A possibilidade de ficar sem energia assusta. Uma pane geral e instala-se o caos. A crise energética e a eminência de um apagão no Brasil é um fantasma que ronda o país há anos. É um tema que sempre levanta discussões sobre quais medidas poderiam ter sido tomadas para evitar o temido risco de ficarmos no escuro. Sem energia ou com um racionamento severo, os colapsos na economia, na educação, na saúde, na produção agrícola, industrial, etc., são iminentes. 

Por isso, há que se pensar em alternativas inteligentes e capazes de gerar energia de forma eficiente e sustentável. Neste sentido, vamos abordar aqui a questão das cidades e da iluminação pública que, por meio do conceito de smart city, podem contar com sistemas inteligentes e mais econômicos. que geram menos gastos e reduzem os riscos de falta de abastecimento

Quer saber como? Acompanhe a leitura!  

Crise energética e risco de apagão no Brasil: qual a situação? 

Para começar, vamos entender como está a situação da crise energética no Brasil. De acordo com especialistas, embora a temporada de chuvas tenha começado mais cedo que o esperado no ano passado e tenha sido capaz de aliviar o risco de apagão no país, as perspectivas para 2022 ainda são incertas. 

Segundo o Instituto Clima e Sociedade, as chuvas trazem alívio, mas o momento ainda exige atenção, pois os níveis dos reservatórios seguem baixos. O risco de apagões existe porque o sistema opera no limite. Assim, térmicas são acionadas para compensar a quantidade menor de energia gerada nas hidrelétricas. 

Em setembro de 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica dos últimos 90 anos. No período, os reservatórios das hidrelétricas brasileiras nas regiões Sudeste e Sul – principais responsáveis pelo abastecimento energético do Brasil – chegaram ao pior nível histórico, abaixo até mesmo do patamar de 2001, ano em que o país atravessou um importante racionamento de energia.

Assim, diante desse cenário, é fundamental que as administrações públicas tomem iniciativas mais sustentáveis do ponto de vista econômico e ambiental para reduzir os impactos e garantir o abastecimento eficiente de energia. 

Conceito de smart city como solução para crise energética 

Pensando em eficiência energética, eficiência sustentável e no encontro de soluções que convergem para melhoria do uso de recursos naturais e da distribuição de energia nas cidades, reduzindo, assim, as chances de apagões e desperdício, apresentamos o conceito de smart city.

Ao trazer a construção de centros urbanos a partir da participação dos cidadãos, buscando harmonizar o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida, o conceito de smart city envolve o planejamento, a construção e a organização de cidades integradas, ​​criativas e sustentáveis, por meio do uso de tecnologias em rede. 

Dessa maneira, o smart city – ou cidade inteligente – está estruturado nas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para que os recursos tecnológicos se interliguem para alcançar um objetivo comum.

E, dentro das necessidades que compõem a estrutura de uma cidade, temos o planejamento e a execução de sistemas de iluminação pública. No smart city, estes sistemas devem ser economicamente e ambientalmente viáveis, responsáveis por colocar luz com mais eficiência energética em espaços como parques, ruas, praças, estacionamentos e condomínios industriais e residenciais. 

Então, de cara, podemos destacar como benefícios do conceito de smart city, em se tratando de iluminação, os seguintes aspectos:

  • mais economia;
  • melhor aproveitamento dos recursos 
  • maior assistência às pessoas e ao meio ambiente. 

Energia solar: aliada da eficiência e da sustentabilidade energética  

Outra aliada na geração inteligente de energia é a energia solar por meio dos sistemas fotovoltaicos, que são capazes de atender às crescentes demandas urbanas. 

Com o aumento das tarifas, em decorrência da crise hídrica, optar pela energia solar pode representar uma economia de até 95% na conta.

O uso da energia solar, além de significar uma redução importante nas despesas municipais, traz vantagens sociais e ambientais, pois trata-se de uma fonte limpa e renovável de energia. 

No entanto, para a garantia de viabilidade, eficácia e segurança dos sistemas fotovoltaicos, as instalações devem estar de acordo com as normas regulamentadoras e, para isso, há o comissionamento correto do sistema fotovoltaico. O processo é capaz de realizar testes e medir a produção, mitigar riscos e assegurar a eficiência do sistema fotovoltaico. 

Para saber mais sobre energia solar e o comissionamento dos sistemas fotovoltaicos, você pode acessar material produzido por nossa parceira, Amperi. 

Soluções inteligentes para eficiência energética e sustentável da Novvalight

  • Design e desempenho com a CityLed 

Por fim, temos a comunhão estratégica de inteligência energética e design para iluminação pública materializada na premiada família de luminárias CityLED

Para colocar em prática novos modelos e sistemas de iluminação pública, baseados no conceito de smart city, as prefeituras têm à disposição a tecnologia da CityLed, que levou, em 2020, dois prêmios internacionais importantes: o Bornancine de Design e o Brasil Design Award. Assim, a solução da Novvalight para iluminação pública foi reconhecida tanto pelo design, quanto pelo seu desempenho luminotécnico.

A CityLed é ideal para iluminação de parques, praças, estacionamentos, condomínios industriais, logísticos e residenciais. A luminária possui sistema óptico de emissão do tipo CUT-OFF, projetado para satisfazer as recomendações das normas nacionais e internacionais. Além disso, a CityLed dispõe de controle eficiente da emissão de luz, garantindo um excelente desempenho e controle visual.

Para completar sua potência, a eficácia luminosa da luminária de LED é acima de 100 lúmens por Watt, consumo inferior aos equipamentos convencionais. Trata-se, portanto, de uma economia ainda mais significativa considerando a vida útil de 70.000 horas sem nenhuma manutenção.

  • Mais economia e sofisticação com a City Solar 

Para agregar ainda mais economia à tecnologia, a família CityLed conta com a luminária pública City Solar, resultado da união do design sofisticado, alinhado às tendências sustentabilidade e smart city. Trata-se de uma versão de luminária pública solar, com lentes em PMMA, projetada para satisfazer situações que exigem poupar recursos para economia de energia.

Com o equilíbrio perfeito entre elegância e rendimento, a City Solar é uma luminária sustentável que, junto ao seu alto rendimento, carrega economia assertiva e eficiência energética. A City Solar é indicada para projetos que visam soluções sustentáveis de iluminação pública solar em ciclovias, espaços urbanos, praças e parques. Sua vida útil é calculada em 50.000 horas.

Então, por meio das soluções inteligentes em iluminação pública da Novvalight, é possível pensar e planejar espaços e cidades com melhor desempenho e aproveitamento luminotécnico, com mais segurança e de maneira mais sustentável, proporcionando redução de gastos e desperdícios. 

Com uma ação consciente e coletiva, o risco de apagão e de ficarmos no escuro pode ficar cada vez mais distante. 

Agora, você já sabe. Entre em contato com nosso time de especialistas e tenha mais informações sobre as luminárias públicas da Novvalight! 

Até o próximo ;)

Fontes: CNN, Metrópoles, UOL, ONS , Extra