Indústria alimentícia: expansão na pandemia e as novidades em iluminação para acompanhar as demandas do mercado

Indústria alimentícia: expansão na pandemia e as novidades em iluminação para acompanhar as demandas do mercado

O notável e constante vaivém das motos de entrega. Talvez este tenha sido um dos únicos movimentos que não ficou suspenso durante o atravessamento da pandemia global causada pela Covid-19. Nesse meio tempo, o segmento alimentício e seus setores, como responsáveis por itens de primeira necessidade, cresceram e se diversificaram diante da nova realidade.

Assim, ocorreu a expansão da produção e da venda de alimentos, principalmente pelo sistema de delivery no último ano. Dessa forma, a indústria alimentícia deve estar bem estruturada para dar conta do recado e realizar, com qualidade, suas operações. Nesse ínterim, entre os fatores estruturais, está o sistema de iluminação. Um sistema que precisa ser planejado e dispor de tecnologia capaz de garantir produtividade e segurança.

O ritmo foi alterado e, mais do que nunca, a cadeia de produção do setor alimentício atua de forma ininterrupta. No entanto, mesmo com a velocidade em alta, a contaminação de comidas e bebidas deve ser, sempre, uma preocupação constante na indústria de alimentos. Mas qual a relação da produção de alimentos com os projetos luminotécnicos?

É para responder a esta e outras perguntas que preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e veja quais tecnologias em iluminação industrial podem garantir mais qualidade e segurança ao seu negócio. 

Expansão da indústria de alimentos e iluminação

Em primeiro lugar, vamos falar do momento de crescimento que passa a indústria alimentícia. Esta, por sua vez, já calejada em resistir às crises econômicas e que se reinventa dentro do novo normal. Se alimentar é uma necessidade básica para a manutenção da vida. 

Sem comida não há existência possível. Por isso, o setor de alimentos, ainda que diante dos impactos da pandemia, se manteve em pé e até cresceu no último ano. 

Em 2020, a indústria brasileira de alimentos e bebidas registrou crescimento de 12,8% em faturamento em relação a 2019. Os dados são de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Eles indicam que tal expansão atingiu R$ 789,2 bilhões, entre exportações e mercado interno. 

O resultado representa 10,6% do PIB nacional. O levantamento mostra ainda que, descontada a inflação do período, a indústria de alimentos teve um aumento de 3,3% nas vendas reais em 2020. Por outro lado, em relação à produção física (volume de produção), o setor cresceu 1,8% quando comparado a 2019. Os números positivos estão ligados ao aumento das vendas para o varejo, de 16,2%. Já das vendas para o mercado externo, de 11,4% no ano passado. 

Como podemos ver, a indústria de alimentos se encontra em expansão. Por isso, as perspectivas são ainda mais promissoras em razão do avanço na imunização contra a Covid-19 na população brasileira e a retomada gradual dos atendimentos presenciais em bares e restaurantes.

Delivery e as cozinhas fantasmas 

Simultaneamente, além do crescimento citado acima, outro fator mostra a expansão da produção e comercialização de alimentos durante a pandemia. É o surgimento e o aumento das cozinhas fantasmas – ou dark kitchen -, ​​que produz comida exclusivamente para entrega, sem salão para atendimento.

Com o sistema de delivery aquecido – só em 2019 o ramo teve um faturamento de cerca de R$ 15 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) -, 9% dos restaurantes brasileiros optaram por iniciar uma operação de dark kitchen entre julho e agosto de 2020, segundo um estudo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e da consultoria especializada em food service Galunion. 

Assim, com menos custos de pessoal e de manutenção e com mais pontos de produção na cidade, os estabelecimentos conseguem atender mais pessoas e fazer o negócio girar com mais dinamismo. 

No entanto, mesmo nesses espaços em que não há atendimento ao público direto, é fundamental que as regras sanitárias e as normas de funcionamento sejam seguidas, o que inclui, também, a capacidade, o nível de iluminância e os recursos disponíveis de iluminação. 

Mas qual o impacto de um projeto de iluminação na eficiência da produção e comercialização de alimentos? Respondemos logo a seguir. Siga com a gente.

Iluminação e garantia de qualidade nos setor alimentício 

Agora, vamos compreender a relação entre produção e comercialização de alimentos e projetos luminotécnico. Sendo assim, é preciso entender que o setor alimentício possui particularidades que exigem um ambiente e uma estrutura capazes de garantir a eficiência da produção e livres de focos de contaminação. 

Ao longo de toda cadeira produtiva da indústria de alimentos, uma iluminação de qualidade é fundamental para que os procedimentos sejam realizados com precisão, segurança e clareza

As luminárias precisam dispor de tecnologias capazes de atender a demanda minuciosa do setor – do preparo ao empacotamento do produto – e, ao mesmo tempo, precisam evitar a propagação de substâncias que possam contaminar os alimentos. 

Um projeto luminotécnico para o setor alimentício, então, deve cumprir com exigências específicas do ambiente, oferecer a luminosidade necessária para a prática segura das atividades e, assim, garantir a qualidade do produto, o bem-estar e a saúde dos colaboradores. 

