As indústrias de alimentos e bebidas processam 58% de toda a produção agropecuária do País e representam o maior setor da indústria da transformação brasileira. É também o maior gerador de empregos: 1,8 milhão de postos diretos de trabalho (dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos-ABIA).

O varejo alimentar contabilizou em 2022 um efetivo profissional de 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos, com 245,4 mil check-outs em 94.706 lojas, que recebem cerca de 28 milhões de consumidores por dia (dados da Associação Brasileira de Supermercados-ABRAS).

De acordo com dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em 2022 o Brasil obteve seu recorde histórico de volume movimentado de cargas pelo modal aéreo, atingindo o valor de 1.421 milhões de toneladas, sendo que aproximadamente 70% deste volume é composto por cargas pagas internacionais.

Galpões logísticos, lojas de supermercados, aeroportos, portos, indústrias agropecuárias. Todos têm em comum a necessidade de muito espaço. E para que esses espaços sejam eficientes, é fundamental uma iluminação adequada, bem planejada e específica.

“A iluminação de espaços amplos dependem de um projeto que garanta luz suficiente para toda a área, além de economia e segurança para o constante trânsito de pessoas, caixas, máquinas e manipulação de objetos”, explica Roberto Payaro, CEO da Novvalight, fabricante brasileira de luminárias industriais.

O executivo ressalta que o primeiro passo do projeto é a análise de pontos relevantes, como metragem total, necessidades do espaço, pontos de maior e menor movimentação, quantidade de funcionários e funções realizadas no local. “O cálculo de payback – tempo necessário para que um investimento seja pago – também deve ser levado em conta”. Payaro avalia que o investimento em projetores LED é o mais inteligente.

“Hoje temos à disposição opções de projetores, refletores e high bay’s, que podem ser utilizados em diversas situações, como em ambientes agressivos, que necessitam de luminárias capazes de sobreviver sob condições críticas, como trepidações, elevadas ou baixas umidade do ar e poeira; áreas internas e externas, docas ou estacionamentos. Além disso, a tecnologia LED garante aplicações sustentáveis por meio de soluções inovadoras que reforçam a durabilidade e o desempenho e reduzem, significativamente, os gastos e problemas de manutenção”.

Sobre a Novvalight

A história da Novvalight começa em 1999 com uma parceria com um grande player do setor de iluminação italiano. São mais de 20 anos atuando como fabricante de luminárias industriais, criadas a partir de protótipos e certificadas pelos testes de eficiência compatíveis com as mais atuais soluções em LED.

Diariamente, no laboratório próprio da Novvalight, engenheiros, designers e técnicos materializam soluções em iluminação, sempre prezando pela qualidade do projeto, para os mais variados segmentos: áreas industriais, áreas externas e grandes espaços públicos ou privados, portos e aeroportos, instalações esportivas, ambientes comerciais, corporativos, entre outros. Atualmente, a Novvalight conta com 100 colaboradores, distribuídos nas unidades de Campo Largo, no Paraná; São Paulo; e Itapeva, em Minas Gerais.