Para sanar problemas antigos, novas tecnologias. A modernização de aparelhos e luminárias industriais é responsável por resolver questões recorrentes, mitigar riscos e garantir melhor desempenho da produção. Nesse sentido, o termo retrofit industrial trata, justamente, do conceito de renovação e modernização dos sistemas de iluminação já existentes. Este processo se dá através da troca de lâmpadas, reatores, refletores, etc. 

Este movimento de revisão dos projetos luminotécnicos já instalados traz vantagens e benefícios para os segmentos da indústria. Isso se comprova principalmente tanto no setor alimentício quanto no de mineração, que demandam manutenções frequentes e prezam por aparelhos de alta resistência e durabilidade. Ou seja, por meio da troca de lâmpadas, luminárias e outros equipamentos, é possível dispor de mais eficiência energética, com mais economia e menos prejuízos

Para tratar do conceito de retrofit industrial e apontar as soluções mais modernas no setor de iluminação para indústria, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e faça a mudança acontecer! 

Indústria e os gastos com energia no Brasil 

Primeiramente, vamos entender uma das principais dores da indústria brasileira atualmente. Segundo dados da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), de agosto para setembro, deste ano, o alto custo da energia elétrica aparece como um dos principais problemas apontados pelas empresas.

Nesse ínterim, a falta ou alto custo de energia elétrica aparece entre os maiores entraves para 24,7% das instituições. Em contrapartida, nos primeiros três meses de 2021, a conta de luz era citada por apenas 11,3% das indústrias.

De acordo com pesquisa Datafolha para o Simpi (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias de São Paulo), realizada em setembro, pouco mais da metade das micro e pequenas indústrias do Estado já vislumbravam o custo da energia elétrica como um fator capaz de ameaçar os negócios.

Como resultado, a quantidade de indústrias de micro e pequeno porte que citou o aumento significativo na conta de luz passou de 68%, em agosto, para 74%, em setembro. 

​​O que significa o conceito de retrofit?

Agora que visualizamos o contexto, vamos à compreensão do que é o termo retrofit aplicado ao projeto luminotécnico e de como ele pode ser a solução para a questão energética da indústria brasileira.  

O conceito retrofit trata do ato de modernizar o sistema de iluminação já existente em um espaço industrial. O retrofit é, então, a substituição de equipamentos como lâmpadas e luminárias obsoletas por outros produtos com tecnologias mais avançadas e eficientes

Em outras palavras, o conceito de retrofit é recomendado, especialmente, quando a instalação da iluminação se mostra ultrapassada e apresenta desempenho insatisfatório ou inadequado para a realização das atividades, além de gerar um consumo excessivo de energia.

Quais as vantagens para a indústria? 

Como vimos acima, o retrofit é um trunfo importante para a indústria, pois possibilita a renovação da iluminação, proporcionando melhores condições para o trabalho, a segurança e a produção

Sendo assim, compreender o retrofit como um aliado no segmento industrial é fundamental para possibilitar a implementação de novos, melhores e mais modernos caminhos em projetos luminotécnicos. 

De modo geral, podemos destacar como principais vantagens do retrofit de iluminação:

  • alta eficiência na luminosidade;
  • baixo aquecimento das lâmpadas;
  • lâmpadas livres de mercúrio (substância tóxica à saúde e à natureza);
  • não emissão de raios UV;
  • menor produção e descarte de lâmpadas;
  • economia energética de até 70%.

Conhecimento e experiência Novvalight: soluções modernas e tecnologias inovadoras em iluminação industrial 

Nesse sentido, para atender a demanda de inovação e renovação da indústria, a Novvalight possui expertise no mercado e um catálogo completo de soluções em iluminação que aliam tecnologia, segurança e inteligência.

A Novvalight produz no Brasil e fortalece os produtos nacionais, não só com sua estrutura física, bem como com conhecimento técnico e expertise em soluções específicas para indústrias de variados portes, como a frigorífica, a alimentícia e a de mineração, além de espaços comerciais, portos e iluminação pública.

