A fabricante nacional de luminárias industriais desenvolve estudos voltados para o conforto visual, impacto ambiental, poluição luminosa e sustentabilidade do ciclo produtivo

O ano de 2022 foi muito positivo para a fabricante de luminárias industriais com tecnologia 100% nacional, Novvalight.

“Fechamos o período com um faturamento na casa dos R$ 45 milhões, um aumento de 60% em relação a 2021. Nossa expectativa é terminar 2023 com R$ 60 milhões devido aos constantes investimentos em novos mercados e soluções que visam o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente no que diz respeito ao conforto visual, poluição luminosa e sustentabilidade do ciclo produtivo. Além disso, temos a participação no desenvolvimento de soluções conectadas IOT”, aponta o CEO, Roberto Payaro.

Em termos de novos mercados, por certo, a estratégia da Novvalight é focar em soluções para galpões logísticos, indústria alimentícia, fumageiras, iluminação viária, estruturas esportivas e agronegócios, como granjas.

“Nossos esforços estão voltados para infraestruturas urbanas complexas, como é o caso do produto Everled G3 para túneis – um novo mercado a desbravar por meio da tecnologia nacional de ponta, conforme as normas exigidas. Estamos prontos para atender a demanda do mercado brasileiro, visto que, frequentemente, os aparelhos importados requerem tempo maior na licitação, logística, instalação e manutenção. Venceremos toda a cadeia com a agilidade, projeto e assistência de uma produção 100% feito em casa, com impacto positivo social – geração de empregos, parcerias locais, entre outros benefícios”, diz Payaro.

O nicho esportivo também está no radar da companhia devido à grande aceitação dos projetos luminotécnicos com foco na análise criteriosa das necessidades e aplicações de padrões: desde quadras pequenas a grandes estádios, campos de golfe e estruturas diversas que precisam ser televisionadas.

“São especificações que são facilmente atendidas com a nossa terceira geração de produtos da linha Everled”, ressalta o CEO da Novvalight.

De acordo com Payaro, um dos diferenciais da empresa é explorar os recursos e ferramentas para aplicação nos nichos atendidos, especialmente o mercado agro, que exige controles rígidos de produção e faz uso da luz para criação, cultivo, extração e armazenagem. Além disso, o desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento dos carros-chefe fazem parte da rotina Novvalight: Linhas Everled, Nextled, Innova, Matrix, Discovery. Algumas linhas já contam com módulos de emergência em sua composição, abrangendo a aplicação para situações diversas, como produtos em chaparias, Matrix, Nextled, Innova Silver e Black. Outro destaque diz respeito ao atendimento aos parceiros de distribuição:

“Cada vez mais estamos abrangendo novos produtos pela aderência ao mercado que atuam, seja comercial ou industrial, e com entrega de até 15 dias”, complementa o CEO.

Trajetória Novvalight

Com mais de 20 anos de atuação como fabricante de luminárias industriais, a Novvalight teve sua origem da empresa italiana Fael Luce, com mais de 50 anos de mercado. Quando desembarcaram no Brasil, a marca tinha como principal objetivo vender iluminação pública com tecnologia de eletromagnética, porém a competitividade foi crescendo juntamente com o surgimento de novos produtos com especificações menos rigorosas e custos mais acessíveis, sendo necessário migrar para outro tipo de mercado, o industrial, que hoje é o carro-chefe e representa 80% do faturamento da companhia.

“Ao longo dos anos traçamos novos caminhos e fomos desenvolvendo luminárias totalmente eletrônicas e modernas dentro da nossa fábrica própria, com tecnologia 100% nacional. Migramos as luminárias com tecnologia eletromagnética para produtos eletrônicos, então, por conta do LED, hoje toda a iluminação é feita de eletrônica pura”, comemora Roberto. Na visão do executivo, um dos marcos mais importantes da companhia foi a saída do capital estrangeiro e a entrada do sócio Antonio Manuel Darias Mendoza para tornar-se uma empresa totalmente nacional, “sem nenhum produto vindo de fora, pois também éramos importadores por conta dessa associação com a Fael Luce”.

Atualmente, a Novvalight conta com 100 colaboradores, distribuídos nas unidades de Campo Largo, no Paraná; São Paulo; e Itapeva, em Minas Gerais. O portfólio da marca é vasto e diversificado, com cerca de 239 produtos disponíveis, divididos em 16 categorias. Os itens de iluminação são destinados para grandes áreas internas e externas, galpões logísticos, portos, aeroportos, áreas de mineração, instalações esportivas, entre outros espaços públicos ou privados.

Hoje, com o advento do e-commerce, muitos galpões logísticos estão sendo construídos com cerca de 40, 50 mil metros de área. Desta forma, até mesmo em função do pé direito elevado, as luminárias da Novvalight, como é o caso da campeã de venda Nextled high bay, atendem as demandas de 12, 15 metros de altura em que é preciso um poder de iluminamento muito forte na área interna. Já na parte externa, os projetores de alta potência sempre foram destaques em vendas da marca por causa dos trabalhos executados em portos, aeroportos e área de mineração.

“Possuímos soluções completas até mesmo para áreas de menor porte, como escritórios, supermercados, shoppings centers, fachadas comerciais e de prédios, praças públicas, entre outras. Tivemos a felicidade de iluminar a parte externa da Basílica de Aparecida do Norte, incluindo essa vertente de projetos arquitetônicos que também atuamos”, finaliza o CEO.

Publicações: ABEA-SP, Idea Cast