetores.

Como iluminar bem uma quadra esportiva?

Primordialmente, é preciso saber que as quadras esportivas – sejam amadoras, semiprofissionais ou profissionais para competição – devem contar com uma iluminação uniforme, capaz de garantir visibilidade e conforto tanto para quem pratica como para quem assiste. Desse modo, uma iluminação esportiva eficiente deve estar presente em:

  • Quadras de tênis;
  • Quadras poliesportivas;
  • Quadras de futsal;
  • Campos de futebol;
  • Ginásios;
  • Entre outros espaços de esportes (como rampas de skate, ciclofaixas e pistas de patins). 

Assim, ao olharmos para cada um desses espaços, é fundamental que haja o desenvolvimento de um projeto luminotécnico, no qual são considerados fatores como: tamanho da quadra, nível de ofuscamento, uniformidade, iluminância, altura adequada e resistência do refletor ou do projetor LED.

Por isso, não basta apenas colocar um ponto de luz em cada ponta da quadra e esperar um bom resultado. É preciso ter como base as referências citadas acima, assim como seguir as normas de iluminação. Neste caso, mais especificamente, a NBR 8995-1, que trata dos requisitos gerais para locais de trabalho interno. Além dessa norma, os responsáveis pela iluminação de quadras esportivas devem seguir os requisitos técnicos da federação oficial e específicos de cada esporte.

Quais fatores devem ser considerados para uma boa iluminação de quadra esportiva? 

Vamos agora entender melhor quais aspectos devem ser levados em consideração em um projeto luminotécnico eficiente e que seja capaz de garantir segurança, visibilidade e conforto em quadras esportivas e poliesportivas. Veja só:

 1. Índice de reprodução de cor 

De acordo com a norma que citamos acima, em quadras esportivas, o índice de reprodução de cor mínimo (Ra) é de 80%. Mas o que é nível de reprodução de cor? Trata-se de um valor que mostra o quanto uma determinada luz permite visualizar cores com precisão, tendo a luz do sol como referência de qualidade. Esta escala varia de 0 a 100, sendo 100 a nota máxima de qualidade na reprodução de cores.

Desse modo, alguns tipos de lâmpadas menos eficientes não conseguem atingir esse índice mínimo exigido pela norma. Neste sentido, a lâmpada LED é o tipo ideal, pois, além de cumprir o índice estabelecido na norma, é também uma opção mais vantajosa em termos de eficiência energética e vida útil (entre 20 mil e 32 mil horas).

2. Iluminância 

Aqui, temos o fator iluminância, que é a quantidade de luz que incide sobre a superfície. Ela é medida por meio de lux (lx). Quando se trata de quadras esportivas, esse índice gira em torno de 300 lx no plano horizontal e pode variar de acordo com a demanda de cada esporte.

A iluminância é importante para permitir que a atividade esportiva seja praticada nos períodos noturnos, sem que haja qualquer prejuízo à visibilidade.

3. Ofuscamento 

Sobretudo, o ofuscamento pode ser entendido como aquela sensação ruim de quando olhamos diretamente para o farol alto de um carro que vem na direção contrária. 

No caso das quadras esportivas, o índice de ofuscamento unificado (UGR, em inglês) ideal é de 22. Trata-se de um número estabelecido que leva como base o conforto visual de quem vai praticar aquele esporte durante a noite, garantindo que o o excesso de luz não cause incômodo.

4. Temperatura da cor 

Para iluminação de quadras esportivas, a temperatura ideal de cor é de 6.500 Kelvin (K), ou seja, o branco frio. As informações referentes à temperatura de cor devem estar sempre no rótulo das lâmpadas.

5. Tamanho e tipo de quadra

Aqui, lembramos que é fundamental considerar o tamanho da quadra, suas dimensões, sua finalidade esportiva –  tênis, basquete, futsal, beach tênis, etc. -, e se trata-se de uma quadra poliesportiva coberta ou descoberta. Como dissemos anteriormente, para cada prática há uma iluminação específica, orientada pelas confederações. 

Então, quando falamos em iluminação de quadras esportivas, devemos ir além da potência das luminárias e de seu custo inicial. Decerto, todos os fatores citados acima são essenciais, além de considerar os custos de manutenção e de consumo de energia e a resistência dos materiais

“Quanto maior a potência, maior será o consumo de energia e, assim, maior será a sua conta de energia. Além disso, nem sempre uma potência maior indica mais luz. Hoje, com o avanço da tecnologia, evoluímos a relação entre lúmens/watts e conseguimos entregar maior fluxo luminoso com uma potência menor. Em outras palavras, é possível ter maior quantidade de luz com menor consumo de energia.” Roberto Payaro, CEO da Novvalight. 

Kit Esportivo Novvalight: projeto de iluminação de quadras esportivas para mais conforto e economia

Sendo assim, como solução para iluminação de quadras esportivas, a Novvalight conta com projetos luminotécnicos personalizados para espaços campeões em condomínios, clubes, casas e áreas públicas

O Kit Esportivo Novvalight foi desenvolvido para oferecer eficiência energética dentro das normas e alinhada aos fatores fundamentais para uma boa iluminação de quadra esportiva. Além disso, sua instalação engloba impulsionamento de vivências coletivas, por meio da prática esportiva, sustentabilidade, responsabilidade, economia e segurança.

Formado por combinações de projetores (ou refletores) da família Nextled, que são aparelhos com certificação ISO 9001 e capazes de atender às normas tanto nacionais quanto internacionais de práticas esportivas, o Kit Esportivo da Novvalight atende três níveis de jogo (iniciante, médio e avançado) e agrega ganhos a um empreendimento esportivo.

Por fim, o Kit Esportivo da Novvalight reúne em campo:

  • Agilidade 

Prazo de entrega em até 10 dias com indicação do nível de iluminamento, de acordo com a classe selecionada.

  • Exatidão 

Iluminação LED de alta qualidade e precisão para uma prática confiante e segura.

  • Alto padrão 

Projetos luminotécnicos com pleno atendimento às normas de iluminação esportiva, nacionais e internacionais.

  • Segurança 

Configurações e planejamento protegidos com elevada resistência e durabilidade para menor manutenção.

  • Sustentabilidade 

Respeito à biodiversidade com economia de energia, baixa poluição luminosa e cancelamento de distúrbio à vizinhança.

  • Praticidade 

Instalação rápida, fácil e monitorável para flexibilidade de práticas diurnas, noturnas, internas ou externas.

  • Motivação 

Espaços iluminados permitem uma vivência mais emocionante, saudável, moderna e exclusiva.

  • Eficiência 

Custos de propriedade reduzidos em pelo menos 50% com rápido retorno de investimento. Uma escolha inteligente para clubes, prefeituras e administradoras de condomínios. 

Por fim, agora que você conhece a importância e a vantagem de um projeto luminotécnico adequado para quadras esportivas e poliesportivas – cobertas e descobertas – envie as especificações do seu campo para estudo do nosso time de especialistas e peça um orçamento. A luz ideal para sua partida está prestes a ser acesa! 

Até o próximo!