Expansão e inovação em segurança. Certamente, o Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo. Para isso, conta com tecnologias avançadas. Elas garantem cada vez mais qualidade e responsabilidade não somente aos processos mas também aos produtos comercializados. Neste sentido, os recursos envolvidos na produção são aprimorados constantemente para gerar melhores resultados. A iluminação dos frigoríficos é parte desses recursos e contas com normas de segurança como um ponto fundamental para garantir a proteção dos trabalhadores. Além disso, agrega mais economia e eficiência ao setor alimentício.

Por isso, neste artigo vamos tratar da NR-36, norma do Ministério do Trabalho e Emprego. Ela “estabelece os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir, permanentemente, a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho”.

Decerto, conhecer a norma, suas principais disposições, e conhecer as soluções em iluminação para frigoríficos é indispensável para ter um ambiente de trabalho seguro e mais competitivo. Vamos lá?

O que é a NR-36 e qual sua importância?

Primeiramente, vamos entender o que é a NR-36 e qual sua importância. Trata-se da norma regulamentadora para Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados. Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, em 18 de abril de 2013 entrou em vigor. Até hoje, ela segue em vigência.

Acima de tudo, o principal objetivo da norma é garantir melhores condições de trabalho aos trabalhadores e trabalhadoras do setor específico de frigoríficos. Entre os requisitos abordados pelo texto da NR-36, temos:

  • Mobiliário e postos de trabalho 
  • Estrados, passarelas e plataformas 
  • Manuseio de produtos 
  • Levantamento e transporte de produtos e cargas 
  • Recepção e descarga de animais 
  • Máquinas 
  • Equipamentos e ferramentas
  • Organização das atividades 
  • Condições ambientais de trabalho 
  • Equipamentos de proteção individual – EPI e Vestimentas de Trabalho
  • Gerenciamento dos riscos 3
  • Programas de Prevenção dos Riscos Ambientais e de Controle Médico de Saúde Ocupacional 
  • Organização temporal do trabalho
  • Análise Ergonômica do Trabalho 
  • Informações e Treinamentos em Segurança e Saúde no Trabalho

Nesse ínterim, vale destaque para o item 36.2.4. O item trata do trabalho manual sentado ou em pé. Nesses casos, as bancadas, esteiras, mesas ou máquinas devem proporcionar condições de boa postura, visualização e operação. Ou seja, podemos ver a questão da iluminação adequada ser um ponto importante. Além disso, a NR-36 também faz referências à NR-17 atualizada, norma da ergonomia, que fala das condições e do conforto visual dos operadores.  

Importância da NR-36

Sobretudo, a norma regulamentadora 36 existe para indicar as melhores práticas em ambientes críticos, como os frigoríficos. Dessa forma, reflete em melhores condições de trabalho e redução de acidentes. 

Só para ilustrar, segundo as estatísticas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais armazenadas no Ministério da Previdência Social, somente em 2011, antes da vigência da NR-36, foram registrados 19.453 acidentes e 32 óbitos em frigoríficos.

Em relação aos acidentes de trabalho de modo geral, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, somente em 2018, foram registradas, no Brasil, 623,8 mil notificações de acidentes de trabalho (CAT). O número de óbitos contabilizados por consequência de acidentes de trabalho, no Brasil, no mesmo ano foi de dois mil. 

Por isso, a norma regulamentadora 36 é umas das disposições presentes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, como dissemos, tem como objetivo central garantir segurança nos locais de trabalho e prevenir o adoecimento dos trabalhadores e das trabalhadoras em frigoríficos. 

O mercado frigorífico e sua importância para o País 

Em seguida, agora que conhecemos a NR-36 e sabemos da sua importância, vamos ao cenário atual da indústria frigorífica. O Brasil é um dos principais exportadores de carne bovina do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, foram abatidos 29.265 milhões de bovinos, representando aumento de 4,3% em relação ao ano anterior. 

O abate de aves também teve elevação de 4,5% na produção com relação à 2009, com 4.988 bilhões de unidades. Outro aumento foi do abate de suínos, que cresceu 5,1% em relação ao ano anterior, com 32.510 milhões de unidades abatidas. 

Em 2010, o Brasil registrou exportações recordes no setor agropecuário com 76,4 bilhões de dólares, em comparação com 2009 (64,7 bilhões de dólares), cujo valor é 18% maior e supera em 4,6 bilhões de dólares os 71,8 bilhões de dólares registrados em 2008, até então o melhor ano para as vendas externas do agronegócio, segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. 

