A premissa é se adequar às normas da CBF, prezar pelos projetores com ganhos de eficiência, facilidade e redução de custos de manutenção e projeção calculada sem impactos negativos no meio ambiente, com a sobrecarga de poluição luminosa e consumo excessivo de energia

O tradicional estádio Brinco de Ouro do Guarani, Campinas, está passando por uma série de melhorias para se adequar às normas da Confederação Brasileira de Futebol e critérios da Conmebol, como manutenção de gramados, estrutura e iluminação, sendo a última etapa realizada pela nova patrocinadora do Bugre, a brasileira Novvalight, fabricante de luminárias industriais.

“Com o novo projeto, haverá uma redução de consumo de energia elétrica pela metade, além do acréscimo dos níveis de iluminamento em até 10 vezes do que o atual, que não prioriza a tecnologia LED. Também modernizamos a instalação dos circuitos e cabeamentos, prezando pela proteção e custos de manutenção, o que aumenta a vida útil dos produtos e, consequentemente, impacta na sustentabilidade como um todo”, explica o CEO da Novvalight, Roberto Payaro.

De acordo com Payaro, a adequação aos padrões da CBF reflete não só no ganho de eficiência energética.

“Nossos produtos são projetados com tecnologia nacional, criados para elevar a produtividade de toda a operação. É uma grande satisfação poder oferecer soluções que atendam demandas específicas como as dos estádios. Por isso, instalaremos os 112 projetores Everled G3 em torno de todo o campo, que permitem ganhos para todos os envolvidos na partida, melhorando inclusive a transmissão televisiva, devido ao seu fiel índice de reprodução de cor”.

A instalação da nova iluminação com o refletor led para campo de futebol Everled G3 garantirá eficiência de até 140 lm/W e um fluxo luminoso de até 150.400 lm por projetor; possibilidade de programação de horários de acendimento e redução de potência, diminuindo o consumo; Temperaturas nominais de 35°C/50°C/70°C de maneira contínua, otimizado para as mais diversas demandas esportivas e industriais; e TLCI-Índice de Coerência da iluminação televisionada, que mede a capacidade de reprodução das cores analisadas por meios televisionados.

Sustentabilidade

Projetos luminotécnicos são fundamentais para o meio ambiente, pois contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a eficiência energética pode evitar 40% do aumento das emissões globais até 2040, além de gerar benefícios econômicos e sociais. 

Ao desenvolver o projeto do Guarani, Campinas ganhará um estádio com iluminação padrão fifa, projeto no qual a Novvalight teve a premissa em prezar pelos projetores para a iluminação do campo com ganhos de eficiência, facilidade de manutenção e projeção calculada sem impactos negativos no meio ambiente. Um dos benefícios do refletor led para campo de futebol Everled G3 foi a redução do tempo de acendimento e desligamento dos projetores, o que diminui o consumo diante da iluminação convencional, que tem que ligar pelo menos 1 hora antes do uso.

“De fato, a tecnologia LED permite fazer isso de maneira muito mais curta e, se tem queda de energia, é possível ter esse reacendimento instantâneo. Antes demorava pelo menos uns 15 minutos”, complementa o engenheiro da companhia, Filippo Centemero.

Outro fator importante é a poluição luminosa. Um levantamento feito pelo IDA – International Dark-Sky Association, aponta que a cada ano aumenta em 2% a poluição luminosa.

“Por causa de uma iluminação ineficiente, seres como morcegos, borboletas e pássaros em geral são atraídos para as superfícies terrestres fora da época, o que impede o desenvolvimento natural dos seus ciclos e ações predatórias. Assim, a iluminação incorreta também prejudica as árvores, que tem quedas de folhas antes do tempo. Outro agravante está no céu – satélites medem a luz que escapa da atmosfera e os impactos causados na visualização de planetas e estrelas. É fundamental que tomemos medidas reais em relação ao uso de projetores e lâmpadas com soluções eficientes para o meio ambiente’, alerta Centemero.

Novvalight e Brinco de Ouro do Guarani em Campinas

Além de realizar a melhoria luminotécnica do estádio Brinco de Ouro do Guarani, em Campinas, as duas instituições firmaram um contrato publicitário que garante a marca da fabricante no topo da camisa dos jogadores, nos backdrops de entrevistas, entre outros benefícios que certamente agradam a empresa Novvalight.

“Essa parceria nos traz inúmeros benefícios, principalmente aos torcedores e frequentadores do Brinco de Ouro. A iluminação precisava de melhorias e com a chegada da Novvalight terá excelência. Fico feliz com a concretização dessa parceria”, exaltou André Marconatto, presidente do Guarani Futebol Clube

Everled G3 – Sport Light

Cinco anos de garantia; IP66; IK08 e IEC – EN60598;

Tensão 120-277 V / 277-440 V;

Controle 1-10V / DALI / DMX fluxo luminoso útil até 150.400 lm;

Eficiência até 140 lm/W;

Flicker factor <2%;

Temp. de cor/IRC 5700 K / IRC 70-90 (TLCI);

Manut. de fluxo L95>102.000h.

Everled G3 e benefícios técnicos para Brinco de Ouro, estádio do Guarani, Campinas

  • Aletas multidirecionais dimensionadas para propagar o ar ao longo de toda a carcaça, otimizando a transferência de calor entre ambiente e carcaça, garantindo que os componentes trabalhem em temperaturas ótimas;
  • Carcaça em alumínio com baixo teor de cobre, injetado sob pressão;
  • Pintura pó, aplicada por processo eletrostático, resistente a corrosão (ISO: 9227-2017);
  • Vidro extra claro temperado de 4,0mm de espessura fixado por presilhas em aço inoxidável;
  • Future-proof (componentes substituíveis);
  • Borracha de vedação em silicone antienvelhecimento;
  • Parafusos externos em aço inoxidável;
  • Dotado de goniômetro para garantir apontamentos precisos de 25° até 75°;
  • Alça de fixação em aço galvanizado;
  • Disponível em versões com driver a bordo ou remoto para otimização de instalação e manutenção;
  • Possibilidade de programação de horários de acendimento e redução de potência, de fábrica, buscando otimização de funcionamento e redução de consumo;
  • Composta por drivers programáveis, de fábrica, que possibilitam a parametrização de potencias variadas;
  • Parametrizável com CLO (Constant light output), de fábrica, para proporcionar um incremento de corrente ao longo da vida útil do produto garantindo um fluxo luminoso constante;
  • Dimensionado para trabalhar em temperaturas nominais de 35°C/50°C/70°C de maneira continua, otimizado para as mais diversas demandas esportivas e industriais.

Baixe o Guia Digital Everled G3 e saiba mais sobre o refletor esportivo da Novvalight. 

Até o próximo!