Ao oferecer luminárias, refletores, projetores e outros aparelhos e realizar projetos luminotécnicos personalizados, a Novvalight é capaz de acolher e sanar os principais problemas que rondam a indústria atualmente: gastos elevados com energia elétrica, manutenção em excesso, baixa sustentabilidade e baixa produtividade.  

Innova: resistência e durabilidade em iluminação 

Dentro do portfólio de soluções e tecnologias em iluminação oferecidas pela Novvalight, e que atendem às ações de retrofit, há um destaque para Innova, a luminária hermética LED, versátil, resistente e econômica.

Innova é indicada para o segmento alimentício e da mineração, que passa por frequentes manutenções e preza por produtos de alta resistência e durabilidade, mas atende ainda a diversos segmentos como as indústrias têxteis, papeleira e estacionamentos fechados. 

A luminária, com IP69K, é projetada para suportar lavagens de alta pressão, vapores, graxas, operações em altas e baixas temperaturas. Sua tecnologia contribui também para um ambiente de trabalho limpo, seguro e visualmente eficaz.

Conheça os benefícios da luminária hermética LED

Com o objetivo de reduzir os custos diretos e indiretos associados ao consumo de energia e à manutenção de ambientes críticos na indústria, a luminária Innova cumpre as rigorosas exigências de limpeza e de iluminação constantes. 

Veja a seguir suas características específicas e seus benefícios: 

  • corpo em policarbonato resistente a UV
  • cabeceiras em policarbonato
  • entrada de cabos com prensa em tecnopolímero IP69K
  • chassi em chapa de aço, conformada e pintada
  • vedação em silicone antienvelhecimento
  • elementos de fixação externos em aço inoxidável
  • fixação sobreposta através de suportes em aço e mola inoxidável
  • pintura híbrida com poliéster/epóxi na cor branco (chassi interno)
  • dimensional (C x L x A): P – 585 x 50 x 58mm e M – 1160 x 50 x 58mm

IP69k da Innova

 

O grau de proteção de Innova, IP69K, se destaca por suportar até 100 Bars de pressão e lavagem de até 50 graus de pressão, questões que são importantes em ambientes considerados críticos e que, por isso, demandam alta resistência por parte dos aparelhos elétricos. 

Além disso, a luminária Innova suporta ser exposta a temperaturas extremas e também possui a durabilidade da tecnologia LED.

Indicações e exigências atendidas por Innova

 

Luminária Innova Hermética IP69K em sala de cortes de aves | Novvalight

Luminária Inova Hermética IP69K aplicada em sala de cortes de aves

Innova é uma luminária industrial indicada para diferentes espaços e se faz especialmente ideal para ambientes agressivos, nos quais há manipulação de alimentos, em geral, e que exigem extrema limpeza, robustez, elevada eficiência energética e segurança mecânica.

Para a indústria alimentícia, a Innova atende às exigências do setor, pois reúne uma série de características essenciais para o segmento. Entre elas, está o uso da tecnologia glass-free, ou seja, livre de vidros em sua composição, o que confere segurança contra contaminação dos alimentos durante o manuseio, e previne acidentes.

Por sua resistência a impactos, Innova permite limpeza com jatos e vapores, aguenta a vibração, além de baixas concentrações de agentes químicos. Assim, mantém baixo ou perto de nenhum acúmulo de sujeira.

Já na mineração, ou em outro segmento da indústria pesada, Innova atende às seguintes exigências: resiste aos vapores de óleos, à poeira metálica, atende aos espaços com pé direito elevado (até 10m) e ainda reduz custos na manutenção.

Por fim, diante de todas as características que Innova reúne, ela é, sem dúvidas, uma solução importante nas substituições de retrofit industrial.

Innova une proteção, resistência, durabilidade, eficiência e economia em um aparelho inovador, versátil e indispensável.  

Entre em contato com nosso time especializado e tenha a solução em mãos.

Até o próximo! 

Fontes: Folha de S. Paulo