Posteriormente, no ano de 2015, o Brasil alcançou a marca de país com o maior rebanho (209 milhões de cabeças) e o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano). Além disso, também alcançou o lugar como segundo maior exportador (1,9 milhões toneladas) de carne bovina do mundo, tendo abatido mais de 39 milhões de cabeças. O parque industrial para processamento tem capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia.

A indústria brasileira de carne, hoje

Em um cenário mais recente, agora em 2022, as exportações de carne bovina brasileira aumentaram 32,2% nos primeiros cinco dias de janeiro em relação ao mesmo período de 2021, passando de 5,4 mil toneladas por dia para 7,1 mil toneladas por dia. 

Assim, fica evidente a importância desse setor para a economia nacional. Garantir a segurança e a qualidade das condições de trabalho aos mais de 750 mil empregados na indústria frigorífica ao longo dos processos de abate, espostejamento, manipulação, armazenamento e transporte dos produtos de origem animal é fundamental para que a expansão siga acontecendo. 

Novvalight: luminárias resistentes e projetos inteligentes para frigoríficos

Para atender às demandas e às altas exigências de segurança do setor de frigoríficos, a Novvalight possui luminárias herméticas capazes de suportar altas temperaturas, resistentes à quebra, sem vidro na composição e que são certificadas e alinhadas às dores da indústria frigorífica. 

Em outras palavras, tratam-se de soluções em iluminação inteligentes, com tecnologia que chegam para somar e contribuir na melhoria dos processos de abate, passando pelo espostejamento, até a manipulação dos alimentos. 

Além disso, as luminárias certificadas colaboram para a eficiência da produção e para prevenção de acidentes. Veja só quais as preocupações e requisitos que a Novvalight atende:

  • Exigências em nível global ou compulsórias atendidas
  • Mapeamento para otimização de processos
  • Conformidade com as normativas e com os níveis internos de qualidade
  • Níveis e requerimentos de controle em todo processo de industrialização
  • Abate e beneficiamento
  • Industrialização de subprodutos carnáceos
  • Estocagem e conservação dos produtos e ambientes.

Sabemos que o controle sobre a higienização e sanitização das áreas classificadas como críticas, como é o caso dos frigoríficos, gera efeitos colaterais ao ambiente. Neste sentido, muitas vezes, a iluminação do espaço é encarado como um problema “sem solução”, em razão da falta de oferta de produtos adequados no mercado nacional. 

A Novvalight, no entanto, é parceira da indústria frigorífica e oferece produtos certificados, dentro das classificações IP pelas normas NBR IEC 60529 e DIN 40050-9, e também adequados às aplicações exigidas pelos regulamentos sanitários, capazes de atenuar ou até mesmo eliminar os efeitos colaterais do PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional) e do PSO (Programa de Segurança Operacional), além de otimizar os fluxos operacionais dentro das áreas classificadas.

Dessa forma, a Novvalight, por meio das luminárias herméticas da Família Innova, entrega:

  • redução do desgaste mecânico, por conta da utilização de materiais avançados e inertes;
  • geometria que não permite formação de crostas e acúmulo de resíduos;
  • grau de Proteção IP69K para áreas de alto padrão de higienização e sanitização – como frigoríficos -, com garantia de 5 anos que garante zero manutenção;
  • alta eficiência luminosa, entregando mais luz onde realmente é preciso e vida útil prolongada (>60.000 horas);
  • funcionamento projetado para ambientes de grande amplitude térmica (-25°c a 50°C) e capaz de suportar as variações bruscas de temperatura durante os procedimentos de higienização e sanitização (-40°C a 85°C).

Fazem parte dos lançamentos da Família Innova, as luminárias:

  • Silver: IP66 e 3 anos de garantia
  • Black: IP69k e 5 anos de garantia
  • Red: inteligente, com IP66 e 3 anos de garantia. 

Vale lembrar que o IP significa o Índice de Proteção para equipamentos elétricos, eletrônicos e eletromecânicos e indica os níveis de proteção contra entrada de corpos estranhos e água.

Por fim, ressaltamos que os modelos da Innova são ideais para situações TGVP (à prova de tempo, gases, vapores e pós) e ambientes com desinfecções constantes. Além disso, permitem controle de fluxo luminoso e redução de consumo para economia de energia e sustentabilidade dentro da indústria.

Então, agora que você conhece as soluções Novvalinght para iluminação de frigoríficos de acordo com as normas regulamentadoras de segurança, marque uma conversa com nosso especialista que entende as necessidades do segmento alimentício. 

Até o próximo! 

Fontes: SINAIT, CUT, CNN Brasil, Embrapa, Scielo