Entre as especificidades no projeto luminotécnico do setor alimentício, temos as seguintes demandas:

  • ausência de vidro na composição;
  • resistência a impactos;
  • resistência à vibração;
  • baixo acúmulo de substâncias 
  • fácil higienização.

Para que a produção e comercialização de alimentos aconteça dentro dos níveis de qualidade exigidos no mercado, o tipo das luminárias e todo o sistema de iluminação devem estar dentro dos requisitos pré-estabelecidos. 

Normas Regulamentadoras e o bem-estar na indústria 

Nesse sentido, aqui vale destacar que há uma norma que trata da iluminação adequada para proporcionar um ambiente de conforto visual, visando o bem-estar, a segurança e a saúde dos colaboradores.

Estamos falando da Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia, que estabelece que todos os locais de trabalho possuam iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, que seja apropriada à atividade desempenhada, já que um ambiente iluminado de forma correta é capaz de evitar acidentes de trabalho, cansaço visual, fadiga e estresse

Nesse sentido, há ainda a NBR ISO/CIE, norma que especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para as pessoas envolvidas possam desempenhar as tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança

Por meio da prática das exigências em iluminação e por meio da implantação de tecnologias inteligentes em luminárias, é que a indústria pode atuar de forma mais eficaz e  responsável, reverberando segurança para toda a sociedade. 

Tecnologia para iluminação do setor alimentício 

Então, para atender às necessidades específicas da indústria de alimentos e oferecer soluções em iluminação que promovam a segurança, a produtividade e a redução do custo de energia, a Novvalight atua há mais de 20 anos na elaboração de estudos luminotécnicos personalizados.

Desenvolvemos e produzimos luminárias de alto desempenho e rendimento, características essenciais para impulsionar a competitividade das empresas brasileiras.  

Assim, para os ambientes industriais, nossas luminárias levam: 

  • eficiência energética;
  • produtividade;
  • segurança;
  • proteção;
  • baixa manutenção,
  • alta economia,
  • melhor payback,
  • sustentabilidade
  • mais fluxo luminoso com menos potência.

Vantagens no uso do LED no setor industrial: economia e eficiência elétrica 

O setor industrial é um dos que mais consome energia elétrica no Brasil. De acordo com a International Energy Agency (IEA), o setor industrial brasileiro foi identificado como o que consome cerca de 40% da energia elétrica gerada no país. 

Por isso, é um segmento que precisa de programas de eficiência energética capazes de garantir a produtividade, mas alinhada à economia e livre de desperdícios

Como solução para auxiliar nesse quesito, temos as luminárias voltadas ao setor alimentício com a tecnologia LED, que possui as seguintes vantagens:

  • Maior tempo de vida útil;  
  • Baixo consumo de energia;  
  • Não emite UV (Radiação Ultravioleta);  
  • Baixo custo de manutenção;  
  • Maior eficiência do que as fontes de luz tradicionais;  
  • Alta resistência mecânica;  
  • Menor geração de calor.

Além disso, as lâmpadas de LED têm benefícios ambientais que devem ser destacadas, principalmente, diante da necessidade urgente de um olhar e de um cuidado mais atentos ao espaço em que vivemos:

  • Ausência de mercúrio;  
  • Ausência de radiação IV (Radiação Infravermelha) ou UV(Radiação  Ultravioleta) na luz visível;
  • Baixo consumo de energia;  
  • Menor emissão de carbono.

Novvalight GO e luminária Innova: tecnologia em sintonia com a produção alimentícia 

Dentro de seu portfólio de luminárias industriais, a Novvalight possui o grupo de produtos Go, de qual faz parte a Innova, luminária hermética LED, fabricada no Brasil, indicada no processamento de alimentos, bebidas, situações em que a iluminação com grau de proteção IP69K é fundamental.

A tecnologia IP69K, exclusividade da Innova, está relacionada ao nível de proteção fornecido pela carcaça de equipamentos elétricos para a entrada de substâncias sólidas e líquidas. 

A partir desse nível de proteção, é possível identificar se um produto pode ser alocado em ambientes externos ou internos, se suporta variações de temperatura, umidade, ruído ou vapores.

Assim, para ambientes considerados críticos, como indústria alimentícia em geral, a Innova é a mais recomendada, graças à capacidade de resistência IP69K, que a permite suportar até 100 Bars, lavagem de até 50º de pressão e altas temperaturas

A luminária industrial Innova conta ainda com IP66, o que a torna recomendada para galpões, centros logísticos e de distribuição, já que possui o índice de proteção que oferece resistência ao gás e ao enxofre

Então, a Innova também é solução para os setores:

  • Têxtil
  • Madeira
  • Papeleira
  • Estacionamentos fechados
  • Armazéns de pneus

Benefícios da luminária hermética LED

Assim, a luminária Innova contribui para oferecer mais segurança e um ambiente de trabalho limpo, seguro e visualmente eficaz.

Com a proposta de reduzir custos diretos e indiretos associados não somente ao consumo de energia mas também à manutenção de ambientes críticos e de garantir a segurança do setor alimentício, a Innova é capaz de cumprir rigorosas exigências de limpeza e de iluminação constantes. 

