É preciso seguir especificações, como economia, redução na manutenção do espaço, índice de reprodução de cor, iluminância, ofuscamento e temperatura da cor, fatores responsáveis por tornar as partidas agradáveis visualmente, seguras e com alto nível de rendimento e visibilidade.

A prática de um esporte requer atenção, disciplina e um espaço seguro. O corpo e os sentidos se movimentam durante uma partida e é preciso que haja estrutura capaz de oferecer os recursos necessários a cada esporte. No caso da infraestrutura deve ter o piso adequado e a rede bem fixa, já em iluminação é preciso atender às características do jogo, pois a luminosidade, no tênis, é um fator que influencia diretamente na qualidade e no desempenho do atleta. 

“Por isso, a iluminação para quadras de tênis deve seguir especificações de instalações esportivas e funcionar de acordo com itens, como índice de reprodução de cor, iluminância, ofuscamento e temperatura da cor, responsáveis por tornar as partidas agradáveis visualmente, seguras e com alto nível de rendimento e visibilidade. Outro benefício de uma iluminação de quadra de tênis adequada é a economia, a redução na manutenção e o incentivo ao uso do espaço e à prática esportiva”, explica o CEO, da Novvalight, Roberto Payaro.

O tênis e o beach tennis no Brasil: esportes sob holofotes 

De acordo como relatório da Federação Internacional de Tênis (ITF), o Brasil tem 2,6% dos praticantes mundiais. Então, no país, há cerca de 2,2 milhões de praticantes com certa assiduidade. Além das informações sobre praticantes, a ITF também levantou dados sobre o número de clubes, de quadras e de técnicos e o Brasil:

  • 2,6% dos 87 milhões de tenistas do mundo (10º lugar no geral)
  • 6,3% dos 71.263 clubes no mundo (5º)
  • 1% das 489.135 quadras do mundo (20º)
  • 4,4% dos 163.548 técnicos (8º)
  • 2,1% dos 3.873 profissionais – 2.348 homens e 1.525 mulheres (15º)

Uma modalidade que deriva do tênis e que vem ganhando adeptos é o beach tennis. As quadras de areia invadiram clubes, bares e condomínios e têm levado um público diverso para jogar e confraternizar entre amigos. Diante desse cenário, que impulsiona tanto o tênis convencional quanto o na areia, as quadras esportivas precisam contar com iluminação específica, capaz de garantir visibilidade e segurança. 

Atenta às demandas esportivas atuais, a Novvalight oferece o kit esportivo, com projeto luminotécnico embutido, com o nível de iluminamento conforme a classe selecionada. 

“O kit é composto por projetores Nextled, que atendem às demandas de todas as classes de quadras de tênis – profissional, universitária ou recreativa -, e possibilita jogos diurnos ou noturnos, indoor ou outdoor. Os refletores são compactos, versáteis, resistentes às ações do tempo, gás, vapores e pós e, além disso, têm baixo custo de energia e manutenção, sem deixar de garantir a segurança e a visibilidade ideal”, indica Payaro.

Os projetores Nextled para as quadras de tênis são certificados com selo de qualidade ISO9001 e possuem os seguintes benefícios:

  • Economia de energia em até 60% de redução em custos;
  • Agilidade na entrega (até 10 dias);
  • Instalação rápida e facilitada, com indicação do nível de iluminamento de acordo com a classe selecionada;
  • Alto rendimento, com redução de custos com menos manutenção e maior aproveitamento através de estrutura altamente funcional e eficiente;
  • Máxima visibilidade;
  • Iluminação LED direcionada, uniforme, de alta qualidade, sem sobras ou zonas escuras;
  • Padrão internacional – adequação aos requisitos das normas nacionais e internacionais, com baixa poluição luminosa e distúrbio à vizinhança.

SOBRE A NOVVALIGHT

A história da Novvalight começa em 1999 com uma parceria com um grande player do setor de iluminação italiano. São mais de 20 anos atuando como fabricante de luminárias industriais, criadas a partir de protótipos e certificadas pelos testes de eficiência compatíveis com as mais atuais soluções em LED.

Diariamente, no laboratório próprio da Novvalight, engenheiros, designers e técnicos materializam soluções em iluminação, sempre prezando pela qualidade do projeto, para os mais variados segmentos: áreas industriais, áreas externas e grandes espaços públicos ou privados, portos e aeroportos, instalações esportivas, ambientes comerciais, corporativos, entre outros. Atualmente, a Novvalight conta com 70 colaboradores, distribuídos nas unidades de Campo Largo, no Paraná; São Paulo; e Itapeva, em Minas Gerais.

Informações para a imprensa