Características da Innova 
  • Corpo (ou carcaça) em policarbonato, material resistente aos raios UV
  • Cabeceiras em policarbonato
  • Entrada de cabos com prensa cabo em tecnopolímero e IP69K 
  • Chassi em chapa de aço conformada e pintada
  • Vedação feita de silicone com capacidade de antienvelhecimento
  • Elementos de fixação externos de aço inoxidável
  • Fixação feita sobreposta, através de suportes em aço mola inoxidável
  • Pintura híbrida poliéster/epóxi na cor branco (chassi interno)
  • Presilhas de engate rápido
  • Dimensões (C x L x A): P – 585 x 50 x 58mm e M – 1160 x 50 x 58mm
  • Driver multipower programável, com vida útil de até 100 mil horas
  • Cinco anos de garantia
Grau de proteção

Ao longo de todo este artigo, reforçamos a necessidade e a importância da iluminação nos espaços industriais do setor alimentício. Não é à toa essa insistência, já que os projetos luminotécnicos desses ambientes vão reverberar diretamente na segurança e na proteção das pessoas e produtos. 

Portanto, vale destacar novamente que em ambientes industriais, a resistência do IP69K, em que a luminária hermética LED Innova se destaca, é fator capaz de suportar até 100 Bars de pressão e lavagem de até 50 graus de pressão, fatores importantes para ambientes considerados críticos, que demandam constantes procedimentos de higienização e manutenção de alta resistência. 

Sob o mesmo ponto de vista, outra questão que coloca a Innova como fundamental para um projeto luminotécnico seguro e eficiente dentro do setor alimentício é o fato de, ao ser exposta a temperaturas extremas, possuir a durabilidade da tecnologia LED.

Aplicações e exigências de iluminação atendidas para o segmento alimentício

A Innova é a potência e a resistência que um espaço crítico precisa. Ela é a luminária ideal para ambientes nos quais há manipulação de alimentos e que, como vimos acima, exigem extrema limpeza, robustez, elevada eficiência energética e segurança para realização das atividades humanas.

Quando se trata da indústria alimentícia, a Innova atende às exigências do setor, pois reúne características essenciais para o segmento, tais como o uso da tecnologia glass-free.

A ausência de vidro na composição da luminária impede o estilhaçamento e está entre os requisitos para a iluminação do setor de alimentos. Trata-se de um fator importante, pois evita acidentes e impede a contaminação do alimento que está sendo manuseado.

Além disso, por apresentar resistência a impactos, a Innova permite a limpeza com jatos e vapores e suporta vibração, baixas concentrações de agentes químicos, baixas temperaturas – como nas geladeiras frigoríficas – e mantém baixo ou nenhum acúmulo de sujeira.

Por isso, a Innova é a luminária hermética LED projetada pela Novvalight com superior e destacado desempenho, a favor da economia de energia das indústrias, que exigem durabilidade, payback e redução de riscos nos processos produtivos. Seu desenvolvimento é resultado da inteligência Novvalight no segmento luminotécnico.

Por fim, diante de todas as características que a Innova reúne em si, ela é, sem dúvidas, a solução durável em luminária hermética LED com o mais alto grau de proteção e eficácia que a indústria de alimentos exige.

Para ler: e-book gratuito para economizar energia e reduzir as manutenções nos espaços industriais com Innova 

Agora que você já conhece a importância, os benefícios e as vantagens de se escolher uma luminária específica para o setor alimentício, você pode baixar, sem custo, um micro e-book produzido pela equipe de especialistas da Novvalight.

Ao acessar o material, você poderá conhecer os principais recursos da Innova e verá como, de fato, trata-se da luminária hermética IP69K que você precisa para encarar a competitividade do mercado, ao mesmo tempo em que sua indústria economiza energia e reduz manutenções

Tenha em suas mãos a solução de iluminação hermética que faltava

Para ver: no Youtube, a Innova se apresenta com suas principais características e diferenciais mais relevantes do mercado 

Foram muitas as informações passadas aqui, não é mesmo? Elaboramos este artigo para que você possa se munir da melhor forma possível e fazer uma escolha consciente e assertiva diante das novas demandas do mercado alimentício. 

Se ficou interessado e quer ver como a Innova funciona, acesse nosso canal no YouTube e assista a um vídeo rápido

Para ficar ligado em nossas inovações e soluções em iluminação industrial se inscreva no canal e tenha conteúdos elaborados com dinamismo e praticidade.

Quer um atendimento personalizado? Então, entre em contato com nossa equipe

Nossos especialistas estão prontos para te atender e a Novvalight está em todos os canais para facilitar seu acesso, sanar as dúvidas de forma rápida e eficaz e responder às demandas com robustez e inteligência. 

Te esperamos! 

Até o próximo. 

Fontes: ABIA, ABRASEL,Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios ,UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: Melhores Práticas em economia de  energia em um setor industrial 

2023-03-01T11:10:04-03:0023/11/2021|Categories: Indústria alimentícia, Projeto luminotécnico|

Título

Ir ao Topo